Ao contrário de Lula e Mandela, FHC tentou trazer as Copas de 2006 e 2010 para o Brasil e fracassou

maputodia3 046

Mandela e Lula conseguiram trazer as Copas de 2010 e 2014 para seus países

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, conseguiu trazer a Copa do Mundo de Futebol de 2010 para o seu país.

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conseguiu trazer a Copa do Mundo de Futebol 2014 0 para o seu país.

O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), não conseguiu trazer as Copas do Mundo de Futebol de 2006 e 2010 para o seu país.

O Brasil tentou ser sede da Copa do Mundo durante o governo FHC (1995-2002) por duas vezes, mas foi infeliz em suas ambições.

FHC e o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tentaram junto à FIFA que a entidade escolhesse o maior país da América do Sul como sede das Copas de 2006 ou 2010.

O país do futebol disputou a sede da Copa de 2006 com África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Marrocos, mas perdeu feio.

Em 1999, no auge do projeto neoliberal de FHC, o jornal Folha de S. Paulo dizia que “o projeto brasileiro para 2006 apresenta uma série de problemas estruturais e políticos. O Brasil teria que reformar todos os seus estádios para organizar o evento. (…) A Fifa exige estádios com assentos para todos os torcedores, o que é pouco comum no Brasil. Poucos estádios no país possuem iluminação adequada aos padrões pedidos pela entidade que rege o futebol mundial. Pelas dimensões do país, o sistema de transporte deveria oferecer mais opções para atender torcedores de 31 equipes visitantes”. Na mesma matéria da Folha é informado sobre o apoio do governo FHC, que prometia resolver os problemas estruturais. O jornal ainda informava que no projeto brasileiro uma das apostas era o “sucesso do programa de privatizações do governo”.

Tudo propaganda enganosa. O Brasil vivia o período do desmonte neoliberal, desacreditado interna e externamente. Era o país do espírito de vira-lata.

FHC com a seleção brasileira campeã do mundo em 2002. Ele nunca conseguiu trazer o evento para o Brasil

FHC com a seleção brasileira campeã do mundo em 2002, ao lado de Ricardo Teixeira. O ex-presidente tucano não conseguiu trazer o evento para o Brasil

Foi bastante disputada a escolha para a sede da Copa de 2006. O Brasil da era FHC desistiu três dias antes da eleição, ao ser aconselhado a se retirar devido a falta de infra-estrutura, falta de segurança e estádios defasados. A África do Sul perdeu para 2006, com a Alemanha vencedora como sede, mas conseguiu fácil para 2010.

Apenas em 2007, durante a gestão de Lula, com o Brasil passando a ser respeitado em todo o mundo como uma economia pujante e um país com ótimo desenvolvimento social, a FIFA oficializou a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Após oito anos do governo Lula e mais de três do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT), o Brasil encontra-se em 2014 com estádios modernos, melhoria na infraestrutura e uma verdadeira revolução na área social.

#VaiTerCopa, ainda bem!

nelson-mandela-holds-world-cup-trophy-after-south-africa-chosen-host-2010-world-cup-tournament

Mandela revolucionou a África do Sul, e a Copa do Mundo ajudou o país em sua infraestrutura e imagem internacional

Anúncios

47 comentários sobre “Ao contrário de Lula e Mandela, FHC tentou trazer as Copas de 2006 e 2010 para o Brasil e fracassou

  1. O final foi a melhor parte kkkk, verdadeira revolução na área social? Não vejo isso!!! A segurança continua a mesma, a mesma m&r#@. A educação? uma das piores. Saúde nem se fala. E o transporte público? Não quero nem comentar. Agora me diz: Cadê a revolução na área social?

    Curtir

    • Escolas do ensino fundamental??? cobre dos municípios

      Escolas do ensino médio??? cobre dos estados

      A União faz a parte dela… criou mais 14 universidades públicas, com o PROUNI milhares puderam cursar uma universidade, o PRONATEC é um sucesso no ensino técnico…
      Estude um pouco mais,..

      Curtir

  2. A TV globo está a favor da copa, Tarso, mas como todo o governo, rezando para as manifestações não serem iguais as do ano passado, se forem, bye bye Dilma…

    Curtir

  3. Bom, a vinda da Copa para o Brasil não é um sucesso, confere? Pessoalmente, me sinto muito humilhado pela completa demostrarão de corrupção, incompetência, soberba e pobreza de espirito que o serão o legado dessa copa que o Lula “venceu”.

    Curtir

      • Vamos seguir o Tarso: está tudo bem se a gente não ler a veja, não ver tv, não escutar os rádios, não ouvir os analistas estrangeiros, nem dar muita bola para especialistas locais ou de fora, deixar de lado os níveis óbvios de bagunça, corrupção, desorganização e pesadelo que os gênios adoradores da censura transformaram o país. Mas não tem problema. É só estudar a história.

        Curtir

      • Eu vejo vídeos do Lula , dizendo sabedorias como :
        ir de metrô a estádio é babaquice ;
        Se eu existisse naquela época teria descoberto o Brasil .
        Realmente eu fiquei mais esperto depois destas brilhantes falas .

        Curtir

  4. “…estádios modernos, melhoria na infraestrutura…”????? Não entendi esta parte (acho que estou vivendo em outro Universo Paralelo)

    Perdemos uma ótima oportunidade para fazer algo realmente bom (estadios modernos e obras de mobilidade urbana), mas o que eu vejo são obras ruins, dispendiosas e mal projetadas/executadas. Uma pena.

    Resta torcer para que o vexame da Rio 2016 seja menos catastrófico do que o anunciado.

    Em tempo, não vejo TV e não leio a Veja.

    Um abraço, Tarso.

    Curtir

      • Vc não deve estar muito a par dos acontecimentos para a organização da RIO 2016.(não me informei na TV e nem na Veja)
        Catastrófico SIM. Mas estamos torcendo para dar certo. Ainda temos 720 dias para fazer o que nem saiu do papel ainda.

        Quanto a COPA do mundo já ganhamos da COPA da Africa, infelizmente, 9×2.
        Até o momento 9 operários morreram nas obras (na Copa da África foram 2).

        Saudações aqui do Mundo de Malboro.

        Curtir

  5. “verdadeira revolução na área social”….????

    Se a taxa de desemprego de fato é apenas 5% (a menor desde 2002!!! Uau!!!), como pode num país de 190milhoes de pessoas, 13 milhoes de família ainda dependerem de bolsa família?

    Curtir

      • Tarso, a conta não fecha. 5% de 190 milhoes são 9,5 milhões de pessoas. Se este número estiver correto, se temos realmente apenas 9 milhões de desempregados, não faz sentido termos 13 milhões de famílias ainda recebendo o bolsa família.

        Tem mais gente recebendo bolsa família do que desempregado!!!

        A dita revolução social, com base nos números divulgados pelo próprio Governo (não nada a ver com TV ou com Veja), é uma farsa Tarso.

        Curtir

      • Que tal aplicar a constituição para o valor do salário mínimo que efetivamente cumpra o que fala lá…e a saúde…e a educação ? Não vejo em qual artigo da constituição manda construir estádios nababescos em regiões paupérrimas…

        Curtir

      • Você sabia que o valor do salário mínimo com Lula e Dilma é o dobro de FHC? Vc sabia que a educação e saúde melhorou bastante nos últimos anos, com mais dinheiro, com mais médicos para os mais pobres? Você sabia que a Constituição prevê fomento para a iniciativa privada nos esportes, inclusive no profissional? #VaiTerCopa

        Curtir

    • 5% sobre pessoas em idade de trabalho e não sobre a população total. Ou você vai contar crianças com menos de 14 e pessoas com mais de 65 anos como mão de obra?

      Curtir

  6. Não sei se a história é bem assim.
    Em 2000 a FIFA decidiu que o campeonato respeitaria um rodizio pelos continentes e o primeiro continente seria a Africa. Como país mais desenvolvido a Africa do Sul se tornou a escolha natural daquele mundial. Em 2014 já sabiam que a copa seria na América do Sul. No entanto como a maioria dos países estavam quebrados apenas dois se candidataram: Brasil e e Uruguai. Pouco antes da eleição o Uruguai desistiu alegando problemas estruturais Por isso o Brasil foi escolhido.
    Portanto nem Mandela nem o Lula nem precisaram fazer muito esforço.

    A propósito o Legado da Copa naquele país foi pífio e, ao que parece, aqui não será diferente, infelizmente.

    Fonte: Revista Piaui.

    Curtir

  7. O problema não é o bolsa família, mas sim os conflitos nos números oficiais do governo do PT. Obviamente, a taxa de desemprego esta errada, mais claro que isso só desenhando Tarso.

    Curtir

  8. Esse pessoal aqui tem saudade de FHC???? daquela ruína de país???????????

    Plano Real???? FHC acabou com o plano real em janeiro de 1999, a moeda continuou, mas as bases morreram…
    Convivemos com inflação alta (juros chegaram a 45%), crescimento zero, desemprego recorde, submissão ao FMI, sucateamento da educação, saúde e estatais para privatizar tudo, corrupção sem medida, etc, etc, etc…

    O Brasil ainda tem muitos problemas, mas comparar aquela miséria dos tempos de FHC com o país de hoje é querer ser cego… e o pior cego é aquele que não quer ver…,

    Curtir

  9. E essa copa vai um fracasso total, estádios incompletos, infraestrutura mal acabada, protestos e por aí vai. Dinheiro para investimentos em estádios foi encontrado rapidinho, agora, para saúde, educação e outras coisas é uma burocracia só. Não sou contra a copa do mundo no Brasil, desde que nas outras áreas o dinheiro público seja utilizado de forma correta. E imaginem vocês se o Brasil não for hexa!!! Lembro-me da copa de 98, quando a França passava por uma recessão e foi campeã do mundo. Esse ano com a seleção vai ser a mesma coisa, a Fifa vai abafar a crise que o nosso país está passando e justificar a construção dos estádios.

    Curtir

  10. Tenho feito alguns comentários que simplesmente não têm aparecido neste blog.
    Fica claro que o objetivo do blog não é discutir idéias e sim impor opinião.

    Curtir

  11. Pingback: No Paraná o governador Beto Richa foi o grande derrotado com o sucesso da Copa do Mundo | Blog do Tarso
  12. Petistas são muito engraçados. No governo FHC, ganhamos as copas de 2002 e 1994. Em 1998, fomos vices. Como a turma do PT vive no mundo NÓS&ELES, precisa vencer todas. Lembrete: em 2006, fomos eliminados na semifinal e, em 2010, fomos eliminados nas quartas. Agora, esse vergonhoso 7×1. Aí, bem a lengalenga da candidatura. Hilário!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s