Bolsonaro vai cobrar menos impostos dos ricos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou hoje (4) a redução de uma das faixas do Imposto de Renda (IR). O teto do IR para pessoas físicas, que hoje é de 27,5% para contribuintes que ganham a partir de R$ 4.664,68 por mês, passará para 25%.

Isso vai contra o princípio constitucional da isonomia e a progressividade dos impostos que ocorre em países desenvolvidos como França e Alemanha. A ideia da progressividade é a de que cidadãos dotados de maior poder aquisitivo devem pagar impostos com alíquotas maiores: “quanto mais se ganha, mais se paga”. Para garantir tratamento igual para os iguais e desigual para os desiguais, na medida da desigualdade.

Sobre o IR, no Brasil, a participação da tributação da renda é de apenas 20%, enquanto que nos países desenvolvidos é de 70%. Além disso, a tabela do IR não é alterada desde 2015, o que prejudica os mais pobres.

Na Alemanha os percentuais vão de 22,9 a 53%, na França de 5 a 57%, o que faz com que os ricos paguem mais imposto.

A pequena progressividade no Brasil gera regressividade, com elevada tributação de consumo de bens e serviços, o que faz com que os pobres acabem pagando mais impostos.

O golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) e a manutenção do golpe com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava na frente das pesquisas, com a eleição de Bolsonaro serviu para isso: beneficiar os ricos e colocar os pobres em seu devido lugar, segundo nossa elite econômica.

Anúncios

5 comentários sobre “Bolsonaro vai cobrar menos impostos dos ricos

  1. nao votei nele, mas Porque Lula e Dilma também não reduziram o imposto para o trabalhador ? faz sentido falar em golpe se dilma não foi eleita ? a manutenção da prisao de lula foi o motivo dele nao ser eleito ou foi a condenação em segunda instancia conforme lei da ficha limpa ? Barroso e Fachin são golpistas ? explica melhor para nós.

    Curtir

  2. A elite economica é a dos banqueiros tipo Meireles, ex ministro do Lula, ou Levy, ex ministro da Dilma ?
    Ou elite é FHC, que foi procurado por Hadadd para formar a frente democratica ?
    é impressionante, realmente, que alguns ainda te ouçam, mas acho que sou só eu mesmo, o resto ta na praia.

    Curtir

  3. Se a elite queria alchimim como pode um capitao reformado ser o candidato da elite e como pode ser 57 milhoes de ricos? seu raciocinio esta altamente equivocado, os pobres nao votaram no candidado do barbudo preso, votaram no capitao, e isso nao tem nenhum jeito de negar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s