O Massacre do Centro Cívico em Curitiba

IMG_3482 IMG_3472 IMG_3175 IMG_3180 Atualizado dia 03.05.2015, às 00h22 Hoje foi um dia histórico no Paraná. Foi o dia em que a Polícia Militar, subordinada ao governador Beto Richa (PSDB) e ao secretário de segurança Fernando Francischini (Partido Solidariedade), agrediu violentamente estudantes, professores, servidores e cidadãos que queriam acompanhar a votação de uma Lei dentro da Assembleia Legislativa do Paraná. Queriam evitar que os deputados estaduais votassem um projeto que retira dinheiro da previdência dos servidores, para os cofres do Estado que passam por dificuldades graves, depois de mais de quatro anos de governo. Infelizmente logo após os deputados votaram sim por 31 a 20.

A favor: Alexandre Curi (PMDB), Alexandre Guimarães (PSC), André Bueno (PDT), Artagão Jr. (PMDB), Bernardo Ribas Carli (PSDB), Claudia Pereira (PSC), Cobra Repórter (PSC), Cristina Silvestri (PPS), Dr. Batista (PMN), Elio Rusch (DEM), Evandro Jr. (PSDB), Felipe Francischini (SD), Fernando Scanavaca (PDT), Francisco Bührer (PSDB), Guto Silva (PSC), Hussein Bakri (PSC), Jonas Guimarães (PMDB), Luiz Carlos Martins (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PMDB), Marcio Nunes (PSC), Maria Victoria (PP), Mauro Moraes (PSDB), Missionário Ricardo Arruda (PSC), Nelson Justus (DEM), Paulo Litro (PSDB), Pedro Lupion (DEM), Plauto Miró (DEM), Schiavinato (PP), Tiago Amaral (PSB), Tião Medeiros (PTB) e Wilmar Reichembach (PSC).

Contra: Adelino Ribeiro (PSL), Ademir Bier (PMDB), Anibelli Neto (PMDB), Chico Brasileiro (PSD), Evandro Araújo (PSC), Gilberto Ribeiro (PSB), Gilson de Souza (PSC), Marcio Pacheco (PPL), Marcio Pauliki (PDT), Nelson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB), Ney Leprevost (PSD), Palozi (PSC), Pastor Edson Praczyk (PRB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Rasca Rodrigues (PV), Requião Filho (PMDB), Tadeu Veneri (PT) e Tercílio Turini (PPS).

Não votaram: Cantora Mara Lima (PSDB), Paranhos (PSC) e Ademar Traiano (PSDB).

Assim como o ex-governador Alvaro Dias (hoje no PSDB), cujo governo espancou os professores em 1988, Richa entrará para a história de forma negativa. Eu, como advogado, professor universitário, presidente da Associação dos Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná – ParanáBlogs e autor do Blog do Tarso, estava na Praça Nossa Senhora da Salete simplesmente para filmar as manifestações e acompanhar para verificar se os direitos fundamentais dos manifestantes seriam assegurador. Fui atingido por um estilhaço de uma bomba que, se tivesse acertado dois centímetros para o lado, teria me cegado. Foram centenas de feridos. Veja o vídeo com o início do Massacre, que mostra o exato momento em que fui atingido por estilhaços de uma bomba, que poderia ter me cegado se tivesse acertado dois centímetros para o lado. Clique aqui.

O vídeo de 50 minutos está aqui.

Anúncios

15 comentários sobre “O Massacre do Centro Cívico em Curitiba

  1. Graças a Deus você não sofreu um ferimento mais grave, Tarso! Que situação nós chegamos……barbárie total por parte do Estado!

    Curtir

  2. E, claro, você também estava lá para capitanear politicamente a oportunidade, pois será candidato. Assim como outros, Gleisi, Requi, enfim, tudo na cabeça de todos é política. A luta PT X PSDB acabou com o país, vivemos o caos ! O que foi roubado da Petrobrás durante o governo PT daria para reconstruir dez vezes o nepal, e o que Beto Richa fez ontem foi uma vergonha, um absurdo. Estamos perdidos, nessa guerra de egos, de ideologias ridículas, e ninguém, ninguém mesmo, pensa no país, apenas no próprio projeto de poder. No fundo, no fundo, todos sabem que é isso. São, todos os políticos, sem exceção, responsáveis pelo caótico estado de coisas….e pensar que meses atrás estávamos nos iludindo na tal “copa das copas…”…..

    Curtir

      • Não foi não meu amigo. Eu sou lúcido e sei muito bem o que penso e digo. O que você não consegue aceitar é alguém que não é doutrinado pela sua cartilha. Eu não criminalizo a política, são os políticos, em sua grande parte, que cometem crimes sozinhos, e eu também não entendo como é que você pode criticar a elite financeira que foi aquinhoada e abençoada no governo do PT, inclusive Dilma convidou o presidente do bradesco para ministro, e a Katia Abreu é ministra da Dilma, então, a elite tá com o PT e não abre. Você sabe disso. No fundo, sabe que é tudo um projeto de poder, lembra do André Vargas: ” será a minha independência financeira…” lembra ? e o Lula ? é pobre, não tem nada ? e o Lulinha, não é sócio da BRF ? você está sendo usado Tarso, quem sabe um dia perceba isso……fui !

        Curtir

  3. Pingback: A ADunicamp repudia as ações do Governo do Paraná a cerca dos protestos de ontem, 29/04
  4. Ôi, Pinto Bastos, ôi Tarso,Guilherme, Strong, ess@ não identificad@ da cruz e a espada, e umas centenas de milhares mais. Pois é Bastos; a gente convive na mesma moradia, cada um em dependências diferentes, ouvindo o barulho geral sentindo a mesma fome e o mesmo cheiro do “di’comer” ( que erroneamente chamam comida). tendo em comum uma forte vontade e afagada esperança de viver bem, olhar nos olhos , sorrir e ver crianças fazendo o mesmo. Mas parece coisa de outro planeta, no mínimo de um país distante. Contudo, bom CAMARADA, olhando com um olhar mais graduado, apareceu umas poucas vezes nessas derradeiras passeatas, um grupo, ALGUÉNS, pessoa, sei lá, com dizeres sugerindo a ditadura. Ela será quase impossível pelo mesmo fato da impossibilidade de uma boa governança por parte de quem gostaria de fazê-la. Há mais políticos. grupos financeiros e comerciais, muitos maus interessados e iguais intencionados, atrapalhando todos os governantes ( e muitos desses maus caráter) que se torna sonho dos nacionais, NÓS, um lugar distinto, ordeiro, progressivo, da mesma forma que seria impensável alguém se propor e se arrojar no desafio, na missão: tirar o país do stresse, escuridão, imprevisibilidade social e política, clarificar e sanear os locais de cada casta ou stratis social viver com saúde, alegria e certezas. Houve poucas vezes em tempos desconhecidos de NÓS, BONS REIS e DITADORES. E essas espécies raras ainda existem e estão aqui. Somente elas, corpo, coração e cérebro em um homem duro justo consciente e bom , governando sozinho , poderá trazer à terra o lugar que muitos sonhadores, poetas, filósofos, e profetas preconizaram. Todavia, as redes sociais podem detectar ESTE SER E COLOCÁ-LO NO NECESSÁRIO, DEVIDO E PRECISO LIGAR..

    Curtir

  5. Não estou no céu, mas estou num paraiso chamado Porto, em Portugal, onde se pode andar, caminhar, pedestre, transporte público ou de carro sem ser molestado. Curitiba foi nossa esperança de vida por doze anos, antes de virmos para além mar. Adoro Curitiba, sinto muito, Allan, por essas notícias escabrosas. CNèry

    Curtir

  6. Pingback: 1º de maio com menos bala e mais giz | Blog do Tarso
  7. Pingback: Palestra sobre o massacre de Curitiba e a possibilidade jurídica de Impeachment de Beto Richa | Blog do Tarso
  8. Pingback: Massacre de Curitiba é “esquecido” pela Retrospectiva 2015 da Globo | Blog do Tarso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s