O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ameaçou, hoje (28), os professores e educadores públicos que estão em greve desde ontem:
“Voltem para a sala de aula, senão o salário será descontado e isso vai afetar a ascensão no plano de carreira!”
Hoje a polícia militar agrediu os professores que estavam no Centro Cívico.
Os professores não podem ter medo das ameaças desse Richa! Vão continuar em greve e derrubar esse pseudo governador!
CurtirCurtir
Republicou isso em Brasdangola Blogue.
CurtirCurtir
REVOLUÇÃO CULTURAL
Grande Revolução Cultural Proletária (conhecida como Revolução Cultural Chinesa) foi uma profunda campanha político-ideológica levada a cabo a partir de 1966 na República Popular da China, pelo então líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-tung, cujo objetivo era neutralizar a crescente oposição que lhe faziam alguns setores menos radicais do partido, em decorrência do fracasso do plano econômico Grande Salto Adiante (1958-1960), cujos efeitos acarretaram a morte de milhões de pessoas devido à fome generalizada, fato conhecido como a fome de 1958-1961 na China.
A campanha foi acompanhada por vários episódios de violência, principalmente instigada pela Guarda Vermelha, grupos de jovens, quase adolescentes, oriundos dos mais diversos setores (militares, camponeses, estudantes, elementos do partido,governo etc) que, organizados nos chamados comitês revolucionários, atacavam todos aqueles suspeitos de deslealdade política ao regime e à figura e ao pensamento de Mao, a fim de consolidar (ou restabelecer) o poder do líder onde fosse necessário.
Os alvos da Revolução eram membros do partido mais alinhados com o Ocidente ou com a União Soviética, funcionáriosburocratas, e, sobretudo, intelectuais (anti-intelectualismo). Como na intelectualidade se encontravam alguns dos potenciais inimigos da revolução, o ensino superior foi praticamente desativado no país.
Incidental ou intencionalmente, o movimento acabou enfraquecendo os adversários de Mao e representou uma depuração partidária, contra o revisionismo que se insinuava. O processo foi oficialmente terminado por Mao, durante o IX Congresso do Partido Comunista da China em abril de 1969. Todavia, especialistas afirmam que ele durou, de fato, até à morte de Mao, em1976, e a subida ao poder de Deng Xiaoping, então Secretário-Geral do Partido, o qual, gradualmente, deu início às mudanças nos rumos políticos e econômicos do país.
Pouco depois da morte de Mao, os membros do grupo denominado Camarilha dos Quatro (composto por Jiang Qing, esposa do líder falecido, Zhang Chunqiao, Wang Hongwen e Yao Wenyuan) são presos sob a acusação de terem cometidos excessos por ocasião da implementação e consolidação da Revolução Cultural, bem como de ambicionarem tomar o poder.
Segundo Simon Leys [1]:
“a revolução cultural, que de revolucionária só teve o nome, e de cultural só o pretexto tático inicial, foi uma luta pelo poder travada na cúpula entre um punhado de indivíduos, por trás da cortina de fumaça de um movimento de massa fictício.” [2]
A questão de como uma luta pelo poder atingiu níveis tão elevados de violência e desordem social tem intrigado oshistoriadores e especialistas em psicologia de massa e, em decorrência disso, têm sido publicados inúmeros estudos acadêmicos, tanto na China como fora dela, que tentam dar explicações sobre as causas dos acontecimentos daqueles anos.
Foi naquele período que se alavancou a produção e distribuição do Livro Vermelho, como é mais conhecida no Ocidente a coletânea de citações de Mao que exaltam sua ideologia, bem como professam uma forma de culto à sua personalidade.
]
A idéia essencial da Revolução Cultural era manter o fervor revolucionário e um estado constante de luta e superação, sem os quais, acreditava o Grande Timoneiro (apelido de Mao), a revolução comunista estaria fadada ao fracasso. Um dos antecedentes (embora em sentido quase oposto) da Revolução Cultural foi o chamado Desabrochar de Cem Flores (“Que desabrochem cem flores, cem escolas de pensamento…”), na década anterior.
Além disso, a Revolução pretendia tornar cada unidade econômica chinesa (fábricas, fazendas, etc) em uma unidade de estudo e reconstrução do comunismo. Expandindo, portanto, a coletivização, o público para o campo das idéias – o que encontrava natural barreira no academicismo e no hábito de que o conhecimento só deveria ser produzido em centros específicos. Mao acreditava que a próxima fase da Revolução Chinesa seria justamente ultrapassar a revolução da ordem econômica para a ordem ideológica, para a alma do cidadão chinês. Essa é, em síntese, a justificativa para o adjetivoCultural da revolução.
Foi consequência indireta do programa conhecido como Grande Salto Adiante, lançado em 1958. O Grande Salto tinha por objetivos estruturar a produção agrária em sistema cooperativo e organizar a produção industrial, além de outros objetivos específicos como o aumento da produção de minerais através de milhões de pequenas unidades produtoras – os fornos caseiros.
Em 1961 o programa foi abandonado, em razão de diversos insucessos – entre eles a morte de 65 milhões de chineses – e do rompimento entre a China e a União Soviética no ano anterior.
Como consequência do fracasso do Salto houve um período de grande fome no começo da década de 1960, pois a produção agrícola estava em um estado de quase-colapso. Na resolução da crise tiveram sucesso dois promissores elementos do Partido Comunista, Liu Shaoqi e Deng Xiaoping, que começavam então a desafiar o poder e prestígio de Mao. Liu e Deng planejavam remover poderes concretos de Mao e deixá-lo apenas como uma figura decorativa.
Mao antecipou-se aos dois, e passou a atacar Liu em 1963, declarando então a idéia de luta revolucionária cotidiana e também a necessidade de promover uma limpeza nos quadros político, econômico, organizacional e ideológico da República.
Problemas com crítica intelectual nos anos seguintes levariam a uma distensão entre os membros do governo, e, finalmente, em 1966, Mao iniciou a Revolução Cultural. O primeiro comitê foi formado em 29 de Maio daquele ano na Universidade de Tsinghua , com o objetivo de expurgar e eliminar a oposição
A REVOLUÇÃO CULTURAL DA ESTREMA ESQUERDA BRASILEIRA
ESTAMOS FORMANDO NA NOSSA JUVENTUDE A FUTURA GUARDA VERMELHA
COM LULA OPSTU O PSOL
SOMOS DA ESTREMA ESQUERDAESTAMOS NO FACE NOS BLOGS
PROFESSORES DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DAS ESCOLAS FEDERAIS
NOSSOS CONTACTOS ESTÃO NA LIDERANÇA DOS GREMIOS NAS AMIZADES DO FACE
COM NOSSOS ANTIGOS ALUNOS
QUANDO PRESOS POLITICOS TREINAMOS O ATUAL PCC ELES TEM CONSCIENCIA
QUE SÃO ROUBADOS NA HORA CERTA SEREMOS UM TSUMANI DEVASTADOR
CONDENAREMOS A DIREITA A DAREM AULAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS
DA PERIFERIA DA CAPITAL
OS CORRUPTOS SERÃO TRATORISTAS DO MST
OS DELATORES PREMIADOSPARTICIPARÃO DOS DEFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA
RODANDO DE BAIANASPRESTE ATENÇÃO NA LETRA ABAIXO
Apesar de Você
Chico Buarque
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal
Lá lá lá lá laiá
Quando descobriu que o maior desvio da Lava Jato, os 16 Bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, envolvia somente o PSDB, PP e PSB, o juiz Moro atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo, implicando apenas uns gatos pingados, sem citar nenhum político, dando o caso por encerrado. A imprensa ocultou.
Segue a sentença:
Clique para acessar o sentenca-lava-jato.pdf
Descurtir · Comentar ·
O BRASIL ESTÁ DE LUTO VENHA PARA GUARDA VERMELHA
Quando descobriu que o maior desvio da Lava Jato, os 16 Bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, envolvia somente o PSDB, PP e PSB, o juiz Moro atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo, implicando apenas uns gatos pingados, sem citar nenhum político, dando o caso por encerrado. A imprensa ocultou.
Segue a sentença:
Clique para acessar o sentenca-lava-jato.pdf
MEU FILHO TRABALHOU TERCEIRIZADO GANHANDO X NO LUGAR DOS DEMITIDOS
QUE GANHAVAM 2X NO DIA PRIMEIRO DE MAIO PARTICIPE E PROTESTE
SEUS PROFESSOES MAL GANHAM PARA COMER ENQUANTO GERALDÃO
ENVIAPARA O EXTERIOR DINHEIRODA SABESP
SE JUNTE E AJUDE OS SEUS PROFESSORES ILUMINE O PROTESTO
A MIDIA TE ENGANA DESLIGUE A TV LEIA OS BLOGS CONVERSA AFIADA
TIJOLAÇO CAFÉZINHO FORME GRUPOS E PANFLETE A OMETRO
DENUNCIE A JUSTIÇA QUE PROTEGE OS HELICÓPETEROS DE COCAINA
INDONESIA ESTÁ MATANDO BRASILEIROSEXIJA QUE OPCC FALE SÉRIO
COM OS LIDERES DA INDONÉSIANÃO DEIXE QUE FALSOS PASTORES
DESTRUAM OS CATÓLICOSE TRAGAM O ISLAMISMO E OS TALIBÃAS PARA O BRASIL
VIVA REVOLUÇÃO CULTURAL E A GUARDA VERMELHA
PROF,MAURICIO MARTINS
Los Hermanos
Date: Tue, 28 Apr 2015 22:30:07 +0000 To: mauriciomscavassa@hotmail.com
CurtirCurtir