Dilma Bolada é censurada pelo Facebook, que defendeu interesse de Aécio Neves

manegarrinchabanner-770x300

Por Dilma Bolada

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Queridos internautas e queridas internautas, venho por meio deste esclarecer um episódio que ocorreu no último sábado à noite.

Infelizmente é um assunto desagradável que de antemão peço desculpas a todos por ter que abordá-lo. Pois então, no último sábado à noite, enquanto assistia à novela, vi algumas inserções comerciais de Aécio no intervalo comercial. No twitter, recebi o link de um seguidor de uma matéria da Revista Fórum que dizia que o cidadão é RÉU de um processo por improbidade administrativa. Achei curioso e resolvi fazer um post aqui no Facebook, mas antes, como de costume, fui checar se a citada notícia havia sido veiculada em algum lugar, e encontrei no portal Fala MG e no Bahia Notícias.

Pois bem, então fiz o post por volta das 10 da noite no sábado, euzinha mantive a linha de sempre, falei que não levava desaforo pra casa e chamei Never de piadista. A reação foi imediata: o post teve mais de 1300 likes em 10 minutos e 600 compartilhamentos(números surpreendentes para um sábado à noite), as reações contrárias também foram muitas, estas inclusive me fizeram, naquele momento, não retomar ao assunto pois sempre levo em consideração a percepção de vocês. Mas para a supresa de todos, cerca de 3 horas depois, o post foi APAGADO!
Fiquei chatiadíssima com essa situação e sem entender o que havia ocorrido. No twitter, na segunda, meus seguidores pediram que eu refizesse o post e decide por refazer. Ainda na segunda, a coluna da Mônica Bergamo da Folha me procurou para saber o que havia ocorrido. Eles entraram em contato com o Facebook Brasil que disse que não comentaria o caso, o que me causa ainda mais indignação. O Facebook é uma rede social livre e tem suas próprias regras e diretrizes, por isso tomo todos os cuidados necessários para obedecê-los, e ao meu ver não houve nenhum descumprimento à sua política de privacidade. Pelo contrário, eu acho que meu post era um belíssimo caso de liberdade de expressão em nosso país que já teve tempos muito difíceis onde as pessoas eram oprimidas.

Em tempo, ultimamente tem sido complicado estar aqui com vocês, não digo nem por mim afinal competência, simpatia, conexão e beleza sempre me acompanham, mas falo pelo jovem fake golpista Jeferson Monteiro, apesar dos pesares me preocupo com cada um de vocês e com ele não tem seria diferente, tenho observado há muito que ele vem sofrendo constantes ataques de pessoas opositoras e contrárias ao meu Governo, membros do PSDB e da “Juventude” do Partido estão numa intensa e incessante perseguição a ele, todos os dias ofendendo, usando duras palavras, fazendo acusações infundadas e ameaçado de processos quando se pensa em responder à altura. É muito complicado que tenhamos pessoas com pensamentos tão limitados e conspiratórios que só pensem que as pessoas fazem as coisas por dinheiro. Dirijo-me ao Presidente deles e peço que aconselhe seus filhotes e que eles tenham um pouco mais de bom senso e educação.

Exposto tudo isso, gostaria de reafirmar: esta rede é minha, apenas minha sem vínculo com ninguém mais. É extremamente desagradável que eu tenha que parar no meio do meu expediente para escrever isso para vocês.
Também peço desculpas a todos aqueles que, independente do partido, tenham que se deparar com essas declarações. O meu compromisso é com vocês, dilmetes, independente se você é do time dos vermelhos, dos tucanos, do dudu ou dos sustentáveis. Sou a Presidenta de todos!

Diante de tudo o que foi dito, hoje vou tirar o dia para refletir e tomar a decisão se continuamos ou não juntos aqui. Por isso, vou analisar todos os pontos e hoje às 20h, eu farei uma nota oficial aqui na página para anunciar se eu, Dilma Bolada, fico ou se vou.
Enfim, tenham certeza que tomarei a melhor decisão para todos nós e peço que entendam e me apóiem independente de qual seja.

Por fim, faço um apelo ao Facebook, ao Alexandre Hohagen, que conhece nossa página, e a imprensa para que todos saibamos o que ocorreu. Vivemos num país livre e nossa maior rede social não pode nos privar o direito ao acesso à informação e a liberdade de expressão e opinião. Informo ainda que hoje, excepcionalmente, não atenderei demandas da imprensa. Espero que compreendam.

Em tempo, agradeço a Folha e a coluna pela ajuda no caso, aqui vocês podem conferir a coluna de hoje: http://bit.ly/18uhIBq

“Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras.”

Brasil, país rico é país onde é assegurado o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos.

#RainhaDaNação #InternetSemPresidenta #DilmaBoladaCensurada #VouLigarProMarkinho #CensuraEuVETO #ImaginaNaCopa #SeuRecalqueBateNaMinhaPopularidadeEVolta

Charge: direiticulite aguda

m-monstro-5073-23-05-13

Tirinha do Adão Iturrusgarai

Corinthians é o time de fora da Europa mais valioso do mundo

Captura de Tela 2013-05-29 às 11.02.45

O Bi-Campeão Mundial Corinthians é o time com a 19ª marca mais valiosa entre os clubes de futebol do mundo, conforme estudo da Brand Finance, e vale US$ 103 milhões. O primeiro colocado é o Bayern de Munique, que vale US$ 860 milhões. Entre os 50 primeiros colocados estão os brasileiros Santos (38º), São Paulo (39º), Flamengo (45º) e Internacional (46º), que são os únicos times de fora da Europa que aparecem na lista.

A lista dos 10 maiores ainda tem Manchester United/ING, Manchester United/ING, Barcelona/ESP, Chelsea/ING,  Arsenal/ING, Liverpool/ING, Manchester City/ING, Milan/ITA e Borussia Dortmund/ALE.

Mas apenas Corinthians e Barcelona são Bi-Campeões Mundiais em torneios organizados pela FIFA.

A Brand Finance disse que os times brasileiros cresceram bastante graças ao crescimento da economia do Brasil e à crescente paixão de seus torcedores.

Tribunal de Contas vai punir municípios não transparentes. E o ICI que descumpre a Lei de Acesso à Informação?

ici-2-2

O Município que descumprir a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009) não receberá a Certidão Liberatória do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR). A certidão tem validade de 60 dias e é necessária para a obtenção de empréstimos e transferências de recursos por meio de convênios, auxílios e subvenções.

A partir de ontem todos os municípios paranaenses estão obrigados a manter portais da transparência na internet. As informações a serem divulgadas estão descritos nos arts. 38 e 42 da Instrução Normativa nº 89/2013 do TCE/PR.

A pergunta que não quer calar do Blog do Tarso ao TCE/PR: o que o tribunal está fazendo com relação ao ICI – Instituto Curitiba de Informática, que descumpre a Lei de Acesso à informação – Lei 12.527/11, há mais de um ano em vigor?

Inclusive é o ICI que recebe muito dinheiro do TCE/PR para cuidar do seu site.

A lei é aplicável a toda a Administração Pública brasileira, inclusive, no que couber, às entidades do Terceiro Setor que recebam dinheiro público, como as OSs, OSCIPs e demais ONGs de interesse público. O ICI e uma OS – organização social que recebe milhões de dinheiro público.

Há mais de um ano pedi para o ICI e ele não me informou:

1. relação dos contratos administrativos, convênios e demais acordos de vontade celebrados entre o ICI e demais órgãos e entidades da Administração Pública do Brasil, com objeto, valor do acordo e vigência, desde a fundação do ICI;

2. relação das verbas financeiras recebidas pelo ICI do Município de Curitiba, desde sua fundação;

3. relação dos contratos administrativos com empresas privadas na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), com o nome da empresa, objeto do contrato, valor e vigência;

4. informação sobre como o ICI realiza a contratação de seus trabalhadores, se por Concurso Público ou por outro meio que atenda os princípios constitucionais da publicidade, isonomia, moralidade, entre outros;

5. relação de todos os trabalhadores do ICI;

6. Acordo Coletivo de Trabalho do ICI;

7. informação sobre como o ICI realiza suas contratações de compras e serviços, se por licitação ou por outro meio que atenda os princípios constitucionais da publicidade, isonomia, moralidade, entre outros;

8. valor da remuneração e demais benefícios recebidos por seus Diretores, Conselheiros e demais cargos de comando como superintendes, gerentes, etc;

9. Estatuto Social do ICI.

10. De quem é a propriedade de todos os softwares elaborados pelo ICI e demais empresas privadas em sua volta, em todos esses anos, tudo com dinheiro público?

Tribunal de Contas, que tal proibir o ICI de receber dinheiro público se ele não informar tudo isso para a população de Curitiba?

Boaventura de Souza Santos trata do neoliberalismo e informa que jovens alemães não sabem quem foi Hitler

adolf_hitler_unpublished_dz2l9_640_05

O diktat alemão

Por Boaventura de Souza Santos

Publicado no jornal português Público em 04.05.2013, reproduzido no site de Boaventura de Souza Santos, divulgado no Brasil pelo Viomundo do Luiz Carlos Azenha

Na reunião de 9 de Abril entre o secretário do Tesouro norteamericano e o superministro alemão Wolfgang Schäuble ficou provado que o fundamentalismo neoliberal domina hoje mais na Europa que nos EUA. Continuar lendo

Brasil é o melhor país em bem-estar na América Latina segundo OCDE

Captura de Tela 2013-05-29 às 01.59.23

No último informe sobre bem-estar econômico e social que é elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, o Brasil passou o México e o Chile em qualidade de vida e está em 33º lugar na lista, liderada por Austrália, Suécia, Canadá e Noruega.

São vários os critérios: habitação, renda, emprego, comunidade, educação, meio ambiente, compromisso cívico (participação na Democracia), saúde, satisfação (felicidade), segurança e equilíbrio vida-trabalho. Você pode mexer na lista ao apontar quais são os critérios mais importantes na sua opinião.

Veja a lista, clique aqui.

Mais informações sobre o Brasil no jornal espanhol El País, já que a velha mídia brasileira não se preocupa em divulgar esse tipo de notícia. No Brasil essa notícia foi divulgada no Blog do Luis Nassif.

Portugal desprivatiza informática do Poder Judiciário

877x658

Conforme o site Público de Portugal, o Ministério da Justiça de Portugal desistiu do projeto da empresa privada Critical Software, que já havia custado meio milhão de euros, que tinha o intuito de criar mais funcionalidades e tornar mais seguro o sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC dos tribunais portugueses.

A empresa havia sido contratada em 2010, por aproximadamente um milhão de euros, mas descumpriu o contrato e o Ministério da Justiça optou pelo trabalho mais eficiente e mais seguro desenvolvido por sua equipa interna de servidores públicos. Ou seja, ocorreu uma estatização da informática.

Enquanto isso a informática no Estado do Paraná segue sendo estatal, por meio da Celepar – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, mas vários de suas atividades-fim vem sendo privatizadas no governo Beto Richa (PSDB). Em Curitiba a informática é privatizada por meio do ICI – Instituto Curitiba de Informática, que é utilizado como mediador de contratos milionários com grandes empresas privadas de informática, sem qualquer licitação.

A melhor universidade da América Latina é brasileira, pública e estatal

ufpr-2

A UFPR, mais antiga universidade do país, símbolo de Curitiba, é a 37ª melhor universidade da América Latina, 12ª do Brasil e a melhor do Paraná. E é estatal.

A USP – Universidade de São Paulo, uma instituição público-estatal, é a melhor universidade de toda a América Latina e três universidades paranaenses estão entre as 100 melhores, segundo a organização britânica QS Quacquarelli Symonds Limited, que é especializada na avaliação de universidades.

A Universidade Federal do Paraná – UFPR está em 37º lugar (12º lugar no Brasil), a Universidade Estadual de Londrina – UEL em 64º e a Universidade Estadual de Maringá – UEM em 84ª. Todas são universidades públicas. Além disso das dez melhores brasileiras, 8 são estatais.

Veja o rankig completo, clique aqui.

Meu filho, você não merece nada

Eliane

Por Eliane Brum, do Blog da Claudia Wasilewski

A crença de que a felicidade é um direito tem tornado despreparada a geração mais preparada

Ao conviver com os bem mais jovens, com aqueles que se tornaram adultos há pouco e com aqueles que estão tateando para virar gente grande, percebo que estamos diante da geração mais preparada – e, ao mesmo tempo, da mais despreparada. Preparada do ponto de vista das habilidades, despreparada porque não sabe lidar com frustrações. Preparada porque é capaz de usar as ferramentas da tecnologia, despreparada porque despreza o esforço. Preparada porque conhece o mundo em viagens protegidas, despreparada porque desconhece a fragilidade da matéria da vida. E por tudo isso sofre, sofre muito, porque foi ensinada a acreditar que nasceu com o patrimônio da felicidade. E não foi ensinada a criar a partir da dor. Continuar lendo

Requião critica o neoliberalismo e as privatizações no Senado. E o PT?

Cinema pela Verdade

307065_471454946266252_577315188_n

O Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, divulga que o Ministério da Justiça, a Comissão de Anistia e o Instituto Cultura em Movimento convidam para o FESTIVAL DE CINEMA PELA VERDADE que promoverá a exibição de filmes com debates sobre o período da ditadura civil-militar. Nesta semana, haverá a exibição dos Filmes Eu me Lembro e Marighella em diversas universidades do país. Hoje ocorreu em Teresina/PI. Veja as outras localidades e dias:

Filme Eu Me Lembro

Dia: 29/05, em Florianópolis – SC

Local: UFSC – auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE)
Endereço: Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/n – Trindade, Florianópolis
Hora: 19h

Dia: 30/05, em Goiânia – GO

Local: UFG
Endereço: Av. Universitária 1.440, Setor Universitário – Goiânia
Hora: 10h

Filme Marighella

Dia: 29/05, em Teresina – PI

Local: Universidade Federal do Piauí – Auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), no Campus Ministro Petrônio Portella
Endereço: Campus Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga – Teresina
Hora: 14h

Quando será que ocorrerá em Curitiba?

image002-1

Inconstitucional: Beto Richa quer que entidades do Terceiro Setor com dívidas trabalhistas recebam dinheiro público

ong-ralo

Um projeto de lei do governo Beto Richa (PSDB) pretende permitir que o Poder Executivo do Paraná repasse dinheiro público para organizações não-governamentais – ONGs que tenham dívidas trabalhistas.

A ideia é simples: para qualquer associação ou fundação sem fins econômicos celebrar um convênio com o Estado e receber milhões de reais, não será necessário que ela apresente certidão negativa de débitos trabalhistas.

E a maioria dos nossos queridos deputados estaduais aprovaram hoje em primeira votação o projeto, com voto contrário apenas da oposição. O deputado Tadeu Veneri (PT) discursou contra o PL.

A lei proposta por nosso governador é inconstitucional.

A Constituição Social e Democrática de Direito de 1988 prevê que compete privativamente à União legislar sobre as normas gerais relativas às licitações e contratos administrativos. 

Desde 2011 a Lei 8.666/93 exige que para a celebração de qualquer contrato administrativo o particular deverá apresentar documentação relativa à regularidade trabalhista, que é a prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

A mesma Lei Nacional de Licitações determina que aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, aos convênios.

Essa obrigação é uma norma geral da Lei Nacional. Ou seja, não pode lei estadual disciplinar em sentido contrário. A lei proposta por Beto Richa é inconstitucional!

Tarso Cabral Violin – advogado especialista em licitações e contratos administrativos, professor de Direito Administrativo e autor do Blog do Tarso

TSE suspende propaganda do PSDB com Aécio Neves

1314252

A pedido do partido dos Trabalhadores, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral Laurita Vaz suspendeu uma propaganda do PSDB que mostra o senador Aécio Neves (PSDB/MG). O comercial irregular foi ao ar na terça-feira (21) e ainda seria exibido no dia 28 e em 1º de junho. Foi julgado como propaganda antecipada para o presidente do partido e pré-candidato à Presidência.

Hoje, Aécio Neves ameaçou blogueiros na Folha de S. Paulo.

Em tempo: veja a decisão do TSE e um desmentido do PSDB. Tirem suas conclusões.

Você quer ser ouvidor municipal de Curitiba?

orelha1

Conforme já informado pelo Blog do Tarso, Curitiba foi a primeira cidade brasileira a implementar a figura do Ombudsman, também chamado de Ouvidor, em 1986 pelo então prefeito Roberto Requião (PMDB), com o apoio do advogado e professor Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes (UFPR). Até o próprio Blog do Tarso tem a figura do Ombudsman, que escreve uma coluna mensal.

A ouvidoria ligada ao poder Executivo criada por Requião foi extinta com a aprovação da Lei Orgânica de Curitiba, e criada uma vinculada ao Poder Legislativo, mas até 2012 não havia sido regulamentada. A Lei Municipal 14.223/2013 prevê que o ouvidor de Curitiba receberá denúncias de irregularidades e reclamações do povo e fará os encaminhamentos aos órgãos competentes.

Qualquer cidadão poderá ser o ouvidor da cidade e receber remuneração de R$ 13.430,00, com mandato de dois anos, podendo ocorrer reeleição para mais dois. O candidato não precisa ser filiado a partido político, precisa ter idoneidade moral, reputação ilibada e notório conhecimento da Administração Pública. O cidadão não pode cumular o cargo de ouvidor com qualquer outro da iniciativa privada ou na Administração Pública, a não ser acumular com o de professor de magistério superior.

A escolha será feita pelos vereadores, a partir de uma lista tríplice elaborada por uma comissão eleitoral composta por três vereadores (escolhidos pelo presidente da Câmara, Paulo Salamuni), três secretários municipais (escolhidos pelo prefeito Gustavo Fruet) e três representantes da sociedade civil organizada, escolhidas por entidades representativas em Assembleia. A Câmara de Vereadores vai lançar no segundo semestre edital sobre o tema. Uma resolução que definisse as regras da eleição precisaria ter sido expedida até o dia 7 de abril, mas está atrasada.

A Comissão Eleitoral receberá os currículos dos cidadãos pretendentes e elaborará uma lista tríplice para enviar à Câmara Municipal, cujos vereadores elegerão uma pessoa, por maioria de votos.

O bruxo Chik Jeitoso já informou que é candidato ao cargo de ouvidor. O autor do Blog do Tarso, por ser especialista em Administração Pública, advogado e professor na área, talvez pretenda participar da comissão eleitoral, representando a sociedade civil, ou mesmo candidato a ser o primeiro ouvidor eleito de Curitiba.

Algumas informações da Gazeta do Povo de hoje.

Aécio Neves ameaça blogueiros na Folha de S. Paulo

O neoliberal Aécio Neves com seu guru, FHC

O neoliberal Aécio Neves com seu guru, o ex-presidente FHC

Na última sexta-feira (24.05.2013) a pré-candidata à Presidência da República, Marina Silva (Rede), em sua coluna semanal no jornal Folha de S. Paulo, criticou o que seria uma “militância dirigida” de partidos ou organizações, que “convivem com os vícios dos preconceitos, mentiras e desinformação”, o que seria um “mensalão da internet”, “uma indústria subterrânea da calúnia”.

Para ela é fácil falar em liberdade de expressão, já que tem uma coluna semanal no maior jornal do país e toda uma mídia que a apoiou em 2010 e a apoia como a candidata anti-Dilma Rousseff (PT) para 2014.

Hoje foi a vez do também pré-candidato Aécio Neves (PSDB), em sua também semanal coluna na mesma Folha de S. Paulo. Se animou com a coluna de Marina de sexta-feira.

Há políticos no Brasil que nunca serão nomes nacionais. Nunca serão presidentes da República. No máximo, presidentes do Senado ou Congresso Nacional. Antônio Carlos Magalhães, Renan Calheiros, Beto Richa, Aécio Neves, Jader Barbalho, Jarbas Vasconcelos. José Sarney estaria nessa lista se não fosse o acidente de percurso com Tancredo Neves em 1985. Fernando Collor de Mello também estaria na lista se não fosse a Rede Globo em 1989, que após edição criminosa do debate, o elegeu contra Luiz Inácio Lula da Silva. Políticos que dominam os meios de comunicação em seus estados. Alguns deles donos de meios de comunicação. Políticos que não se acostumam com o contraditório, pois em seus estados são tratados como reis. É o famoso “coronelismo moderno”, resquício do patrimonialismo existente no Brasil desde 1500.

Aécio é ex-governador de Minas Gerais, que privatizou o Estado e continua no poder por dominar os meios de comunicação do Estado, e atual senador, inexpressivo por viver e pensar mais no Rio de Janeiro do que em seu estado. Sem falar dos problemas pessoais os quais não cabem aqui serem analisados.

Na coluna de hoje, o neto de Tancredo critica o que seria um “verdadeiro exército especializado em disseminar mentiras e agressões” na internet. Se faz de vítima ao dizer que quando recorre à Justiça é acusado de tentativa de censura.

Como é muito bem tratado pela própria Folha de S. Paulo, pela revista Veja e pela Rede Globo e demais velhas mídias (TVs, rádios, revistas e jornais), principalmente a velha mídia mineira, ataca quem defende a democratização das mídias. Claro, para esse tipo de gente a mídia concentrada em oligopólios como ocorre de forma inconstitucional do Brasil é garantia de manutenção do seu poder.

Esses políticos contrários à democratização das mídias são os mesmos que quando estão no poder despejam milhões em publicidade e assinaturas para a revista Veja, a Rede Globo, o jornal Folha de S. Paulo, a rádio CBN, entre outras velhas mídias. Mas criticam qualquer verba destinada para sites e blogs, a não ser que sejam verbas para o UOL, G1, etc.

No final de sua coluna Aécio faz uma ameaça: “calúnia, injúria e difamação são crimes. E assim devem ser tratados”. Com esse discurso ele vai partir para cima dos blogs progressistas de todo o país que mostram a faceta do político que não aparece na TV, rádios e jornais mineiros.

Aécio ameaça com ações judiciais contra os blogueiros. Mas os blogueiros do Paraná e do Brasil estão se organizando para que tenham defesa jurídica contra tentativas de censura e intimidação de políticos poderosos.

Políticos poderosos já ameaçaram e processaram de forma injusta e autoritária o Blog do Tarso, que nem pessoa jurídica é e pode ter que pagar valores próximos a R$ 200 mil em multas e indenizações. Mas por enquanto continuamos firmes na luta!

Tarso Cabral Violin – advogado, professor universitário e autor do Blog do Tarso

Enquete para o governo do Paraná: Requião tem 38%, Gleisi 36% e Beto Richa apenas 12%. Participe!

Hoje ocorreu a Marcha da Maconha em Curitiba

945490_161539404020756_1329840221_n

Hoje ocorreu a Marcha da Maconha em Curitiba, com a participação de aproximadamente mil pessoas. O movimento não têm a intenção de fazer apologia ao uso da maconha, mas de debater a política de drogas e defender a legalização da maconha para todos os tipos de uso.

Morreu o italiano Roberto Civita, dono da decadente revista Veja

Captura de Tela 2013-05-26 às 23.27.25

Faleceu hoje o fundador da revista Veja, o italiano Roberto Civita (76), filho do fundador da Editora Abril, Victor Civita. Roberto teve toda sua formação nos Estados Unidos da América, e era considerado um filhinho de papai. Responsável pela criação da revista Playboy no Brasil.

Era um conservador e neoliberal de carteirinha, e um dos responsáveis por transformar a Veja em praticamente um partido político, que apoia tudo o que há de mais retrógrado.

Ele chegou a presenciar a decadência da revista Veja, que a cada dia perde mais leitores e assinantes para revistas como a Carta Capital, Piauí, Caros Amigos, Época e Istoé, e apenas se mantém porque o governo do Estado de São Paulo é o maior assinante da revista e os governos federal e estaduais são quem mais gastam com publicidade na revista.

Além disso toda a velha mídia vem perdendo leitores para os sites e blogs, e a tendência é a mídia impressa é acabar em pouco tempo.

Documento secreto mostra que Cônsul dos Estados Unidos não gosta de Requião por ele ser anti-privatizações

Tarso cabral Violin

Tarso Cabral Violin (Blog do Tarso), Luiz Carlos Azenha (Viomundo), André Vieira (ParanáBlogs), o senador Roberto Requião (PMDB) e Conceição Oliveira (Maria Frô), no #2ParanáBlogs, em Curitiba/PR, 2013

Um documento secreto de 2008 divulgado hoje pelo Senador Roberto Requião (PMDB/PR), de um site da internet (clique aqui), mostra que o Cônsul dos Estados Unidos da América em São Paulo, de 2008, não gostava do ex-governador Requião.

O responsável pelo Consulado estadunidense não gostava de Requião por ele ter estruturado a TV Paraná Educativa (hoje e-Paraná), uma TV estatal paranaense. Lembremos que é a Constituição da República de 1988 que exige a existências de forma equilibrada de TVs estatais, públicas e privadas. Mas parece que isso não é importante para o norte-americano.

No documento o Cônsul chama Requião de populista, anti-globalização, anti-privatização, e anti-OGM (organismos geneticamente modificados – transgênicos), e critica a Escola de Governo que ocorria toda terça-feira durante o governo Requião, como forma de dar transparência à gestão.

O Cônsul faz uma defesa da propriedade privada e ataca Requião por ele ter questionado judicialmente as altas tarifas do pedágio no Paraná e por ser um apoiador do MST.

O representante do império do norte ainda ataca Requião por nepotismo, mas não há notícia de que os EUA ataquem o atual governador Beto Richa (PSDB) por também contratar esposa e irmão para secretarias.

Por fim, o pateta representante norte-americano ainda chama Requião de “PinoChavez” (populista autoritário), informa que Requião é amigo de Lula e que “mesmo muitos dos seus detratores admitem que ele trabalha duro e proporcionou um bom governo para o seu estado”. Mas diz que os inimigos de Requião acham que ele é “mentalmente perturbado”. Diz que Requião é teatral e que às vezes se assemelha a Hugo Chávez, amigo e aliado a quem hospedou em Curitiba em abril de 2006.

Por fim informa que Requião quis ser presidente da república em 2006 e que pensava em ser novamente em 2010.

Veja o documento original em inglês:

Continuar lendo

Requião e Gleisi estão empatados com 37% na enquete. Beto Richa está em 3º. Participe!