Quero um Fusca pra chamar de meu

Marleth Silva, hoje na Gazeta do Povo

Ele não era uma pessoa de cultivar manias e obsessões. Era do tipo que tem preguiça de manter hobbies que exigem comprometimento. Certa vez teve uma namorada que era mergulhadora. Achou aquilo lindo, fez curso, mergulhou no mar frio de Bombinhas, mas não tinha disposição para dedicar todo fim de semana a uma coisa só. Gostava de ser livre para fazer… nada.

Este rapaz desencanado e resolvido tinha um desejo antigo: queria ter um Fusca. Identificava a raiz do desejo lá atrás, quando, ainda estudante, trabalhou com um comerciante que tinha um Fusca 66. Um dia, esse homem lhe deu carona no Fusca “meia-meia”, como ele dizia. O rapaz ficou impressionado. O carro tinha quase a mesma idade que ele, nascido que era em 1965. O automóvel redondinho era uma peça de colecionador. Continuar lendo

Charge: ARENA

Hoje na Folha de S. Paulo

Unificação e desmilitarização das polícias

Da Claudia Wasilewski

Sou totalmente favorável a desmilitarização da polícia. Já passou da hora de abrirmos claramente e corajosamente a discussão.

Me preocupa quando vejo mais 2.000 policiais militares formados ontem e 30 Comarcas do Paraná sem Delegados. Basicamente se prende para que?
O advogado Clóvis Costa me enviou este excelente texto. Esclarecedor! Com os olhos de vanguarda. O que requer este século.

UNIFICAÇÃO E DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS

Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, diversos projetos de lei e emenda constitucional já foram apresentados com a intenção de reformar, no todo ou em parte, as organizações policiais brasileiras. Entre as proposições mais recentes, merece destaque a PEC 102/2011, de autoria do Senador BLAIRO MAGGI, a qual visa, na esteira das recomendações da ONU, possibilitar à União e aos Estados a criação de uma única polícia.
Hoje, como se sabe, o modelo brasileiro divide o ciclo policial entre duas corporações, cabendo à polícia civil a apuração das infrações penais e as funções de polícia judiciária, e à polícia militar o policiamento
ostensivo e a preservação da ordem pública. Este modelo, onde as políticas de prevenção e repressão são concebidas de forma estanque e desarticulada, tem se mostrado extremamente ineficaz, burocrático e oneroso, muito longe de atender satisfatoriamente as necessidades da sociedade brasileira.
Continuar lendo

Gustavo Fruet e Mirian Gonçalves falam para prefeitos eleitos do Paraná

Deputado André Vargas, Gustavo Fruet e Mirian Gonçalves. Foto de Tarso Cabral Violin via Instagram

O prefeito eleito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e sua vice, Mirian Gonçalves (PT), participaram, na manhã desta sexta-feira (23) em Curitiba, do Seminário dos Prefeitos Eleitos. Fruet falou sobre o processo de transição e prioridades para o primeiro ano de governo.

O prefeito eleito de Curitiba explicou que conversou ontem com o coordenador da bancada paranaense na Câmara Federal, deputado Osmar Serraglio. “Pedi ajuda ao deputado Osmar para apresentação de emendas que possam trazer recursos, prioritariamente, para as áreas de saúde e infraestrutura. Estamos trabalhando para que sejam empenhadas o mais rápido possível emendas já aprovadas e que irão garantir recursos para investimentos em ciclomobilidade”, disse.

Além disso, na última semana, o coordenador da equipe de transição, Fábio Scatolin, esteve em Brasília, onde participou de reuniões nos Ministérios do Planejamento, Educação e Saúde. “Nosso desafio é apresentar bons projetos nestas áreas e trazer recursos para Curitiba. Na educação, por exemplo, temos informações importantes de que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação tem recursos a fundo perdido para investimentos em escolas e creches”, explicou.

Fruet lembrou ainda que Curitiba tem grande chance de receber recursos para construção de 22 novas creches já em 2013.

Desde o 2º turno das eleições, a equipe de transição já fez ao menos cinco grandes reuniões com a equipe indicada pelo prefeito Luciano Ducci. “Recebi um primeiro relatório da nossa equipe e detectamos a necessidade de pedir informações complementares relativas a restos a pagar, capacidade de endividamento, financiamentos em andamento e contratos que estão vencendo”, completou Fruet.

Mirian falou sobre a eleição e a importância da eleição da primeira mulher como vice-prefeita em Curitiba.

Gustavo Fruet não vai manter nenhum secretario nem diretor de entidade atual

Dia 1º de novembro o Blog do Tarso já informava a lista de pessoas que não iriam mais ocupar os cargos de secretários, diretores de entidades da Administração Pública indireta do Município de Curitiba e de entidades do Terceiro Setor “parceiras” do município, conforme o post Bomba: saiu a lista dos que não serão os secretários de Gustavo Fruet.

Hoje ratificamos a notícia, no sentido de que todos serão alterados.

Todas as demais notícias em blogs e jornais sobre possíveis indicações são fofocas e especulações.

Vejam novamente a lista de órgãos e entidades e os nomes que não continuarão em seus cargos a partir de 1º de janeiro de 2013:

Prefeito de Curitiba: Luciano Ducci

Secretarias (órgãos da Administração direta):

Abastecimento: Humberto Malucelli Neto

Administração: Dinorah Botto Portugal Nogara

Antidrogas: Hamilton José Klein

Assuntos Metropolitanos: Horácio Monteschio

Comunicação Social: David Campos

Copa do Mundo da FIFA 2014™: Luiz de Carvalho

Defesa Social: Nazir Abdalla Chain

Educação: Liliane Casagrande Sabbag

Esporte, Lazer e Juventude: Marcello Bernardi Vieira Richa

Finanças: João Luiz Marcon

Gabinete do Prefeito: José Antônio Andreguetto

Governo Municipal: Luiz Fernando Jamur

Política Habitacional: Osmar Bertoldi

Meio Ambiente: Marilza do Carmo Oliveira Dias 

Obras Públicas: Mário Yoshio Tookuni

Pessoa com Deficiência: Irajá de Brito Vaz

Planejamento e Gestão: Carlos Homero Giacomini

Procuradoria-Geral: Claudine Camargo Bettes

Recursos Humanos: Maria do Carmo Aparecida de Oliveira

Relações com a Comunidade: Fernando Guedes

Relações Institucionais: Jorge Luiz de Paula Martins

Saúde: Eliane Chomatas

Trabalho e Emprego: Paulo Bracarense

Trânsito: Marcelo Linhares Frehse

Urbanismo: Suely Hass

Entidades da Administração Indireta:

Autarquias:

Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO: Juliana Vellozo Almeida Vosnika

Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP: Carlos Homero Giacomini

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC: Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida

Instituto de Previdência dos Servidores – IPMC: Walkíria Wiziack Zauith de Pauli

Fundações de Direito Público:

Fundação de Ação Social – FAS: Marry Salette Dal-Prá Ducci

Fundação Cultural de Curitiba: Roberta Storelli

Fundação de Direito Privado:

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – FEAES: Tereza Kindra

Sociedades de Economia Mista:

Companhia de Habitação Popular de Curitiba – COHAB: Ibson Gabriel Martins de Campos

Urbanização de Curitiba S.A: Marcos Isfer

Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A: Gilberto José de Camargo 

Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – Curitiba S.A: Viviane Redondo Machado

Paraestatais (ONGs, entidades do Terceiro Setor que atuam pelo interesse público, produtos de privatização):

Instituto Curitiba de Saúde (serviço social autônomo): Ana Schneider Gondim

Instituto Curitiba de Informática (organização social – OS): Renato José de Almeida Rodrigues

Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC (organização social – OS): Nilton Cordoni

ObsCena: o amor é lindo!

Andressa Mendonça e Carlinhos Cachoeira no Instagram

Enquete: Dilma disparada na frente, Aécio e Plinio disputam 2º lugar

Na enquete do Blog do Tarso sobre a corrida presidencial de 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) está com 62.94%, Aécio Neves (PSDB) tem 13.2% e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) 9.14%.

Participe da enquete, na coluna da direita um pouco para baixo.

Se você for divulgar essa enquete, informe a seguinte frase prevista na Resolução nº 23.364 do Tribunal Superior Eleitoral, caso contrário você pode levar uma multa de R$ 53.205,00 a 106.410,00 da Justiça Eleitoral:

“Essa enquete não se trata de pesquisa eleitoral (prevista no art. 33 da Lei 9.504/97), e sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.”

OAB pede fim do financiamento privado de campanha na posse de Joaquim Barbosa

Na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, conclamou os ministros do STF a aprovarem o fim do financiamento privado de campanhas políticas, proposta pela entidade na Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 4650.

Colégio Positivo fica em primeiro no sul do Brasil no ENEM

O Colégio Positivo de Curitiba ficou em primeiro lugar do Estado do Paraná e de todo o sul do Brasil, no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 2011.

Para o privatistas e neoliberais que dizem que a escola pública é necessariamente de baixa qualidade, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ficou em segundo lugar em todo o Estado.

Veja mais resultados, clique aqui.

Parabéns!

Lula recebe na Índia o Prêmio Indira Gandhi

O primeiro-ministro Manmohan Singh, o presidente  Pranab Mukherjee, Lula e Sonia Gandhi juntos na cerimôniaO primeiro-ministro Manmohan Singh, o presidente Pranab Mukherjee, Lula e Sonia Gandhi juntos na cerimônia. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira, na Índia, o prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010. A cerimônia aconteceu no palácio presidencial Rashtrapati Bhavan e contou com a presença do presidente Pranab Mukherjee, do primeiro-ministro Manmohan Singh, e da nora de Indira e presidente do partido Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi. Continuar lendo

Foto do dia: curitibanos vampiros?

Virada Cultural de Curitiba de sol, 11.11.12. Foto de Rafael Urban

No dia 12 de novembro o Blog do tarso divulgou a foto acima com a pergunta: Vampiros?

Eis que hoje o fenômeno se repetiu na greve dos trabalhadores da Copel:

Falta de respeito com o jacaré do Barigui. Não era melhor ele ir para o Zoo de Azulão?

Falta de respeito com o jacaré “Jack” do Barigui. Foi removido no porta-malsd de um pequeno Gol. Não era melhor ele ir para o Zoológico no maior ônibus do mundo, o Azulão do prefeito Luciano Ducci?

Polícia Militar de Beto Richa atuando na greve dos trabalhadores da Copel

Choque de Gestão ou xoki de jeguestão? democracia ou ditadura? Estado Social ou neoliberalismo?

Por favor 2014, chega logo!

Beto Richa quer cobrar contribuição dos servidores inativos e pensionistas

O art. 4º da Emenda Constitucional 41/2003 criou a contribuição dos servidores públicos inativos e os pensionistas. Essa contribuição previdenciária incide apenas sobre a parcela dos proventos e das pensões que supere 50% do limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social para os servidores inativos e os pensionistas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e 60% para os da União. O valor do teto no INSS é de R$ 3.916,20 (Portaria Ministerial nº 02 de 06/01/2012).

O então governador Roberto Requião (PMDB) se negou em implementar a contribuição de servidores inativos e pensionistas no Paraná

Eis que o neoliberal governador Beto Richa (PSDB) vai encaminhar à Assembleia Legislativa a criação da cobrança de contribuição de 11% sobre os valores mensais superiores a R$ 1.958,10.

Isso tem um nome: desrespeito com os inativos e pensionistas e precarização da Administração Pública.

Por favor 2014, chega logo!

Foto do dia: Che Guevara e Leonel Brizola

No Uruguai, em 1961. Foto de Flávio Tavares, no G1, divulgada por Boca Maldita.

Na gestão Beto Richa o Paraná perdeu dez posições no ranking da transparência

Segundo a Gazeta do Povo de hoje, na gestão do governador Beto Richa (PSDB) o Paraná perdeu dez posições no ranking da transparência, e agora está em 14º lugar. No final do governo de Roberto Requião (PMDB) o Paraná estava em 4º lugar, com a nota 6,07. Após dois anos do desastrado e opaco governo Beto Richa, a nota é 5,58. Requião era o único governador de Estado que divulgava o salário de todos os seus servidores e agentes públicos. Essa informação não existe mais no portal do Estado.

Por favor 2014, chega logo!

Lactec está ameaçado de perder benefício fiscal

Sabbag: servidor público não pode comandar uma Oscip. Foto de Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Hoje na Gazeta do Povo

AMANDA AUDI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO

O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) vai manter os benefícios de ser uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) até análise do recurso apresentado pela isntituição à consultoria jurídica do Ministério da Justiça. Mas corre o risco de perder benefícios fiscais. Não há previsão de quando o assunto será decidido. O instituto presta serviços tecnológicos e de pesquisa e tem entre seus associados a UFPR, a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Copel, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Instituto de Engenharia do Paraná.

O Lactec foi descredenciado da condição de Oscip pelo ministério que entendeu que o diretor-superintendente da entidade, Omar Sabbag Filho (PSDB), não poderia ocupar esse cargo por ser servidor público – o que é vedado no caso desse tipo de organização. Sabbag é vereador licenciado de Curitiba e professor da UFPR. Ele foi indicado ao cargo pelo governador Beto Richa (PSDB).

Caso a decisão ministerial seja mantida, o Lactec perde a possibilidade de receber verba do poder público por meio de parcerias. Sabbag, no entanto, argumenta que o Lactec nunca estabeleceu esse tipo de contrato com o poder público. “Prestamos serviços tecnológicos mediante contrato de prestação de serviços, para órgãos públicos ou privados”, afirma. Nesse caso, segundo Sabbag, se a decisão for acatada e o Lactec perder o caráter de Oscip, o único prejuízo seria a perda de benefícios fiscais.

Polêmica

Na época da nomeação de Sabbag no Lactec, a Câmara de Curitiba aprovou uma alteração na Lei Orgânica do município para permitir que um vereador se licencie do cargo por mais de 120 dias para assumir o cargo de superintendente de uma Oscip – isso antes não era permitido. A decisão, polêmica, possibilitou que Sabbag mantivesse o cargo de vereador durante a licença. Na Câmara, ele foi substituído por Jorge Yamawaki (PSDB).

Beto Richa está endividando o Paraná

Segundo a Gazeta do Povo de hoje, o governador Beto Richa (PSDB) vai emprestar R$ 817 mil do Banco do Brasil, o que já é o nono empréstimo desde o início do seu governo, em total de R$ 2,7 bilhões. E mais empréstimos virão, para que os próximos governadores paguem a conta.

Por favor 2014, chega logo!

Gracinha do dia: Beto Richa lança o programa “comida zero”

O “gracinha do dia” foi instituído em homenagem à Hebe Camargo, a rainha das primeiras-damas brasileiras.

Foto do dia: Papai Noel existe, já o resto…

Foto de Ender Love