Quem manda no Brasil?

Para os que criticam o Estado Social: Brasil é menos desigual e brasileiro é o mais feliz do mundo, diz FGV

Outro dia perguntei para meus alunos: quem manda em um país?

As respostas, muito inteligentes, vieram em vários sentidos: Presidente, Congresso Nacional, Poder Judiciário, imprensa, religião, dinheiro, etc.

Em uma Democracia substancial, todos esses poderes seriam equilibrados: Estado, Mercado, Igreja, Mídia e Sociedade Civil.

E mesmo dentro do Estado não há apenas um que manda: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas.

Em uma Democracia formal, ainda em construção, como é a brasileira, os poderes econômicos e midiáticos é que mandam nos demais poderes.

Alguém que realmente conhece um pouco de Ciência Política acredita que no Brasil é o Presidente da República que manda? Ou apenas um partido político que chega à chefia do Poder Executivo?

Os parlamentares são eleitos devido ao decisivo apoio das elites econômicas e midiáticas. Os Chefes do Poder Executivo também.

O Poder Judiciário, que deveria ser totalmente independente, está adstrito também a pressão da mídia e do grande capital.

Em uma Democracia ainda em formação, a sociedade civil, que deveria controlar os demais poderes, é apenas um peão a serviço de quem manda: os meios de comunicação de massa e seus patrocinadores.

Solução? Mais Democracia, mais política, mais debates, e não o que está ocorrendo no Brasil: golpe, despolitização e unilateralidade da informação.

Anúncios

12 comentários sobre “Quem manda no Brasil?

  1. Engraçado, quando a esquerda estava por cima não queriam papo com os “coxinhas”, eram eles e nós, os fundadores do Brasil. Agora que o PT acabou e que o governo Dilma agoniza querem diálogo, debates. Está bem, chamaram a direita de reaça, de fascista até de coisas piores, agora querem mais debate. Legal.

    Curtir

      • Entendi sim. Vocês criaram o ódio de classes, se acharam os representantes do povão, subestimaram a classe média e a chamaram de reaça e elite branca, ofenderam muitos, e nos bastidores alguns desses que falam de democracia e beneficiar os mais pobres encheram os bolsos de riqueza. Entendi, entendi tudo, agora vem com esse papinho de diálogo bla bla bla. Se fomos chamados durante anos de coxinhas reaças, agora é o caso de dizer – aguenta mortadela progressista !

        Curtir

      • Ai eu te pergunto se o Cacique Indígena manda nos índios ? Você vai responder que sim, mentalmente, mas é lógico que não manda, Índio tem Chefe ! Mas não aceita ordens, pois o Cacique não manda, ele representa a vontade da tribo ok ? A Dilma deveria aceitar o papel de cacique e aceitar o que os seus índios estão vociferando aos milhões pelo país e pedir o Boné. E vocês ai pau mandados que vão lá babar ovo da véia gaga.

        Curtir

  2. Essa pessoa que se denomina AGORA É TARDE, respondeu ao que não foi perguntado, um tanto por uma oca paixão, outro tanto, maior, por falta de instrução escolar e muito menos política. No final do seu texto, Violin, você arranhou a pereba. Por Moisés unicamente, o faraó nem teria se coçado, e faltaria esta epopeia neste minúsculo livreto a que chamam Bíblia Sagrada. Nem Temugin teria ficado na história, não fora a sanha, garra e desprendimento da vida revelada e praticada por seus guerreiros; ou Eric, o Bravo, teria volteado o planeta no distante ano 1.000 sozinho em sua nau a vela e remos, depreendendo-se daí que o povo é a alma, combustível, substância notável na construção dos fatos da história e das civilizações, torque inavançável do parafuso que agrega livres a liberdade, o progresso, e a ufania. E cadê o POVO do sustentáculo de nossa causa primeira e última? Ele articulou o primeiro ái, o primeiro grito a primeira imprecação, esboçou o primeiro ato de alarme que fizeram tremer a oab, o stf, o congresso, e paulo skap, muitos serras, e fhcs; o mpf ( tudo com letra do tamanho deles) já afiava seu punhal e mirava as costas de DILMA ROUSSEFF. Mas o alarido público, ainda nas fraldas, fez um barulho no claro denunciando-os no negrume de suas covardias e sordidez, traição e avareza. Só que eles ainda têm nas mãos com mal de Parkinson o açoite maldito, seletivo e repressor, que uma OUTRA MÃO justa, forte, consciente, lhes arrebatará, incendiará a casa grande donde intentam contra o que deveria ser a pátria de todos, e os fará dormir no relento, na biqueira da senzala que preparavam para os filhos, netos, mulheres, pais e mães dos menos favorecidos, que somente pretendiam TER O QUE COMER, APRENDER A LER E ESCREVER .

    Curtir

  3. Enquanto não for dado os dois primeiros passos ,,,Fim do voto obrigatório e extinção desta URNA eletrônica,,N_A_D_A vai mudar…… DESISTAM !!!!! Completei 15 anos que nem compareço,,,pago a multa com prazer……

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s