O vácuo – Verissimo

100813_verissimo

O Globo de ontem

O vácuo

Os manifestantes contra o governo sabem o que não querem — a Dilma, o Lula, o PT no poder —, mas ainda não pensaram bem no que querem

Houve um tempo em que os cachorros corriam atrás dos carros. Era uma cena comum: vira-latas perseguindo carros, latindo, como se quisessem expulsar um intruso no seu meio. Às vezes viam-se bandos de cães indignados, perseguindo carros que passavam, e dava até para imaginar que um dia conseguiriam alcançar um, dos pequenos, pará-lo, cercá-lo e… E o quê? Comê-lo? Nunca ficou claro o que os cachorros fariam se alcançassem um carro. Era uma raiva sem planejamento. (Hoje, a cena de cachorros correndo atrás de carros é rara. Os cachorros modernizaram-se. Renderam-se ao domínio do automóvel. Ou convenceram-se do seu próprio ridículo).

Os manifestantes contra o governo sabem o que não querem — a Dilma, o Lula, o PT no poder —, mas ainda não pensaram bem no que querem. Se conseguirem derrubar o governo, que cada vez mais se parece com um Fusca indefeso sitiado por cães obsoletos, o que, exatamente, pretendem fazer com o vácuo? A política econômica atual é um sonho neoliberal. Seu oposto seria uma volta à politica econômica pré-Levy? Dependendo de como for impedida a Dilma, o vácuo pode ser preenchido pela ascensão do vice-presidente (tudo bem), pelo eleito num novo pleito (seja o que Deus quiser) ou pelo Eduardo Cunha (bate na madeira). O que os manifestantes preferem? A raiva precisa de um mínimo de previsão.

Uma parte dos manifestantes não tem dúvida do que quer. Da primeira grande manifestação de 2013, passando pelas duas deste ano, o que mais cresceu e apareceu foi a linha Bolsonaro, que pede a volta da ditadura militar e lamenta, abertamente, que os militares não tenham matado a Dilma quando tiveram a oportunidade. Por sinal, o Fernando Henrique talvez se lembre que o Bolsonaro disse a mesma coisa a seu respeito. Mas, enfim, as guerras fazem estranhos aliados.

Sugiro a quem se preocupa com o momento nacional que faça um pouco de arqueologia histórica para manter as coisas em perspectiva. Procure na imprensa da época a reação causada pela marcha da família com Deus pela liberdade contra a ameaça comunista. Também foi uma manifestação enorme, impressionante. E foi o preâmbulo do golpe de 64, e dos 20 anos negros que se seguiram e hoje tanta gente quer ver de novo. Pode-se argumentar que os tempos eram outros, tão distantes que os cachorros de então ainda corriam atrás de carros, e a luta era outra. Mas o triste é que ainda é a mesma luta.

Anúncios

9 comentários sobre “O vácuo – Verissimo

  1. Opa ! vamos então aos fatos: a entrevista foi no GLOBO. Ou seja, esse mi mi mi contra a rede globo não cola mais porque até o Tarso reproduz matéria do globo. O Tarso, claro, não reproduz a pesquisa do data folha, que ele mesmo usa quando interessa, que diz que apenas metade dos manifestantes de quinta apoiam Dilma, e que boa parte deles tem curso superior, o que derruba a tese de que a elite é anti dilma. 20 % isso mesmo, vinte por cento dos manifestantes de quinta feira consideram Dilma RUIM OU PESSIMA. Para 11% dos manifestantes de quinta, Dilma deveria renunciar.

    Curtir

  2. Senhor Verissimo, filho de Èrico, o senhor está usando uma retórica falaciosa, típica de alguém que bem lida com palavras, pegando aqui e ali fatos específicos, um ou outro maluco, que tem em todo mundo ( na Alemanha há quem queira a volta do nazismo…), então, senhor, porque em quase um milhão que foram as ruas tinha lá uma faixa equivocada, um cartaz lamentável falando besteira, o senhor agora desqualifica todos os manifestantes ? Então senhor agora analise para nós o movimento de quinta…o MST invade muitas vezes terras produtivas, invadiu uma fazenda que fazia experiencias com transgenicos para matar a fome da população e depredou as instalações, invadiu fazenda universitária…e a CUT senhor verissimo ? seu presidente foi o primeiro que usou a palavra “Pegar em armas”…o senhor apoia isso, senhor filho do Èrico ? pois é, é duro falar para quem não é manipuladinho de esquerda festiva e tem um pouco mais de senso crítico não ? Os gatos pingados que foram para a rua num dia útil atrapalhar o transito mal sabiam o que queriam, tanto que, para apoiar dilma, atacavam Levy e o ajuste fiscal. Isso mesmo, senhor escritor….os esquerdistas não concordam com a Dilma, aliás, não concordam com nada, são eternas crianças, com pensamento infantil brigando contra a globo, contra um inimigo que não mais existe, não temos ditadura militar senhor, e não vamos ter, eu conheço história, e infelizmente, para quem a conhece, a esquerda perdeu sua grande chance de mudar a nação, optou por se corromper, fazer mensalões, petrolões, igualar-se à direita….não adianta agora senhor, ficar de choro acusando FHC disso ou daquilo, ah, mas o PSDB também roubava…ah é ? mas votamos na esquerda para mudar isso, senhores, agora, já foi, ninguém confia mais, e é mais do que certo que a direta, que já tomou conta do governo Dilma, vai ganhar todas as próximas eleições, então, vamos combinar….o discurso de vocês é lindo, bonito mesmo, mas foi, passou, o bonecão de plástico do lula presidiário foi o símbolo do fim de uma era…era…já…era….

    Curtir

  3. Uma confusão política que só existe na cabecinha dos mal informados, desavisados e mal intencionados.
    Atacam Dilma, Lula e o PT, mas foram eles que fizeram alguma coisa positiva pelo Brasil ou será que já esqueceram o que FHC fez pelo País? Quem mais deseja ver o PT longe do Governo? São os cidadãos mais pobres que mais trabalham e ganham muito mal? Não! São interesses yankees que vêm promovendo ondas de insatisfação contra o governo tendo como base a corrupção que existia na Petrobras e aqui o PT tem grande dose de culpas porque não combateu o analfabetismo, como deixou de politizar o Povo, fomentando o nacionalismo.
    Na falta duma revolução radical muito necessária para defenir bem os interesses da Nação, deveríamos ter um poder judiciário muito honesto e firme na aplicação da lei, impedindo que terríveis bandidos como Eduardo Cunha chegassem a presidir a câmara de deputados. A imensa maioria dos brasileiros ao verem a fisionomia ,do escroque não
    têm duvidas quanto a sua grande falta de honestidde e por aí vai até chegarmos aos bonecos infláveis vestidos de prisioneiros, que mostravam representar Dilma e Lula, franca manifestação desrespeitosa dos autores inteletuais da ofensa quem estão bem escondidos, mas não conseguem fugir das responsabilidades, uma ofensa à dignidade da Presidente da República e ao mui ilustre cidadão que é Lula, sempre muito longe de ser apagado por um espantalho maldoso e comentários que primam pela falta de credibilidade e seriedade. A era Lula não termina nem com sua morte porque novos valores estão surgindo na sociedade que meia dúzia de profetas do além tentam até hoje espalhar o vírus da sinistrose que assiste suas vidas.

    Curtir

  4. Pingback: O vácuo – Verissimo | studio de yoga eduardo padula
  5. Petistas, na grande maioria, negam os fatos e a realidade, porque suas verdades são baseadas em dogmas. Para eles, petistas são bons e os outros, ruins. Simples assim. Não por acaso, Dirceu e Genoíno, condenados pelo STF, nunca tiveram sua permanencia no PT ameaçada. Nega-se que sejam condenados.
    Nessa linha os texto produzidos por petistas situam-se numa realidade paralela, afastada daquela verdadera. Ficam sem sentido e sem conteúdo, por melhor escrito que possam ser.
    O infeliz Veríssimo e o nosso local Braúliobasto fazem bem esse papel, do fanático lunático que persegue uma utopia perdida no século XVIII….

    Curtir

  6. O tal senhor que começa se auto-elogiando, dizendo que escreve bem, comparando-se ao LFV, produz um texto cheio de incoerências e de “retórica falaciosa”. Mente quando diz que a manifestação foi desmerecida por LFV por causa de “uma faixa equivocada”. Sugiro que esse senhor melhore sua visão e pesquise um pouco mais antes de escrever besteira para reconhecer as dezenas ou centenas de “faixas equivocadas”.
    Depois usa fatos isolados (que antes ele havia condenado) para destilar todo seu ódio ao MST. Depois ele se autodenomina “não manipuladinho” e repete todo o noticiário da Globo e assemelhados… Coitado, tá precisando de análise… ou um pouco mais de leitura fora da globo e da veja. (a minúscula é proposital, ok?)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s