O pêndulo

relogio-de-parede-pendulo-quartz-herweg-de-madeira-5315-084-1731154

A política é um pêndulo.

Nada mais normal que de tempos em tempos as elites econômicas e midiáticas consigam vitórias eleitorais.

Infelizmente não era para acabar com a corrupção, era para eleger partidos neoliberais afinados com os interesses das elites econômicas e midiáticas para eliminar os direitos trabalhistas, os interesses nacionais, os direitos sociais e os interesses das minorias.

Eles tem o capital e a grande mídia.

Foi assim na década de 1990.

Está sendo assim agora.

Cabe aos movimentos sociais, partidos políticos de esquerda e centro-esquerda e demais setores progressistas da sociedade se unirem, se organizarem e conseguirem barrar o poderio do neoliberalismo e do fascismo.

A saída é “simples”: mais Política, mais Democracia, mais debate, mais Estado laico, mais transparência, mais pluralidade de ideias na TV, rádio e internet, menos poder do dinheiro, menos fundamentalismo religioso, menos analfabetismo político, menos senso comum.

A luta continua!

Anúncios

11 comentários sobre “O pêndulo

  1. Eu vi algo parecido nestas eleições. Fui a uma secção eleitoral fazer meu voto e já era bem de tardezinha. Estava ali somente o presidente da secção, pois que os outros mesários estavam na porta conversando entre si e olhando o vazio daquele prédio naquele momento eleitoral. Então, tentei entabular uma conversa rápida, enquanto se buscava meu nome no caderno de eleitores da secção. Numa visão rápida sobre eleições, comecei a dizer que a juventude estava começando a participar do processo eleitoral e, quando quis dizer que finalmente as pessoas começariam a encarar as eleições como via de participar dos interesses nacionais, o cara, no caso, o presidente da mesa, me fez calar e disse que não se podia comentar coisas além do meu voto. Classe média, ele, de brinquinho nas orelhas, é o tipo que nunca vai pegar sol nas praias da liberdade, pois vivendo de seu papa, e mimado pela mamã, não conhece os campos de batalhas do proletariado, nem saberá o gosto de ser dono de si.

    Curtir

    • Texto eivado de preconceito. E você conhece o campo de batalha do “proletariado” ? então te pergunto; cadê o proletariado para votar no maravilhoso PT agora ? sumiu ?

      Curtir

  2. Povo vota no PT – povo legal.
    Povo vota no PSDB – povo influenciado por “eles” que tem a “mídia”
    Tarso, vai dormir.
    Parabéns ao povo, pobre, sofrido, que deu uma sova no PT.

    Curtir

  3. no seu raciocínio simplista, me diga: porque o PSOL foi melhor que o PT então ? Porque Suplicy foi o vereador mais votado ? Será que é isso mesmo que você está falando ou, simples assim, o povo aprendeu a votar e votou certo ? Enquanto petistas continuarem com o discursinho fácil de eles e nós vão continuar na mesma. Parabéns ao PSOL, a nova esquerda, autêntica.

    Curtir

  4. Interessante que uma vitória contra o PT seja das elites economicas. Foram as elites que levaram Freixo ao segundo turno no Rio e elegeram Suplicy em São Paulo, isso mesmo raciocínio perfeito.
    Vamos arrumar a primeira frase do texto: é normal que depois do fracasso do PT no governo o povo queira algo diferente. Povo votou em pessoas e anti politicos, muita abstenção. Pronto, “simples” assim. Não foi a esquerda que perdeu, foi lula dilma e o PT. Só. O povo, a meu ver, ganhou na festa da democracia. Não eram vocês que queriam o circo então tivemos. Agora não gostaram de resultado. Paciencia.

    Curtir

  5. Esse discurso do Tarso, vitimizando a esquerda, oprimida pelo capital, é completamente falso. O PT foi por 14 anos o partido mais rico e influente do país, ao ponto de eleger o poste Dilma. Vem falar de poder econômico? De mídia? Vai trabalhar rapaz, vê se amadurece.

    Curtir

  6. Fala de transparência como se o governo petista tenha sido um exemplo nesse tema!! Sinceramente, é de uma cretinice sem fim esse texto.

    Curtir

  7. Tarso, tirando Cuba, Venezuela e Coreia do Norte, paraísos democráticos, qual país se aproxima desse seu ideário político?

    Curtir

  8. Excelente pensamento Tarso ! Demorou pra descobrir que perderiam nas urnas ! Perderam assim como todo Corrupto irá perder. Faz uma relação ai dos presos PeTistas e suas contribuições ao butim da Petrobrás e ai TALVEZ você comece a se redimir por apoiar grande parte dessa gente safada. Lembro que o Golpe Acabou, Cunha tá preso lá, junto com o Paloti.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s