Os EUA votam contra o neoliberalismo – Gianni Carta

Não foi uma vitória histórica como aquela de 2008. No entanto, a reeleição de Barack Obama, em plena crise econômica, representa a escolha da igualdade social para todos os cidadãos perante a Constituição. Por tabela, foi derrotada a pior face do conservadorismo norte-americano encarnado por Mitt Romney.

Romney, aliado do Tea Party e de outras legendas de ultradireita a impor seus credos antiliberais no povo, teria disseminado o egoísmo ultraliberal. Seria difícil confiar em um presidente com contas em paraísos fiscais como o faz Romney. Continuar lendo

Lista dos deputados federais do Paraná que votaram CONTRA 100% dos royalties do petróleo para educação

Aloizio Mercadante, Ministro da Educação do governo da presidenta Dilma Rousseff, é favorável aos 100% dos royalties do petróleo para educação

Os deputados federais do Paraná abaixo votaram a favor de um texto do Senado e não de um substitutivo do deputado Zaratini, que prevê 100% dos royalties do petróleo para educação. Veja quem deu um não à educação. Vão entrar na Lista Proibida do Blog do Tarso para 2014!

Abelardo Lupion (DEMO)

Luiz Carlos Setim (DEMO)

Fernando Francischini (PEN)

Dilceu Sperafico (PP)

Nelson Meurer (PP)

Sandro Alex (PPS)

Leopoldo Meyer (PSB)

Nelson Padovani (PSC)

Professor Sérgio de Oliveira (PSC)

Takayama (PSC)

Eduardo Sciarra (PSD)

Reinhold Stephanes (PSD)

Alfredo Kaefer (PSDB)

Alex Canziani (PTB)

Rosane Ferreira (PV)

Pergunta do dia: Alvaro Dias vai Dilmar?

Livro “Contrato, Globalização e Lex Mercatoria”, de Frederico Glitz, para download gratuito

Acabou de ser lançado o livro “Contrato, Globalização e Lex Mercatoria”, do professor da Universidade Positivo, Frederico E. Z. Glitz, pela editora Clássica. Aborda a internacionalização do contrato, o papel do costume na formação das obrigações contratuais, passando pela análise dos Incoterms, Princípios Unidroit e da Convenção de Viena (CISG). Disponível em formato eletrônico (pdf e em breve epub), em breve estará disponível também em inglês e espanhol e está disponível para download gratuito pelo link: http://www.editoraclassica.com.br/novo/ebooksconteudo/pdf2.pdf.

A dosimetria da ditadura e o mensalão – Paulo Moreira Leite

Coluna Vamos Combinar, da Revista Época

Se você já viu pessoas preocupadas com o tamanho das penas do mensalão, é bom prestar atenção numa coisa.

Tanto Dirceu como Genoíno já foram presos durante a ditadura militar. Eram considerados perigosíssimos por um regime que não respeitava as liberdades nem os direitos fundamentais.

Nenhum cumpriu pena semelhante às que podem receber agora, nesta semana em que o STF volta a definir as penas dos réus do mensalão.

Temos réus, como Marcos Valério, condenados a 40 anos. Um de seus sócios, Ramon Hollerbach, já chegou a 14 anos. Não sabemos até onde isso vai chegar.

(Francamente: nem Suzana Richthofen, que matou o pai e a mãe e fugiu com o namorado para o motel pegou pena tão larga. Nem o Nardoni, condenado por jogar a filha da janela do sexto andar.) Continuar lendo

As raízes do golpismo da direita brasileira

Por Emir Sader

Até 1930 a direita brasileira dispunha a seu bel prazer do Estado, colocava-o totalmente a serviço dos interesses primário-exportadores, desconhecendo as necessidades das classes populares. Getúlio fez a brusca transição de um presidente – Washington Luiz, carioca adotado pela elite paulista, como FHC – que afirmava que “Questão social é questão de polícia”, para o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores pelo Estado.

Com o surgimento da primeira grande corrente de caráter popular, a direita passou a ficar acuada. A democratização econômica e social foi seguida da democratização politica, com o processo eleitoral consagrando as candidaturas com apoio popular, Sucessivamente, em 1945, 1950, 1955, a direita foi derrotada e acostumou-se a bater na porta dos quarteis, pedindo golpe militar.

Continuar lendo

Republicanos X Democratas

Gustavo Fruet e Luciano Ducci se encontram na primeira reunião de transição

O prefeito Luciano Ducci (PSB), derrotado no primeiro turno, e o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT). Fotos: Everson Bressan

Gustavo Fruet, prefeito eleito de Curitiba, encontrou-se com o atual prefeito da cidade, Luciano Ducci, na manhã desta terça-feira (6), na prefeitura da capital. “Agradeço ao prefeito Ducci pela recepção e pela pronta manifestação de apoio à transição de governo. Esta visita marca um gesto nosso de maturidade e de pensamento em um projeto maior, que é futuro da cidade”, afirmou Fruet em entrevista coletiva após o encontro.

O futuro prefeito e o atual conversaram por cerca de 50 minutos sobre a transição de governo, incluindo temas como orçamento, obras, recursos humanos, convênios, ações e projetos de médio e longo prazo que a atual administração irá deixar para a cidade. “Falamos também sobre questões específicas muito importantes, como o PAC da Copa, o projeto do metrô de Curitiba e o subsídio do governo estadual ao transporte coletivo da cidade”, confirmou Fruet, que indicou o professor Fábio Scatolin, organizador do seu plano de governo, como chefe da sua equipe de transição. Do lado do atual governo, quem comandará a transição será o secretário municipal de Planejamento, Homero Giacomini.

“Devemos ter uma transição muito tranquila. Vamos apresentar as obras e projetos que estão sendo realizados, as receitas financeiras disponíveis. Torço para que Curitiba continue sendo referência no Brasil e no mundo e desejo sucesso ao prefeito Fruet em sua gestão, para que ele possa cumprir seus compromissos de campanha”, declarou Ducci, que afirmou que a cidade não tem problemas de dívidas ou de fluxo de caixa. Segundo ele, o relatório geral de sua gestão deverá ser finalizado até o dia 3 de dezembro.

Fruet afirmou que uma eleição de mudança não significa ruptura nos rumos da cidade. “Vamos reconhecer os avanços de Curitiba e implantaremos nossos projetos com muita capacidade de diálogo em nossa administração”, revelou. O futuro prefeito da capital paranaense confirmou que irá anunciar seu secretariado em dezembro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alvaro Dias diz que PSDB/PR e governo Beto Richa são promíscuos e balcão de negócios

Segundo a Gazeta do Povo de hoje, o senador Alvaro Dias (PSDB) disse que o PSDB do Paraná e o governo Beto Richa (PSDB) viraram um “balcão de negócios”, contra tudo o que ele combate em Brasília, no Senado Federal:

“Eu não posso combater o modelo promíscuo que tem se instalado em Brasília, que é o balcão de negócios para governar, e que foi transplantado para o Paraná.”

Alvaro disse que o governo Beto Richa, após as eleições de 2010, cooptou todos os partidos, o que significou o loteamento do governo:

“Isso aumenta a base de apoio, limita a oposição, e reduz a fiscalização e a crítica. Se gasta em publicidade para passar imagem irreal do governo e quem paga é a população. (…) É esse é o modelo adotado no Paraná que eu não posso compactuar.”

Hoje os estadunidenses vão reeleger o cara que acha Lula “o cara” e “o político mais popular da Terra”

Do democrata Barack Obama para o petista Lula em uma roda de líderes mundiais, na reunião do G20, em Londres:

“Esse é o cara! Eu adoro esse cara!”

“Esse é o político mais popular da Terra”

“É porque ele é boa pinta”

 

Gustavo Fruet e Luciano Ducci: juntos… só amanhã

O prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) e o atual prefeito derrotado nas eleições ainda no primeiro turno, Luciano Ducci (PSB), se encontram, na manhã desta terça-feira (6), na primeira reunião para tratar da transição.

Fruet estará acompanhado do coordenador da equipe de transição, professor Fábio Scatolin.

Gustavo atenderá a imprensa ao final do encontro, por volta das 11h45, no Gabinete do Prefeito Ducci.

Uma coisa é certa: veja a lista dos que não serão os secretários de Gustavo Fruet.

Gustavo Fruet diz que todos seus secretários serão de sua confiança, anunciados em dezembro

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que se elegeu em aliança com o PT e PV, acabou de participar de uma entrevista na Rede Mercosul, Canal 21, no Jornal Mercosul. Disse que todos seus secretários serão de sua confiança, e mesmo os indicados pelo PT e PV devem ter competência técnica e confiança política.

Disse também que seus secretários deverão trabalhar em conjunto com os servidores públicos da prefeitura de Curitiba.

Gustavo disse que divulgará a lista de secretários apenas em dezembro, e não quis antecipar nem os nomes praticamente certos como o de sua irmã, Eleonora Fruet, para a secretaria de educação, e da sua vice, a advogada Mirian Gonçalves (PT), que têm tanto a capacidade técnica como a confiança política.

Veja a lista divulgada pelo Blog do Tarso dos nomes que não serão secretários nem diretores-presidentes de entidades da gestão Gustavo Fruet, clique aqui.

Por fim, Gustavo confirmou que irá a posse em 1º de janeiro de 2013 de bicicleta.

Beto Richa quer acabar com o software livre na Administração Pública do Paraná

Neoliberais estão vendendo o Paraná

Lei Estadual 14.058/2003, da época do governador Roberto Requião (PMDB), determina que a Administração Pública do Paraná utilizará, preferencialmente, programas abertos de computador e softwares livres.

Ou seja, nada de rios de dinheiro para a Microsoft e outras empresas estrangeiras, quando é possível desenvolver software livre no Brasil e de forma aberta e colaborativa. O que também é mais barato.

O governador Beto Richa (PSDB), que está terceirizando/privatizando os serviços, as atividades-fim, da Companhia de Informática do Paraná – Celepar, e está precarizando a empresa, agora quer dar o tiro de morte contra a tecnologia de cooperação.

Carlos Alberto Richa encaminhou para a Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 494/2012 (clique aqui), que dispõe sobre o Sistema Estadual de Informação e cria o Conselho Estadual de Tecnologia de Informação e Comunicação e o Programa Estadual de Informação Integrada.

O PL, além de deixar às claras a intenção de privatização de serviços (art. 5º, II), ainda deixa de forma expressa no parágrafo 4º do art. 5º que “no cumprimento de suas competências, o CETIC-PR poderá deliberar sobre a utilização e adoção de qualquer recurso de TIC disponível no mercado, independentemente do regime de licenciamento, podendo ser livre ou proprietário, fundamentada a opção em motivos de conveniência e oportunidade administrativa”.

Ou seja, vai acabar a política implementada por Requião de cooperação, de priorização ao software livre e à mão-de-obra do Paraná e do Brasil.

Ganhará os interesses da Microsoft e das grandes empresas de softwares proprietários, que recebem milhões com as licenças de uso. O que poderia ser utilizado de graça pala Administração Pública paranaense, apenas com o custo de mão-de-obra de profissionais do Paraná, será pago a peso de ouro pelo governo Beto Richa, que tem por trás dessas propostas neoliberais o Secretário de Planejamento e presidente do Conselho de Administração da Celepar, Cassio Taniguchi, e os neoliberais diretores e assessores da Celepar.

Beto Richa: mande embora os assessores comissionados da Celepar que não sabem o que estão fazendo lá, pare as  privatizações de serviços que deveriam ser realizados por servidores concursados e desista do PL 494/2012. Não desmonte a Celepar. Chega de privatização! Fora neoliberalismo! O ano de 2014 está chegando, sua hora vai chegar!

Hino do Corinthians em japonês!

Desindustrialização no Paraná: Beto Richa perde BMW e Nissan

Em menos de um ano o governo Beto Richa perdeu duas montadoras de automóveis importados para outros estados, o que mostra uma inabilidade e um rumo a desindustrialização do estado do Paraná.

O Paraná poderia ter recebido a primeira fábrica da montadora alemã BMW no Brasil, mas a fábrica será instalada em Araquari, Santa Catarina, que vai receber um investimento de R$ 1 bilhão. Na primeira etapa devem ser gerados 1,5 mil empregos diretos e a fábrica produzirá três modelos: Sedan Série 3, Hatch Série 1 e X1 Crossover. No 1° semestre de 2012 o governador Beto Richa cogitou a vinda da BMW para o estado.

Se não bastasse isso, a Nissan acabou de anunciar que vai abandonar o Paraná e vai instalar sua montadora no Rio de Janeiro. A fábrica da montadora será em Resende e será inaugurada em janeiro de 2014, ao custo de R$ 2,6 bilhões.

Perguntas para Beto Richa: incompetência, ou vossa excelência preferiria a fábrica da Ferrari no Paraná?

Ferrari pilotada por Beto Richa em sua terra natal, Londrina

Regina Duarte: “tenho encantamento por Dilma”!

Entrevista da atriz global Regina Duarte para Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo de hoje:

DILMA

“Nossa, eu tenho encantamento por ela, desde o início, sabe? Na política internacional, me impressionou muito como ela entrou firme defendendo umas coisas legais. Tem uma frase dela de que eu gosto: o controle da mídia é o controle remoto. É uma postura democrática que tem que ser louvada. E dá uma coisa bacana, a gente fica orgulhosa de ter uma mulher ali.”

Charge: Marx e o futebol

Coincidência: Beto Richa está em Xangai, onde hoje tem corrida de carros esportivos WTCC

Pegou mal para o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), a possibilidade dele viajar para o oriente médio especialmente para a corrida de Formula 1 que está ocorrendo neste momento em Abu Dhabi.

Ele não foi, chega em Dubai apenas hoje à noite. Não sei se desmarcou por pressão dos paranaenses, ou se ele já queria ficar na China no domingo.

Segundo Celso Nascimento da Gazeta do Povo, Beto tem o dia livre hoje em Xangai na China. E, pasmem, hoje tem corrida do WTCC em Xangai, China. Uma corrida de ferraris, porches, carros do gosto do governador.

A pergunta que não quer calar: foi coincidência? Teria trocado o governador a popular Formula 1 pelo elitizado WTCC?

 

Sepulveda Pertence, ex-presidente do STF, dá nota 8 para Lula e Dilma

 

Veja a entrevista que ele concedeu à Folha de S. Paulo, clique aqui.

 

Globo: Gleisi e Fruet subiram, Beto Richa desceu nas eleições 2012

O site G1/Globo, divulgado por Esmael Morais, apresentou a posição de professores e de seus jornalistas sobre quem subiu e que desceu nas eleições de 2012.

César Romero Jacob: Lula, PT e PSDB subiram, José Serra desceu.

Cristina Lôbo: Lula e Eduardo Campos subiram e Lula desceu.

Luiz Werneck Vianna: PT, PSDB e Eduardo Campos subiram, e Beto Richa e Serra desceram.

Gerson Camarotti: Lula, Aécio, Eduardo Campos e Gleisi Hoffmann subiram, Lula, Serra e Beto Richa desceram.

Marco Aurélio Nogueira: Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos subiram, Serra desceu.

Merval Pereira: Eduardo Campos, Lula e Aécio subiram, Lula e Serra desceram.

Milton Lahuerte: Aécio Neves, Eduardo Campos e Gustavo Fruet subiram, Serra e Beto Richa desceram.

Renata Lo Prete: Dilma, Lula, Aécio Neves e Fruet subiram, Serra e Geraldo Alckmin desceram.

Não há qualquer razão para que Aécio Neves tenha subido, já que foi o PT, e não o PSDB, o partido mais votado em Minas Gerais. Esta certo que como Serra se enfraqueceu muito, acaba sobrando espaço para Aécio. Mas ele não pode ser considerado um vencedor.

E é um absurdo que alguém tenha dito que Lula está em baixa, já que o PT foi o campeão de votos no Brasil em 2012. O PT também foi o vencedor de votos no nordeste, onde se diz que Eduardo Campos é forte.