FHC confessa pressão da Globo em 1996 para privatizar a Vale

size_590_ex-presidente-fhc-nova

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acabou de lançar o livro “Diários da Presidência, 1995-1996”, Volume 1, pela Companhia das Letras. Nessa obra FHC confessa que no início de seu governo, em 1995, ele não estava totalmente convencido de que privatizaria a empresa estatal Companhia Vale do Rio Doce, “não que tenha alguma reação antiprivatista, mas porque ela é um instrumento muito grande de coordenação de políticas econômicas” (p. 78).

Informa que os ex-presidentes Geisel (p. 102), Itamar Franco (p. 451 e 534) e José Sarney (p. 388 e 799) eram contrários à privatização. Sarney chegou a tentar aprovar no Senado uma norma de que o próprio Senadora poderia proibir privatizações de determinadas empresas estatais (p. 801).

Confessa que toda a sua equipe econômica queria a privatização: José Serra, Pedro Malan, Banco Central e Pérsio Arida (p. 388).

Mesmo sendo algo totalmente imoral e patrimonialista, FHC diz com naturalidade que conversava e aconselhava vários grandes empresários sobre como comprar a Vale. Fez isso com Antônio Ermírio de Morais (p. 752) e outros empresários (p. 852).

Após pressão do jornal O Globo em 1996, por meio de editorial (p. 527), FHC decidiu vender a empresa estratégica.

A Vale acabou sendo privatizada em maio de 1997 por apenas R$ 3,3 bilhões para o consórcio Brasil liderado pela CSN de Benjamin Steinbruch, fundos de pensão como a Previ, Petros, Funcef e Funcesp, o banco Opportunity e o fundo Nations Bank. O dinheiro foi para o superávit primário e dar uma folga no orçamento, antes das eleições para prefeito de 1996.

Essas informações são essenciais em tempos do maior desastre ambiental de todos os tempos no Brasil, provocado pela Vale, privatizada em tempos de FHC.

Anúncios

11 comentários sobre “FHC confessa pressão da Globo em 1996 para privatizar a Vale

  1. Assim, ele nos passa a idéia de que não tinha convicção da necessidade de privatizar a Vale. E, na incerteza, não se privatiza um patrimônio daquele que, para piorar, foi vendido barato.

    Curtir

  2. Opa, um post que não fala da vaquinha. Já é um alento. Embora, em tempos de senador petista (ainda é petista ? ou já vão dizer que era um tucano porque saiu de lá ? ) preso, ex deputado preso, tesoureiro preso, falar de FHC é meio complicado mas VALE o esforço. Até porque não se sabe de qualquer esforço do PT para reestatizar a VALE então acho que esse posto não VALE. KKKK abraços !

    Curtir

  3. Republicou isso em Alo Presidenta do Brasile comentado:
    Porque a Globo???
    Porque a Globo foi construída com o dinheiro dos Rockfellers, como todos sabem eles fazem partes dos banqueiros sionistas que controlam os EUA, logo depois do golpe de 1964 a globo deve ter recebido uma bolada por seus bons serviços durante o golpe. Eles queriam nossas riquezas e conseguiram a preço de banana, por apenas 3 bi a vale foi entregue a um grupo que tem o controle sionista. Eles também controla grande parte da imprensa americana e são donos do Empire State e eram dondos da maior parte do Word Trade Center derrubado no onze de setembro de 2001. O resto é só somar 2+2 =4

    Curtir

  4. Para um PeTista confesso que apoiou a Dilma ter o FHC estampado na capa do Blog é como um ponto alto na vida né?

    Curtir

  5. O roto falando do esfarrapado. E daí o que tem haver a essas alturas FHC ? Fala aí do Delcídio H C he he he. ALiás, HC é o que os petistas presos não estão conseguindo no STF.

    Curtir

  6. A verdade é que a Cia Vale, não foi vendida, ela foi doada, veja que 3,3 bilhões pago pelos acionistas, emprestados pelo BNDS estava muito depreciado, seu valor real foi escondido e tolhido da nação. Tudo isto pode ser observado que após sua privatização com Hum Ano e Meio já havia pago sua aquisição, sabe-se que quando se adquire uma empresa do porte de uma cia vale, se o seu valor fosse o de mercado de face, seria necessário tempo de 8 anos para cobrir o capital pago.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s