Joice Hasselmann quer limpar o Palácio Iguaçu sem fazer política

tn_620_600_palacio_iguacu_jonathan_campos

Do Blog da Joice

Sobre a bomba no coração do Palácio – um desabafo

Nesses últimos dias em que tenho acompanhado de perto denúncia que está nas mãos agora de um grego, um troiano e um baiano sobre uma obra gigantesca a ser feita no Paraná e o favorecimento, mediante agrado, de importante construtora, pude perceber algo realmente triste. Em meio a tudo isso, a uma suspeita grave, que precisa ser investigada muito de perto, pouquíssima gente está interessada realmente na verdade dos fatos. São raros os exemplares do mundo político que querem saber se houve direcionamento, corrupção, armação, quem são os culpados e quem são os inocentes. Um grupo formado pela oposição e também por integrantes da situação está de um lado tentando fritar aquele ou aqueles que supõem sejam os beneficiados com o gordo agrado. Querem usar a informação, tão grave, politicamente. Do outro lado está o outro grupo formado por aqueles que temem ter sido citados na conversa, ou sabem que foram e colegas que tentam salvar na verdade a própria pele e aí vale tudo, até arrumar um nome para entrar de gaiato do navio, ou seja, tentar culpar um inocente (inocente diga-se de passagem apenas nessa denúncia específica). Sabe como é malandragem, usar a informação politicamente faz parte! Não é isso?

E a verdade? Ora, ora, nessas bandas saber a verdade, punir quem realmente tem culpa no cartório, inocentar aqueles que estão “limpos” acabam sendo detalhes, simplesmente detalhes. Para essa turma o que importa é fritar o inimigo, abrir caminho, passar por cima de qualquer um para salvar a própria pele e se der faturar em cima.

E quanto ao que é moral e legal? E quanto ao som bonito da verdade? Puxa, imagino quantos estão pensando agora: “que discurso mais antigo!”. E tem razão quem pensa assim, porque atualmente parece mesmo coisa do passado falar no que é correto. Pois vou dizer uma coisa, em tom de desabafo mesmo, a sensação que tenho é que é que esses princípios todos são vistos como sacanas e démodés por uma parcela muito significativa dos barões, tubarões e marionetes. Sim, imagine ser honesto nos dias de hoje? Que absurdo!

Então aos que preferem não mudar o sentido das palavras ética e decência o que resta? Nos resta ficar fora de moda, démodés e por mais incômoda que seja essa palavra para muitos, honestos. Claro que tenho convicção que alguns tem engulhos ao ler e ouvir tal heresia, essa coisa aí de honestidade, mas sim, é o que resta, e para piorar é melhor mais honesto ficar….nem que seja só para sacanear.

Charge: vingança?

Captura de Tela 2013-03-21 às 23.41.52

O governador Beto Richa (PSDB) está se vingando dos curitibanos ao não renovar o subsídio do transporte coletivo que ele criou especialmente para seu pupilo Luciano Ducci (PSB)?

Charge do jornal da liderança do PT da Assembleia Legislativa do Paraná. Parece ser do Simon Taylor.

“O governo Beto Richa perdeu o juízo!”

Habemus Traditionem

Por Leandro José Rutano, Ombudsman do Blog do Tarso (leandrorutano@gmail.com)

1. Ao mesmo tempo em que me desculpo pelo razoável período sem publicações, fruto de puro ócio deste ombudsman, dou continuidade ao ofício e de imediato teço algumas considerações sobre um tema que, embora insólito, tomou conta dos noticiários internacionais nos últimos dias: a sucessão papal.

O BLOG DO TARSO, talvez por sua natureza mais voltada ao Direito e à Administração Pública, não deu muita importância ao assunto. Nas raras menções sobre o tema, nítido ar de descontentamento com alguns aspectos do Vaticano, notadamente em relação ao seu regime de governo e ao modo como se dá a escolha de um novo papa.

Foi assim na reprodução de uma charge sugestiva publicada pela Folha de São Paulo, na qual a blogueira cubana Yoani Sánchez é retratada afirmando estar farta do pensamento único e do poder exercido por uma só pessoa, em Cuba, razão pela qual se mudaria para o Vaticano. A mesma crítica se repetiu instantes depois da escolha do novo papa, quando o BLOG DO TARSO fez o seguinte questionamento “Quem sabe um dia tenhamos eleições diretas e possibilidade de uma Papisa, assim como direito ao casamento do Papa, padres e freiras?

Não obstante a crítica seja válida, alguns simples motivos me fazem discordar dela e acreditar que, em sua essência, o Vaticano e a Santa Sé devem ser exatamente como são.

2. Em primeiro lugar, é difícil compreender uma crítica ao absolutismo papal quando desconhecemos um sistema de governo que possa substituí-lo a contento.

Criticamos o poder do papa porque ele é eleito a portas fechadas pelo seleto grupo de príncipes da Igreja e exerce o poder sozinho. Muito bem, compreensível a crítica!  Mas… que alternativa apresentamos? A democracia? Essa mesma democracia de incontáveis escândalos de corrupção? Essa democracia que elege palhaços, que tem homofóbicos na Comissão de Direitos Humanos e analfabetos na Comissão de Educação? Essa democracia de Renan, de Collor e de Sarney? Essa democracia cujos governantes são diariamente criticados por esta mesma mídia?

Desculpem, mas prefiro o papa!

Prefiro o papa com seus títulos acadêmicos, com seus idiomas, com seus livros, com sua cultura e com sua sabedoria. Prefiro ver a Igreja governada por um homem preparado, escolhido a dedo por quem entende do assunto, do que votar para papa e terminar ouvindo um: “Habemus Papam… Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Tiririca”.

3. Em segundo lugar, é fato que o papa fala pela Igreja. Não é o João, o Bento ou o Francisco, é a cátedra quem fala. E falando do trono de São Pedro, o papa será fiel à doutrina que proclama.

Sejamos razoáveis, uma religião séria não pode, e nem deve, abrir mão de seus preceitos fundamentais em nome do clamor das massas. É justamente de dogmas que se faz uma doutrina religiosa e, diga-se de passagem, são os dogmas que mantêm viva a essência do catolicismo ao longo dos vários séculos de sua existência.

O papa, quem quer que seja ele, é legatário de dois milênios de história e não pode simplesmente ignorar os ensinamentos herdados pela tradição canônica. Nesse sentido, lapidar a síntese do sensato jornalista Tomás Eon Barreiros, publicada em sua página do Facebook durante o período de Sé Vacante:

Ao contrário do que possam pensar muitas pessoas pouco afeitas ao Catolicismo, a Igreja não mudará porque ela não pode mudar, sob pena de deixar de ser ela mesma. Claro que pode haver transformações no modo como a Igreja se comunica com os fiéis e com o mundo. Mas, em essência, a Igreja jamais deixara de proclamar as verdades da fé que sempre proclamou. Há muitos pontos intocáveis na doutrina católica. Os dogmas não serão jamais “revogados”. A moral católica não se adaptará aos tempos. A condenação ao aborto e à contracepção, por exemplo, permanecerão. 

Caro leitor, a Igreja de Roma é, de fato, absolutista e refratária em alguns assuntos, mas ser a Igreja Católica é justamente isso. É praticar suas tradições e defender seus dogmas, mesmo que o mundo os repute ultrapassados. A Igreja não é uma democracia, já dizia João Paulo II, a Igreja é fé e tradição, acrescenta o indigno subscritor.

Tomo a liberdade de encerrar com outro trecho do Tomás Eon Barreiros, agora em nítido ar de desabafo: “Galera, se liga! O papa é católico, OK? E como chefe da Igreja Católica, prega e defende a doutrina católica! Deu pra entender ou é preciso desenhar?”

Leandro José Rutano

Ombudsman do Blog do Tarso

Joice Hasselmann denuncia membros do governo Beto Richa ao Ministério Público

Sobre a bomba no coração do Palácio – parte 4

Do Blog da Joice

Informações sobre a denúncia e as ameaças e pedidos de quebra de sigilo estão nas mãos do GAECO

GAECO
Sobre as últimas informações que causaram e causam frisson no Centro Cívico e foram trazidas por este blog com o título “bomba no coração do Palácio” quero esclarecer que:

1- O caso já foi devidamente encaminhando às autoridades competentes, inclusive ao GAECO, onde estive ontem. A medida foi tomada pela gravidade da denúncia e para que haja uma investigação profissional. Também por causa de pressões recebidas de todos os lados.  O orgão que combate o crime organizado é o mais indicado para investigar o caso.

2- A decisão foi tomada também por causa de intimidações e ameaças. Telefonemas, bilhetes, torpedos e recados marotos tentam criar a política do pânico. Ao que tudo indica há também “papagaios de fora” forjando situações para envolver terceiros nas ameaças.

3- Pedi a quebra do meu sigilo telefônico, em especial dos últimos dez dias, ou do período que os investigadores assim entenderem melhor. Assim ficará simples ver de onde vieram as principais ligações, inclusive de que gabinetes seja do executivo ou legislativo e descobrir de onde partiram de fato alguns telefonemas e SMS, inclusive os que vieram escondidos sobre a condição de “número restrito”. Com a quebra do meu sigilo telefônico automaticamente haverá respaldo para pedido de quebra também do sigilo de terceiros que apareçam como suspeitos nas intimidações. A medida é de suma importância no momento, até para que haja tranquilidade para o exercício da atividade profissional de jornalista.

4- Coloco à disposição meu sigilo bancário, dos últimos 8 anos, período estou na capital e já deixo à disposição por quanto tempo os órgãos de investigação  acharem necessário. Não vou permitir insinuações de que eu poderia “acertar” com quem quer que seja. Só gente com pouca massa encefálica ou muita má fé tentaria levantar esse balão de ensaio. Basta lembrar o que aconteceu quando  importante representante da Assembleia mandou recado para “acertar” a situação em um caso envolvendo denúncia que fiz há mais de um ano quando eu ainda comandava uma rádio de notícias na capital. Fui para o ar, disse que daria nome e sobrenome do deputado que mandou recado da propina e encaminhei o caso ao MP. A pressão subiu, a dele e a interna no antigo veículo. Eu mudei de casa, mas mantive a decência.

5- Quanto a gravação esclareço que ela foi feita por terceiro e não por mim. O sigilo da fonte permanece preservado, o que é um direito constitucional. Creio que uma perícia feita no áudio, se aceito como prova pela justiça, poderá facilmente identificar os envolvidos no bate-papo.

6- Quanto a construtora em questão esclareço que, segundo a denúncia, ela é  origem baiana, atua no Brasil inteiro e como boa parte desse nicho tem problemas com as justiças estadual e federal.

Reitero para tranquilizar os amigos que já que busquei todos os meios de segurança e o conforto legal que a situação exige.

Obrigada pelas ligações e emails de apoio.

RELEMBRE O CASO

Vem aí uma bomba no coração do Palácio

Sobre a bomba no coração do Palácio parte 2: “Não é o dono do Porsche”

A bomba no coração do Palácio: parte 3

Quem é direita e esquerda hoje no Brasil?

Muitos ex-esquerdistas proclamam que superaram o maniqueísmo esquerda x direita, inadequado a esse mundo globalizado. Mera retórica para justificar o aburguesamentos de quem, em nome da esquerda, alcançou um estilo de vida à imagem e semelhança dos poderosos da direita: muita mordomia e horror, como confessou o general Figueiredo, ao “cheiro de povo” (exceto na hora de angariar votos)

O esgarçamento da política
Esgarçar: afastarem-se, soltarem-se os fios de um tecido (Caldas Aulete)

Frei Betto, no Brasil de Fato

Quem é direita e esquerda hoje no Brasil? Eis um dilema shakespeariano. A direita, representada pelo DEM, se acerca do PMDB e, na palavra do senador Agripino Maia, propõe “oposição branda” ao governo Dilma Rousseff, que se considera de esquerda.

O PPS do deputado Roberto Freire, versão ao avesso do Partido Comunista, apoia as forças mais retrógradas da República. O PDS de Kassab e o PMDB de Sarney ficam em cima do muro, atentos para o lado em que sopram os ventos do poder.

Como considerar de esquerda quem elege Renan Calheiros presidente do Senado, e Henrique Alves, da Câmara dos Deputados. Você, caro(a) leitor(a), qualifica como de esquerda quem se apoia em Paulo Maluf, Fernando Collor de Melo e Sarney?

Desde muito jovem aprendi que a esquerda se rege por princípios e, a direita, por interesses. E hoje, quem coloca os princípios acima dos interesses? Como você, que é de esquerda, se sente quando se depara com comunistas apoiando o texto do Código Florestal que tanto agrada a senadora Kátia Abreu?

A esquerda entrou em crise desde que Kruschov, líder supremo da União Soviética, denunciou os crimes de Stalin, em 1956. Naquela noite de fevereiro, vários dirigentes comunistas, profundamente decepcionados, puseram fim à própria vida.

Depois que Gorbachev entregou o socialismo na bandeja à Casa Branca, e a China adotou o capitalismo de Estado, a confusão só piorou.

Muitos ex-esquerdistas proclamam que superaram o maniqueísmo esquerda x direita, inadequado a esse mundo globalizado. Mera retórica para justificar o aburguesamentos de quem, em nome da esquerda, alcançou um estilo de vida à imagem e semelhança dos poderosos da direita: muita mordomia e horror, como confessou o general Figueiredo, ao “cheiro de povo” (exceto na hora de angariar votos).

Ser de esquerda, hoje, é defender os direitos dos mais pobres, condenar a prevalência do capital sobre os direitos humanos, advogar uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano.

O fato de alguém se dizer marxista não faz dele uma pessoa de esquerda, assim como o fato de ter fé e frequentar a igreja não faz de nenhum fiel um discípulo de Jesus. A teoria se conhece pela práxis, diz o marxismo. A árvore, pelos frutos, diz o Evangelho.

Se a prática é o critério da verdade, é muito fácil não confundir um militante de esquerda com um oportunista demagogo: basta conferir como se dá a relação dele com os movimentos populares, o apoio ao MST, a solidariedade à Revolução Cubana e à Revolução Bolivariana, a defesa de bandeiras progressistas, como a preservação ambiental, a união civil de homossexuais, o combate ao sionismo e a toda forma de discriminação.

Quem é de esquerda não vende a alma ao mercado.

Frei Betto é escritor, autor do romance histórico “Minas do Ouro” (Rocco), entre outros livros.

http://www.freibetto.org/>    twitter:@freibetto.

Decisão do STF é contra demissões arbitrárias de servidores celetistas no governo Beto Richa

Decidindo uma lide dos Correios, o STF julgou pela obrigatoriedade de que todas as empresas estatais justifiquem a demissão de servidores regidos pela CLT.

Quando fui Diretor Jurídico da Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR (atual Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), determinei esse tipo de procedimento prévio a qualquer demissão de servidor da Companhia. Já era uma posição do TRT/PR mas não do TST.

Sempre me pareceu óbvio que mesmo os servidores celetistas, sem estabilidade, por serem concursados apenas seriam demitidos após cumprido o Princípio da Motivação. É o Direito Administrativo sendo aplicado na Justiça do Trabalho. O concurso público publiciza a relação de emprego.

Mas infelizmente o governo Beto Richa (PSDB) vem demitindo servidores concursados sem qualquer justificativa das empresas estatais. A jurisprudência do STF vai poder ser utilizada para reverter as demissões arbitrárias, inconstitucionais e quase-ditatoriais do atual governo.

Sindicatos dos trabalhadores, vamos a luta?

Por favor 2014, chega logo!

Veríssimo lembra dos empresários apoiadores da Ditadura e cobra CPI dos Corruptores

Os coniventes, por Luis Fernando Veríssimo, no O Globo

O ex-deputado estadual e ex-marido da Dilma, Carlos Araújo (foto abaixo), não é um ex-ativista politico, pois recentemente voltou à militância partidária no PDT, apesar de limitado pela saúde. Quando militava na resistência à ditadura foi preso, junto com a Dilma, e os dois foram torturados.

Depondo diante da Comissão Nacional da Verdade, esta semana, sobre sua experiência, Araújo lembrou a participação de empresários na repressão, muitas vezes assistindo à ou incentivando a tortura.

Que eu saiba, foi a primeira vez que um depoente tocou no assunto nebuloso da cumplicidade do empresariado, através da famigerada Operação Bandeirantes, em São Paulo, ou da iniciativa individual, no terrorismo de estado.

O assunto é nebuloso porque desapareceu no mesmo silêncio conveniente que se seguiu à queda do Collor e à revelação do esquema montado pelo P. C. Farias para canalizar todos os negócios com o governo através da sua firma, à qual alguns dos maiores empresários do país recorreram sem fazer muitas perguntas.

A analogia só é falha porque não há comparação entre o empresário que goza vendo tortura ou julga estar salvando a pátria com sua cumplicidade na repressão selvagem e o empresário que quer apenas fazer bons negócios e se submete ao esquema de corrupção vigente. Mas a impunidade é comparável: o Collor foi derrubado, o P. C. Farias foi assassinado, mas nunca se ficou sabendo o nome dos empresários que participaram do esquema.

Nunca se fez a CPI não dos corruptos, mas dos corruptores, como cansou, literalmente, de pedir o senador Pedro Simon. No caso da repressão, talvez se chegue à punição, ou no mínimo à identificação, de militares torturadores, mas o papel da Oban e da Fiesp e de outros civis coniventes permanecerá esquecido nas brumas do passado, a não ser que a tal Comissão da Verdade siga a sugestão do Araújo e jogue um pouco de luz nessa direção também.

A comparação nossa com a Argentina é quase uma fatalidade geográfica, somos os dois maiores países da America do Sul com pretensões e vaidades parecidas. Lá o terrorismo de estado foi mais terrível do que aqui e sua expiação — com a condenação dos generais da repressão — está sendo mais rápida. Mas a rede de cumplicidade com a ditadura foi maior, incluindo a da Igreja, e dificilmente será julgada. Olha aí, pelo menos nessa podemos ganhar deles.

Terceirização, corrupção e burla

cofres-publicos-politicos-e-terceirizados

A Constituição exige concurso público para preencher a grande maioria dos cargos e empregos públicos?

O STF veda nepotismo para preenchimento dos cargos comissionados?

Apenas podem ser de confiança cargos de direção, chefia e assessoramento?

Você é um político eleito para chefia do Poder Executivo ou foi escolhido para carguinho na Administração Pública, e representa o “jeitinho brasileiro” e torce pelo patrimonialismo?

Seus problemas acabaram!

Contrate uma empresa de fachada qualquer, por meio de uma licitação fraudulenta.

Exija dessa empresa contratada que todos os seus cabos eleitorais sejam contratadas por ela. Podem ser parentes, podem ser incompetentes, não tem problema.

Pague um salário de fome para essas pessoas, e os milhões que o Poder Público pagar para a empresa laranja, reverta para a sua conta em algum paraíso fiscal.

E não se esqueça: continue repetindo o mantra que a terceirização na Administração Pública é mais eficiente, mais barata, e que os servidores públicos concursados são vagabundos.

Na próxima eleição, essas pessoas vão continuar a ser seus cabos eleitorais. Você vai ter dinheiro para ter uma TV ou rádio, e sua carreira política está garantida.

Fique tranquilo, pois os Poderes Públicos em geral estão aumentando o número dos seus cargos comissionados e não vão querer mexer com você. E os Tribunais de Contas não vão fiscalizar as terceirizações ilícitas.

Mesmo sendo proibida a terceirização de atividades-fim.

Mesmo sendo proibida a terceirização ser utilizada como simples locação de mão-de-obra.

Mesmo sendo proibida na terceirização a existência de subordinação direta e pessoalidade.

Mesmo se a licitação for lícita e o político/administrador público não cobrar propina, a terceirização de atividades-fim, ou que sejam simples locação de mão-de-obra, não qual haja entre a Administração Pública e o empregado da empresa terceirizada subordinação direta e pessoalidade, SERÁ ILÍCITA, INCONSTITUCIONAL.

Os Tribunais de Contas não sabem disso? Por que não fiscalizam?

Ministro da Justiça defende construção dos presídios por meio do RDC

rdc-obras-das-olimpiadas

O ministro da Justiça da Presidenta Dilma Rousseff (PT), o advogado e professor de Direito Administrativo José Eduardo Cardozo, defendeu que as licitações para a construção de presídios fossem na modalidade Regime Diferenciado de Contratações – RDC.

O RDC, criado inicialmente para as obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, foi estendido ao PAC, educação e saúde.

O governo federal estuda a ampliação, que deve ser realizada por Lei. Se for para evitar a privatização dos presídios e entidades prisionais via PPP ou APACs, o que é totalmente inconstitucional, a medida pode ser razoável, se essas licitações forem muito bem fiscalizadas.

Já foram contratadas obras para a construção de 20 mil vagas para presos provisórios no governo Lula e outras 40 mil serão contratadas até o fim do governo Dilma com um investimento federal de R$ 1,1 bilhão.

O maior administrativista do país, Celso Antônio Bandeira de Mello, é contrário ao RDC. Já escrevi sobre o tema: Avanços e retrocessos do RDC. Veja o que o Blog do Tarso já publicou sobre o tema, clique aqui.

Tadeu Veneri denuncia: Beto Richa está privatizando o atendimento ao cidadão via PPP

 

Veneri denuncia terceirização de atendimento ao cidadão

Do site do Deputado Estadual Tadeu Veneri

O líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), solicitou a presença do Secretário Estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi, na Assembleia Legislativa, para explicar a licitação que o governo está abrindo, no valor de R$ 2, 9 bilhões para a concessão administrativa destinada à implantação, manutenção, operação e gestão de nove unidades de atendimento ao cidadão. O programa, chamado “ Tudo Aqui”, será feito na modalidade Parceria Público Privada e prevê a instalação de centros de atendimento em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. O Tudo Aqui concentra serviços públicos de atendimento ao cidadão em um só local, reunindo vários órgãos municipais e estaduais. O contrato é por 25 anos e as propostas devem ser apresentadas até 25 de abril.
De acordo com o edital de licitação, o governo pagará até R$ 9, 9 milhões mensais para as empresas que forem habilitadas a prestar o serviço. Para o líder da Oposição, o governo precisa explicar por que está contratando um serviço que será pago duas vezes pela população e que não precisaria ser prestado pela iniciativa privada “ O cidadão vai pagar na prestação do serviço, no centro de atendimento, e através do estado, que vai usar o dinheiro do contribuinte para remunerar a empresa vencedora da licitação. Hoje, em Curitiba, o serviço já é feito nas ruas da Cidadania”, afirmou. Continuar lendo

Hoje é o dia do Blogueiro!

483669_435215706559806_1195031675_n

Imagem retirada da RIC/Record

Hoje é um dia importante não apenas pelos quatro anos do Blog do Esmael, o qual felicito, mas também é o “Dia do Blogueiro”.

Alguns dizem que o Dia do Blog é o 31/08 (31 de agosto), apenas porque o dia forma números que quando juntos se parecem com a palavras Blog. O dia dos Blogueiros (Bloggers) é comemorado em 20 de março desde 2004, pois é uma data de mudança de estação, de renovação.

Parabéns a tod@s @s blogueir@s, seja os que tratam de política, Direito, Administração Pública, cultura, educação, saúde, etc.

E participe do 2º Encontro de Blogueir@s do Paraná #2ParanáBlogs, que ocorrerá entre 12 e 14 de abril de 2013 em Curitiba, com a participação de Leonardo Boff, Roberto Requião e vários outros blogueiros, jornalistas, tuiteiros, facebuqueiros e ativistas sociais de todo o país.

Quais os blogs de política mais lembrados do Estado do Paraná?

5466911814_83fb6a6199_b

Quais os blogs de política mais lembrados do Estado do Paraná? A Poolbliq Comunicação está promovendo a pesquisa “Blogs do Paraná”, que visa traçar um perfil do público das páginas que tratam sobre as notícias relacionadas à política no Paraná. Os participantes poderão indicar até cinco páginas. Participe!

O Blog do Tarso não ficará triste se for indicado como um dos cinco blogs mais acessados do Paraná. Recomendo voto também em todos os amigos blogueiros progressistas do Estado.

Clique aqui para participar da pesquisa, é bem rápido!

Foto do dia: como governador, um ótimo corredor de Matchbox (Hot Wheels da minha época)

581871_351581224941673_1984439694_n

Enquete para o Senado: Vanhoni continua disparado na frente. Os irmãos Dias “brigam” pelo 2º lugar

comiteculturaosmardias_foto_gilsoncamargo_13_09_10curitiba3

Angelo Vanhoni (PT) e Osmar Dias (PDT) podem ser candidatos ao Senado ou a vice de Gleisi Hoffmann em 2014

Na enquete do Blog do Tarso sobre a eleição para o único representante paranaense no Senado a ser escolhido em 2014, o deputado federal Angelo Vanhoni (PT) continua disparado na frente, com os irmãos Osmar Dias (PDT, ex-senador) e Alvaro Dias (PSDB, atual senador) disputando o segundo lugar.

Participe! Aqui do lado direito, um pouco para baixo.

Joice Hasselmann diz que em breve terá notícias sobre o caso de propina no governo Beto Richa

captura-de-tela-2012-10-31-c3a0s-23-02-21

A jornalista e blogueira Joice Hasselmann, que como noticiei pode derrubar o governo do Paraná, informou hoje para o Blog do Tarso que muito em breve terá novas notícias sobre o caso de propina no governo do Estado do Paraná.

Alguns de seus colegas chegaram a dizer que ela estava fazendo o jogo do Luiz Carlos “Cadeia” Alborghetti, que falava um dia que iria fazer uma denúncia e depois se calava de forma estranha e suspeita. Não acredito nisso. Me parece que ela está investigando e confirmando algumas informações e fontes para depois soltar a bomba contra o governo. Assim espero.

Hoje ela entregou ao Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público estadual, documentos que provam a ocorrência de corrupção.

Joice participará do 2º Encontro de Blogueir@s do Paraná #2ParanáBlogs, que ocorrerá entre 12 e 14 de abril de 2013 em Curitiba, com a participação de Leonardo Boff, Roberto Requião e vários outros blogueiros, jornalistas e ativistas sociais de todo o país.

FOTO-01-470x203

Você quer ser colaborador do Blog do Tarso na fiscalização da Administração Pública do Paraná?

colaboradorBlogTarso

O Blog do Tarso está escolhendo alguns colaboradores voluntários para a fiscalização da Administração Pública do Estado do Paraná. Talvez seja possível um colaborador em pelo menos cada uma das regiões do Estado.

A ideia é fiscalizar as ações do governo estadual e o que acontece nas escolas estaduais, hospitais públicos e que recebam dinheiro do Estado, polícia civil e militar, secretarias estaduais, autarquias, empresas estatais, empresas privadas terceirizadas pelo Estado, ONGs que recebam dinheiro público do Paraná, etc.

Nepotismo, corrupção, privatizações inconstitucionais, terceirizações ilícicas, falta de transparência, licitações e concursos públicos irregulares, entre outros possíveis desatendimentos do interesse público.

Você é tuiteiro, facebuqueiro, blogueiro, estudante, advogado, jornalista, um interessado em participar das questões de interesse público do Estado?

Participe, ajude o Blog do Tarso a fazer o controle social da Administração Pública estadual. Se inscreva nos comentários ou pelo e-mail tarsocv@gmail.com, Facebook e Twitter.

Participe do 2º Encontro de Blogueir@s do Paraná #2ParanáBlogs

parana blogs

Quer discutir a democratização das comunicações e das mídias, Marco Civil da Internet, direitos dos internautas, liberdade de expressão e redes sociais?

Você é tuiteiro, faceboqueiro, blogueiro, jornalista, bacharel em Direito, estudante, militante ou interessado nos temas?

Participe do 2º Paraná Blogs – Encontro de Blogueir@s, Redes Sociais e Cultura Digital do Paraná, com a presença dos seguintes palestrantes e debatedores:

Leonardo Boff (teólogo, filósofo e escritor)

Roberto Requião (ex-governador do Paraná, Senador pelo PMDB/PR)

Altamiro Borges (jornalista, do Blog do Miro)

Conceição Oliveira (Blog da Maria Frô)

Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania)

Vito Gianotti (Núcleo Piratininga de Comunicação)

João Arruda (deputado federal pelo PMDB/PR, presidente da Comissão Especial do Marco Civil da Internet na Câmara Federal)

Tarso Cabral Violin (advogado, do Blog do Tarso)

Cláudio Ribeiro (advogado e ativista político)

Sérgio Bertoni (Blogoosfero)

Joice Hasselmann (jornalista, do Blog da Joice)

Esmael Morais (jornalista, do Blog do Esmael)

Luiz Skora (Polaco Doido)

Cesar Minotto (Olho Aberto Paraná, de Laranjeiras do Sul)

Ronildo Pimentel (Boca Maldita, de Foz do Iguaçu)

Hermerson Baptista (Viva Samas, de São Mateus do Sul)

Cristiano Lima (São José dos Pinhais)

Cleverson Lima (Blog Rodopiou)

André Vieira (#ParanáBlogs)

Marcela Bomfim (#ParanáBlogs)

Robson Guimarães (Poolblique Comunicação)

O evento ocorrerá no Memorial de Curitiba (Teatro Londrina), Largo da Ordem, Centro Histórico de Curitiba, Paraná, entre os dias 12 a 14 de abril de 2013. Preencha sua ficha de inscrição de participante do 2º Paraná Blogs até 05/04/2013. Valor de R$ 20,00 (a ser pago no ato do recebimento do crachá de participante).

Joice Hasselmann pode derrubar o governo do Paraná

foto.jpg

A jornalista, apresentadora e blogueira Joice Hasselmann, do Blog da Joice, que participará do 2º Encontro de Blogueir@s do Paraná, denunciou que há a suspeita de corrupção/recebimento de propina de importante membro do governo do Estado de uma gigante construtora/empreiteira baiana.

A propina é de R$ 3 milhões, segundo Joice, e há provas em gravação de celular. Com a denúncia ele foi ameaçada por telefone. Gravou as denúncias e encaminhou tudo para a oposição e para o Ministério Público.

Com a teoria do domínio do fato vai rolar impeachment?

 

Fantástico poupa Beto Richa sobre a falta de Defensoria Pública no Paraná

Foto do início do governo Beto Richa, quando ele prometeu a criação da Defensoria Pública no Paraná. Até agora nada...

Foto do início do governo Beto Richa, quando ele prometeu a criação da Defensoria Pública no Paraná. Até agora nada…

O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, poupou o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), sobre a falta de defensores públicos no Paraná. Beto Richa até agora não chamou as pessoas que passaram em concurso público até agora para trabalharem na Defensoria Pública do Estado. Alega limitação da Lei de Responsabilidade Fiscal com gastos com pessoal. Dinheiro e orçamento para cada vez mais cargos comissionados ele tem. Vergonha.

Fica a pergunta: por que o Fantástico poupou Beto Richa, e só questionou a falta de Defensoria Pública em Goiás, Santa Catarina, São Paulo e outros estados?