Eduardo Campos privatizou o saneamento via PPP

dsc_174720governador20eduardo20campos20e20primeira20dama20renata20campos

O governo Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, celebrou na semana passada, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), um contrato de Parceria Público Privada – PPP no valor de R$ 4,5 bilhões em saneamento básico. Foi com um consórcio formado pelas empresas Foz do Brasil, do Grupo Odebrecht e Lidermac Construções.

É a maior privatização via PPP do Brasil em todos os tempos.

O consórcio privado investirá (provavelmente com dinheiro do BNDES) R$ 3,5 bilhões, e por 35 anos ficará com o dinheiro da tarifa de esgoto da população.

PPP é a garantia de lucro para empresas privadas.

Eduardo Campos quer ser presidente do Brasil. Vai tentar em 2014 ou 2018.

Prefeito Requião foi o primeiro a implementar a figura do Ombudsman (Ouvidor) no Brasil

Captura de Tela 2013-02-20 às 00.02.48

Em aula magna proferida hoje na Universidade Positivo, o Prof. Dr. Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes (Direito da UFPR) informou que ajudou a criar durante o governo do primeiro prefeito de Curitiba eleito após a redemocatização no país, Roberto Requião (PMDB), a figura do Ombudsman, do ouvidor público.

Curitiba foi a primeira cidade do país a implementar o Ouvidor

Especialização em Direito Administrativo na Universidade Positivo

positivo_030309

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Direito Administrativo da Universidade Positivo. O curso é coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Borges Mânica e farei parte do corpo docente.

As outras especializações em Direito da UP são:

 Clique aqui para maiores informações e inscrições, ou fone 3250-3737.

Partiu Gato Preto?

Trabalhadores do ICI colocam a culpa na ponte

ICI, que se utiliza de prédio da prefeitura de Curitiba, do antigo CPD. Foto de Tarso Cabral Violin

Sou solidário aos trabalhadores do ICI – Instituto Curitiba de Informática, assim como sou solidário a todos os trabalhadores do mundo, sejam servidores públicos ou não.

Isso eu demonstro e demonstrei na minha atuação como ex-diretor jurídico da Companhia de Informática do Paraná – Celepar, como ex-chefe da Assessoria Jurídica do antigo Instituto de Ação Social do Paraná, como ex-assessor jurídico da antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP e dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e da Adolescência, da Assistência Social, dos Direitos do Idoso e da Segurança Alimentar e Nutricional, como consultor jurídico para a Administração Pública, como advogado, como professor de Direito Administrativo e estudioso das terceirizações e privatizações. Inclusive meu mestrado em Direito do Estado na UFPR foi sobre as organizações sociais (o ICI é uma OS) Uma análise crítica do ideário do “Terceiro Setor” no contexto neoliberal e as Parcerias entre a Administração Pública e Sociedade Civil Organizada no Brasil, que virou o livro Terceiro Setor e as Parcerias com a Administração Pública: uma análise crítica (Fórum, 2ª ed., 2010).

Alguns trabalhadores do ICI ficaram magoados com o posto do Blog do Tarso Presidente do ICI fez empréstimo em seu nome para pagar trabalhadores. Milionário?.

Estão nervosos, com razão, com risco de perderem seus empregos ou ficarem com seus salários atrasados. Parece que consideram o atual presidente do ICI um heroi, por ele ter feito um empréstimo em seu nome para o pagamento dos salários dos trabalhadores.

Colocar a culpa dessa situação trágica no Blog do Tarso, nos críticos ao modelo de privatização via organizações sociais – OS, ou mesmo na atuação gestão da prefeitura é um erro crasso.

É a mesma coisa do que colocar a culpa na ponte pela ocorrência de um suicídio de alguém que se joga dela.

O ICI é inconstitucional. A privatização do antigo CPD via ICI é inconstitucional, ilegal e imoral. A realização da privatização realizada pelo ex-prefeito Cassio Taniguchi e mantida pelos ex-prefeitos Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB) é um absurdo.

O modelo neoliberal-gerencial das OS é um modelo de precarização da Administração Pública, uma modelo de maior exploração do trabalhador de tecnologia da informação e comunicação – TIC, é um modelo que combato desde os anos de 1997 e 1998, quando Taniguchi aqui e FHC lá, implementaram o abominável modelo, com o intuito de fuga das licitações e do concurso público, fuga do controle social e do Tribunal de Contas, de precarização e exploração do trabalhador.

Os trabalhadores atuais do ICI não foram contratados por concurso público. Se fosse o antigo Centro de Processamento de Dados, todos seriam concursados. O ICI não faz licitação, e recebe milhões da prefeitura sem ter vencido uma licitação. O STF está prestes a entender que o modelo é inconstitucional.

Não entendem os trabalhadores do ICI que se tivessem passado por concurso público e fossem servidores não estariam passando pelo que passam nesse momento?

Culpados? Os ex-prefeitos citados e os ex-diretores e atuais diretores do ICI, que foram silentes e mantiveram o absurdo.

E agora o atual presidente quer sair como heroi? E os trabalhadores do ICI acreditam nisso? Abram os olhos!

Quem sempre lutou e continua lutando pela existência de uma entidade estatal responsável pela TIC da prefeitura de Curitiba, e quem na gestão de Gustavo Fruet (PDT) quer resolver os absursos do ICI de todos esses anos é que são os mocinhos nessa história… Quem são os bandidos?

Tarso Cabral Violin – autor do Blog do Tarso, advogado e professor de Direito Administrativo

Presidente do ICI fez empréstimo em seu nome para pagar trabalhadores. Milionário?

Charge sobre a falta de transparência do ICI – Instituto Curitiba de Informática, do cartunista Lucas Fier, especialmente elaborada para o Blog do Tarso

Charge sobre a falta de transparência do ICI – Instituto Curitiba de Informática, do cartunista Lucas Fier, especialmente elaborada para o Blog do Tarso

A jornalista e blogueira Joise Hasselmann, do Blog da Joice, informou que Renato Rodrigues, diretor-presidente do Instituto Curitiba de Informática – ICI, fez empréstimo usando aval pessoal para pagar os salários desse mês dos funcionários da associação privada qualificada como organização social – OS que cuida de todos os serviços de tecnologia da informação e comunicação – TIC da prefeitura de Curitiba.

Deve ser milionário o salário de diretor do ICI. Mas por enquanto não há como saber. Tive que entrar com uma ação judicial contra o presidente e contra o ICI para saber essa informação e várias outras.

Ministro do PSB trama para privatizar o Porto de Paranaguá

Porto-de-Paranaguá

Qual a diferença do PSB, PPS e PSDB? Me parece que nenhuma. Os três são sedentos por privatizações quando assumem o governo.

José Leônidas Menezes Cristino, Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Portos, divulgou hoje a lista de 159 terminais em Portos Marítimos Organizados que poderão ser privatizados nos termos da MP dos Portos, a Medida Provisória 595.

Um deles é o Porto de Paranaguá.

Infelizmente ele está convencendo a presidenta Dilma Rousseff (PT) e a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), a autorizarem essas concessões de serviços públicos, a serem realizadas por meio de licitações.

As associações empresariais defendem as privatizações, pois estão sedentas pelo lucro fácil.

O PSB vem realizando governos neoliberais pelo país, como foi a prefeitura de Curitiba, o atual prefeito de Belo Horizonte e os governadores do Ceará e Pernambuco. O Ministro Leônidas Cristino é ex-prefeito de Sobral/CE, sucessor de Cid Gomes, atual governador do Ceará, irmão de Ciro Gomes.

Foto do dia: o povo contra Yoani Sánchez

244168-970x600-1

Dezenas de manifestantes foram recepcionar criticamente a blogueira cubana Yoani Sánchez. Foto de Edmar Melo/EFE

E adivinha quem foi pegar a cubana no aeroporto de Pernambuco? Ele mesmo: Demétrio Magnoli, o preferido do P.I.G.

Ditadura militar iniciada com o golpe de 1964 matou mais um

img4.jpg

Carlos aos 3 anos, com os pais

Carlos Alexandre Azevedo suicidou-se no sábado (16), filho de ex-preso político que havia sido torturado com apenas um ano e oito meses pela ditadura.

“A indenização não vai apagar nada do que aconteceu na minha vida. Mas a anistia é o reconhecimento oficial de que o Estado falhou comigo.”

“Para mim a ditadura não acabou.” (Carlos Alexandre Azevedo, conforme divulgou via Twitter o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão)

Vejam a mensagem de seu pai, divulgada em seu facebook (Facebook.com/dermi.azevedo):

Aos meus amigos e às minhas amigas,

LUTO

Meu coração sangra de dor. O meu filho mais velho, Carlos Alexandre Azevedo, suicidou-se na madrugada de hoje, com uma overdose de medicamentos. Com apenas um ano e oito meses de vida, ele foi preso e torturado, em 14 de janeiro de 1974, no DEOPS paulista, pela “equipe” do delegado Sérgio Fleury, onde se encontrava preso com sua mãe. Na mesma data, eu já estava preso no mesmo local. Cacá, como carinhosamente o chamávamos, foi levado depois a São Bernardo do Campo, onde, em plena madrugada, os policiais derrubaram a porta e o jogaram no chão, tendo machucado a cabeça. Nunca mais se recuperou. Como acontece com os crimes da ditadura de 1964/1985, o crime ficou impune. O suicídio é o limite de sua angústia.

Conclamo a todos e a todas as pessoas que orem por ele, por sua mãe Darcy e por seus irmãos Daniel, Estevao e Joana, para que a sua/nossa dor seja aliviada.

Tenho certeza de que Cacá encontra-se no paraíso, onde foi acolhido por Deus. O Senhor já deve ter-lhe confiado a tarefa de consertar alguns computadores do escritório do céu e certamente o agradecerá pela qualidade do serviço. Meu filhinho, você sofreu muito. Só Deus pode copiosamente banhar-te com a água purificadora da vida eterna.
Seu pai
Dermi

Vejam matéria da Istoé sobre Carlos Alexandre em 2010: Continuar lendo

A Rede é uma porcaria, não presta

A Rede

Não gosto do filme “A Rede” (The Net) de 1995, com Sandra Bullock.

Vídeos com sátiras sobre Yoani Sánchez (em espanhol)

Publicização, e não privatização dos partidos políticos

partido-politico

Hoje uma colunista da velha mídia disse que se os partidos políticos agissem de maneira empresarial, ocorreria uma redução no fluxo de dinheiro que entra de forma ilícita no bolso dos políticos. É um dos grandes absurdos que ouvi nos últimos tempos. Os partidos políticos devem ser publicizados, democratizados. Se a colunista quis dizer que os partidos políticos lidam com recursos não contabilizados, com caixa 2, será que ela sabe de onde vem o dinheiro do caixa 2? Vem do caixa 2 das próprias empresas privadas. Caixa 2 é o dinheiro não contabilizado pelas empresas privadas, dinheiro que elas não declaram, dinheiro que elas não pagam os impostos devidos. Dinheiro que financia campanhas eleitorais de políticos, que se vencerem vão retribuir as empresas privadas com favores imorais e ilegais. Com dinheiro público.

Repito: a reforma política deve criar o financiamento público de campanha e o voto em lista fechada nas eleições para deputados e vereadores. E nada dos partidos políticos se espelharem nas corruptas empresas privadas, que sonegam impostos, exploram seus trabalhadores e arrasam com o meio ambiente.

Hospital do Bairro Novo é desprivatizado após ineficiência da iniciativa privada

Image.ashx

Os ex-prefeitos de Curitiba Cassio Taniguchi (ex-PFL atual DEMO), Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB) haviam privatizado a gestão de vários hospitais públicos municipais por meio de convênios com universidades privadas.

A Prefeitura de Curitiba, sob a administração de Gustavo Fruet (PDT), vai assumir a gestão do Hospital do Bairro Novo, por meio da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde – Feaes, uma vez que o Hospital Evangélico denunciou o convênio que tinha com o Município.

A Feaes é uma fundação estatal de direito privado. Ou seja, é estatal, pública, mas tem servidores regidos pela CLT e mantém contratos com o Município.

Por enquanto a Secretaria de Saúde, comandada pelo médico Adriano Massuda, enviará profissionais do quadro de servidores do município para garantir o atendimento dos cidadãos, até que a Feaes contrate novos servidores.

A Sociedade Evangélica Beneficente, mantenedora do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, informou que denunciou o convênio por causa do atraso de 3 meses gerado pela gestão do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB).

Isso não pode ser desculpa, pois a Lei 8.666/93 obriga que a empresa contratada tenha condições de prestar os serviços mesmo com até 3 meses de atraso nos pagamentos.

O funcionários do Hospital Evangélico dizem que a crise do hospital privado se deve à má administração do hospital privado, segundo o G1. Ou seja, ineficiência. A direção do hospital joga a culpa nos atrasos de Ducci e do SUS.

10 anos de Estratégia contra a Corrupção

Por José Eduardo Cardozo e Paulo Abrão, no Blog do Ministério da Justiça

Este mês de janeiro entrou em funcionamento um mecanismo coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça para a interligação dos cartórios de notas informatizados com a possibilidade de acesso direto de órgãos do poder público a informações e dados correspondentes ao serviço notarial. Trata-se de mais uma ação prioritária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) que inaugura este ano o ciclo comemorativo de 10 anos de existência como um dos instrumentos mais relevantes de que dispõem o Estado e a sociedade brasileira no enfrentamento a estes crimes.

Concebida em 2003 durante o Governo Lula, a ENCCLA inseriu o tema da lavagem de dinheiro na agenda nacional e, passada uma década, a matéria se mantém como objeto de preocupação das autoridades nacionais e estrangeiras. Continuar lendo

Academia Fit & Fun para quem reside nos arredores do Seminário, Batel e Ecoville

155231_421481284605546_396821838_n

Assista os 5 curtas de animação que concorrem ao Oscar 2013

Paperman – EUA (Disney):

Maggie Simpson: The Longest Daycare  EUA:

Captura de Tela 2013-02-15 às 16.00.42

Head over Heels – Reino Unido:

Adam and Dog– EUA:

Fresh Guacamole – EUA:

Privatização de presídio aprofunda discussão sobre responsabilidades do Estado

O governador Anastasia, acompanhado do senador Aécio Neves, inauguram primeira penitenciária do país, construída por meio de PPP - Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador de MG, Anastasia (PSDB) e o também tucano, senador Aécio Neves, inauguram primeira penitenciária do país, construída por meio de PPP. Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Ribeirão das Neves, cidade que recebeu a primeira unidade prisional privatizada, já abriga 10% de toda população carcerária do estado de Minas Gerais. Modelo de gestão incomoda moradores e é questionado por especialistas e organizações sociais

 José Francisco Neto da Redação do Brasil de Fato

Atividades educativas e de formação profissional, salas de aula, oficinas e atividades de lazer. A descrição parece a de um Centro Educacional Unificado (CEU), mas essa é a estrutura oferecida pelo primeiro presídio privatizado do Brasil. Situado em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), o Complexo Prisional Público-Privado (CPPP) foi inaugurado oficialmente no dia 28 de janeiro deste ano. Continuar lendo

Preso não é mercadoria, Cadeia não é negócio!

Do site do deputado estadual de MG: Rogério Correia

O que o governo de Minas Gerais não disse e a imprensa não quis ouvir sobre a inauguração de presídio privatizado em Ribeirão das Neves.

Nessa semana (14 a18/01/13) o governo de Minas Gerais abriu as portas da primeira unidade de mais um complexo penitenciário em Ribeirão das Neves para a imprensa. Os jornais noticiaram, repetidamente, as inovações tecnológicas de segurança e as instalações físicas do que consideram a maior inovação do sistema penitenciário na América Latina: privatizar o sistema, ou seja, abrir mais um negócio para os capitalistas. No caso, empresas (do ramo da construção civil) dos estados do Paraná e São Paulo.

Complexo penitenciário em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, o primeiro presídio privado do país – Foto: Carlos Alberto Secom/MG

Continuar lendo

Gustavo Fruet escolhe Paulo Miranda como Secretário de Informação e Tecnologia

31d42a7

Como não conseguiu, por enquanto, assumir o poder no Instituto Curitiba de Informática – ICI, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), vai criar a Secretaria de Informação e Tecnologia, que vai cuidar da tecnologia da informação e comunicação – TIC.

Fruet divulgou hoje quem será o secretário dessa nova pasta. É Paulo Miranda, ex-presidente da Celepar (1991-95, durante o primeiro governo de Roberto Requião e início do governo de Jaime Lerner), superintendente regional do Serpro, diretor técnico da Procergs e atualmente é Diretor de Negócios da BRISA – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. Engenheiro Civil com mestrado em Administração – Sistemas de Informação pela UFRGS.

Seja um advogado de Direito Eleitoral!

25263-300x183

Conhecer profundamente as licitações e contratos administrativos? Entender como funciona o orçamento público e a responsabilidade fiscal? Saber como aplicar nos casos concretos o regime jurídico-administrativo e os princípios constitucionais da Administração Pública? Ter experiência prática em órgãos da Administração Pública direta e entidades de direito público e de direito privado da Administração indireta? Ser um especialista em Direito Administrativo e Constitucional?

Muitos alunos me perguntam qual área do Direito hoje em dia proporciona mais possibilidades para que eles possam fazer a diferença no Poder Público. Nos últimos anos ando respondendo: SEJA UM ADVOGADO DE DIREITO ELEITORAL!

É claro que o conhecimento aprofundado teórico e prático do Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Financeiro é essencial para qualquer profissional que queira trabalhar no Poder Público. E é claro que os concursos públicos abrem a possibilidade de atuação variada dentro das estruturas públicos, desde juiz, promotor, procurador, etc.

Mas para cargos que dependam de algum tipo de indicação política, hoje em dia os advogados de Direito Eleitoral estão em alta. E isso é quase natural. O político tem mais contato com os advogados que o assessoram durante as eleições. São os advogados eleitoralistas que as vezes até ganham a eleição pelo candidato, tamanha é a intervenção do Poder Judiciário Eleitoral na democracia representativa e nas eleições brasileiras.

Os programas eleitorais da TV são essenciais para a vitória do candidato? É o advogado eleitoral que muitas vezes consegue manter o horário do candidato e retirar o horário do adversário. O candidato é acusado de abuso do poder econômico, propaganda irregular ou antecipada, uso da máquina pública em benefício próprio? É o advogado eleitoral que  vai defender o candidato. E o político sagrando-se vencedor, quem será de sua confiança para os cargos estratégicos de indicação política? O advogado de Direito Eleitoral!

Ainda bem que muitos advogados eleitorais, atualmente, também são profundos conhecedores do Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Financeiro. E assim merecem a indicação política.

Ministro do STF, Ministros e Conselheiros do Tribunal de Contas da União e dos Estados, dirigente das agências reguladoras, Ministro da Justiça e secretários estaduais e municipais de assuntos jurídicos, desembargadores escolhidos pelo quinto constitucional, Advogado Geral da União e procuradores-gerais dos Estados e Municípios, diretorias jurídicas nas empresas estatais, assessoria jurídica em Ministérios e Secretarias estaduais e municipais. A tendência é o domínio dos advogados eleitorais.

Se você gosta de Direito Público e quer fazer a diferença no Estado, estude Direito Eleitoral!

Se você é advogado eleitoralista e quer galgar cargos mais altos nas estruturas estatais: conheça também de forma aprofundada o Direito Administrativo, o Direito Constitucional e o Direito Financeiro!

Tarso Cabral Violin – autor do Blog do Tarso, advogado e professor de Direito Administrativo