PT, PMDB e PSDB são os maiores partidos do Brasil

PMDB PT PSDB

Hoje no Brasil são os três maiores partidos políticos, nesta ordem:

1º. Partido dos Trabalhadores – PT, que representa a centro-esquerda, é o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e da atual presidenta Dilma Rouseff. Sua ideologia é a defesa de programas sociais estatais que busquem a diminuição das desigualdades, o Estado como importante agente na economia e no social, aceitando poucas privatizações, boa relação política e econômica entre os países da América Latina e do BRICS e menos intervenção estatal nas liberdades individuais (por exemplo defende a descriminalização do aborto e manutenção da idade penal de 18 anos):

1 Presidenta

88 deputados federais

13 senadores

5 governadores

27,6 milhões de brasileiros são governados por prefeituras geridas pelo Partido (635 prefeituras), informação atualizada conforme as eleições de 2012

2º. Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB é de centro e costuma sempre apoiar o governo de plantão. Em alguns Estados é um partido mais à esquerda, como era no Paraná, e em outros Estados mais à direita, como em Pernambuco. É o antigo MDB, partido de oposição na ditadura militar. É o partido do vice-presidente Michel Temer:

1 vice-presidente

79 deputados federais

19 senadores

5 governadores

22,8 milhões de brasileiros são governados por prefeituras geridas pelo Partido (1023 prefeituras)

3º. Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, dissidência do PMDB, que desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) é considerado de centro-direita, ao implementar políticas neoliberais-gerenciais de desmonte do Estado Social e aliança com partidos conservadores. Com a ideologia de que o Estado deve apenas regular a economia, defende privatizações radicais, uma relação maior com os Estados Unidos da América, ao invés dos países da América Latina e outros emergentes, e uma maior intervençao do Estado nas liberdades individuais ( por exemplo defende a criminalização do aborto e diminuição da idade penal para 16 anos):

54 deputados federais

10 senadores

8 governadores

18,4 milhões de brasileiros são governados por prefeituras geridas pelo Partido (702 prefeituras)

Anúncios

9 comentários sobre “PT, PMDB e PSDB são os maiores partidos do Brasil

  1. Um não faz oposição por incapacidade, outro tá sempre no governo seja de quem for, e o ultimo, melhor deixar para lá….tamo bem….e viva a copa !

    Curtir

  2. Sou contra a forma como os partidos nos representam. O que vemos hoje são mafias cooporativas totalmente engessadas em sua capacidade de trazer melhorias ao cidadão e muitos caras. além disso seus membros são sempre os mesmo “caciques” e para mim são a parte principal do nosso pais não estar crescendo. Creio que uma alternativa viavel seria a possibilidade de qualquer cidadão poder se candidatar sem vinculo obrigatorio a partido algum. Desde de já lanço a campanha NÃO REELEJA NINGUEM!!!

    Curtir

  3. Por falta de envestimento da sabesp a agua esta acabando ,segurança zero , pouco envestimento no metro e muita roubalheira do psdb no metro ,educaçao zero ….resumindo Sao Paulo esta afundada na lama graças a o proprio povo e o psdb .

    Curtir

  4. Nós vivemos uma democracia forçada pelo bagatela do “Programa Bolsa Familia”, nada mais do que um grande cabo eleitoral para a reeleição da Presidenta Dilma Roussef, principalmente nas camadas mais ameaçadas pelo sofrimento das necessidades sociais. Por que não dizer: Saúde, Educação e Segurança.

    Fiquem atentos. Coisas piores vêm aí.

    Francisco das Chagas Rodrigues do Nascimento – União-PI.

    Curtir

  5. Se o voto do cidadão brasileiro não fosse obrigado, como teria sido o resultados das Eleições 2014?. Candidatos pensem na reforma Eleitoral. Democracia, não é voto obrigatório. E sim voto livre. Candidatos livres da agiotagem dos Empresários deste País.

    Abraços a todos da boa política.

    Francisco das Chagas Rodrigues do Nascimento
    União – Piauí

    Curtir

  6. Num país, onde o voto é obrigatório, não se mede o tamanho do partido pelos votos ou brasileiros governados. São indicadores do dinheiro sujo gasto na propaganda.

    O tamanho de um partido se mede em numero de membros, que tem direito votar e votam dentro do partido para escolher as lideranças candidatos para as eleições, pois a democracia representativa / partidária exige que haja democracia também dentro dos partidos.
    O que observamos hoje, nossos partidos são agrupamentos dos caciques brigando entre si, quem seja o candidato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s