De Clèmerson para Fachin: “é o mais preparado jurista paranaense de sua geração”

A Presidenta Dilma Rousseff (PT) escolheu o Prof. Dr. Luiz Edson Fachin, da UFPR, como novo Ministro do STF. Sua sabatina no Senado será no dia 29 próximo. O Prof. Dr. Clèmerson Merlin Clève, outro grande jurista paranaense da Universidade Federal do Paraná, também era um dos favoritos para a vaga.

O Professor Clèmerson disse ao Blog do Tarso que está muito contente com a escolha, e que Fachin “é o mais preparado jurista paranaense de sua geração” e “um dos maiores civilistas do país, o Paraná estará muito bem representado naquela Corte”. Completou: “Estou certo que, com o seu sofisticado domínio do direito e a sua alta sensibilidade para as aflições que a vida oferece, realizará, como juiz, um trabalho notável, digno da admiração dos brasileiros. A República deve festejar a feliz escolha”.

Fui aluno de Clève no doutorado da UFPR, e sua maior dedicação nos estudos e debates são os temas relativos às principais Cortes Supremas do mundo e ao controle de constitucionalidade. O constitucionalista tem totais condições de ser o próximo professor e advogado do Paraná a ser escolhido para o mais alto posto do Judiciário brasileiro.

 

Anúncios

2 comentários sobre “De Clèmerson para Fachin: “é o mais preparado jurista paranaense de sua geração”

  1. Bem equilibrados os passos da Senhora Dilma Rousseff em sua continuidade na governança de nosso país. Só tenho em casa a TV aberta- mas ninguém dispões de tempo suficiente pra ver 1/3 da disponibilidade paga- e, nessas mídias, quem pode, sabe, e depôs suas impressões a respeito do Dr. Luis Edson Fachin, fê-lo tendo -o um cidadão respeitável e competente, capaz de proporcionar ao brasil, enquanto Estado no contexto global, e à nossa comunidade nacional, justas, dignas e abalizadas apreciações de cada elemento judicial do universo a si atribuído como legislador. Outro sim: Alguns dos seus futuros pares na corte para a qual se dirige, têm-no tal uma pessoa de boas relações, bem-quisto, bem vindo, figurante e protagonista de uma historicidade alinhavada com consistentes desempenhos em sua instância, praticante de profundos estudos em torno, piso e teto de seu ofício, ainda – Eu fiz a mesma leitura de sua performance como gente- um homem simples no trato com alunos e o continente envolvido na uniformização das instituições em quais caminhou com êxito e méritos como docente. O simpático Fachin; Luis Edson, denodado pesquisador, criou pra si e pro mundo uma vigorosa estrutura cognitiva e de praxis social; quem pesquisa apropria-se de instruções e informes relevantes quanto a elementos, princípios, fatos, e pessoas, possibilitando-se, destarte, dar bom proveito ao que se recebe com gratificante alegria e simplicidade; desprendimento no ato de doar o que é bom, entregar-se ao que se diagnostica futuroso. Assim, a PRESIDENTA o enxergou, nos apresenta e entrega para o exercício de nossos olhares e a incansável e projetada construção da PÁTRIA. Sê BEM VINDO Amigo LUIS.

    Curtir

  2. Essa babação de ovo não ajuda em nada a nosso país ir pra frente. Enaltecer sim, dourar a pílula não. Sobe a uma vaga importante, porém continua sendo apenas mais um funcionário público a serviço do povo. Que seja humilde e justo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s