Curitiba: hoje ato contra o monopólio da velha mídia

13124923_990426231005710_4267703865858984647_n 13124837_987135778001422_3247705504314723538_n

Hoje (5) entidades e movimentos sociais irão às ruas em diversas cidades do Brasil com a bandeira “Monopólio é golpe”. Em Curitiba, o ato se concentrará às 18h na Praça Santos Andrade.

Confirme presença e divulgue a página do evento no Facebook.

A Associação ParanáBlogs estará presente e apoia o evento.

A proposta é fortalecer a denúncia sobre a participação de grupos da mídia tradicional no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O processo hoje está em curso por motivos políticos que deixam a justiça de lado e configuram um golpe de setores de direita. A mobilização é convocada pela Frente Brasil Popular e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, organizações compostas por centrais e movimentos como a Marcha Mundial das Mulheres, CUT, UNE, entre muitos outros.

O que se evidencia é que, como em outros momentos da história brasileira, a grande mídia serve como o influenciador da opinião pública, com atuação nas mais fortes emissoras de rádio e televisão, em jornais, revistas e em meios online. “A imprensa tradicional sempre esteve envolvida no centro das conspirações da política brasileira e agora, nesta articulação do golpe, não foi diferente. Na ditadura militar, essa mesma imprensa ajudou a elaborar o AI-5 junto ao Ex-ministro da Justiça Vicente Rao. Hoje, ela é o centro ideológico e propagandeador das ideias do golpe institucional que o Brasil está sofrendo”, afirma Ana Flávia Marx, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

O envolvimento dos veículos de comunicação no golpe diz respeito a uma disputa de poder e de interesses privados. Segundo Adriana Magalhães, da CUT-SP, “os grandes veículos de comunicação têm promovido um golpe contra a democracia, contra um governo que foi eleito com 54 milhões de votos, mas também um golpe contra a classe trabalhadora em nome da disputa político-partidária. São desprezados os avanços de um projeto societário, os avanços que milhões de pessoas tiveram com a inclusão dos programas sociais, com a elevação do salário mínimo, pelos interesses escusos de setores que envolvem os empresários dos grandes veículos de comunicação, que estão inclusive envolvidos em escândalos de corrupção”.

Além da denúncia sobre a atuação da mídia na conjuntura atual, os movimentos também propõem alternativas para a regulamentação da mídia no país. “Defendemos a democratização da comunicação. A comunicação no Brasil é dominada por apenas 6 famílias. Isso fere a constituição porque cria um monopólio cruzado dos meios, além da presença de vários políticos dominando os meios, o que também é ilegal. A comunicação é um direito. Mas, da forma que está hoje, representa os interesses das classes dominantes, e não da população, das mulheres, negras e negros, trabalhadoras e trabalhadores.  Queremos nosso direito para que possamos fortalecer uma comunicação feminista, que ouça as mulheres e seja feita por elas”, defende Bruna Provazi, da Marcha Mundial das Mulheres.

Anúncios

4 comentários sobre “Curitiba: hoje ato contra o monopólio da velha mídia

  1. Ô gente chata….mídia boa e de confiança são os blogs petistas como o seu, o Brasil 247 (que levou R$ da Jamp), etc…Esses sim são símbolo da imparcialidade e da boa informação. Você deve achar que as pessoas que lêem o seu blog são retardadas mentais. Vai dormir que você ganha mais.

    Curtir

  2. No meu modo de entender,existem dois cancros a serem extirpados no brasil:a Globo e o PMDB:este sim o grande sanguessuga da nação:desde 85:como o maior partido do país não tem candidato a presidente?suga sem nenhum compromisso e como rato abandona o navio quando este está naufragando

    Curtir

  3. Ha ha ha TARSO VOCE FESTEJOU A COPA DAS COPAS DO PT QUE FOI AMPLAMENTE DIVULGADA E APOIADA POR QUEM ? REDE BLOBO. TARSO SE PEDISSEM PRA VOCE DAR UMA ENTREVISTA NA BLOBO VOCE CORRIA PARA IR. NÃO VEM NÃO QUE ACHO QUE ATÉ NOVELA DA BLOBO VOCE ASSISTE.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s