FIFA faz vídeo com curitibano que viu nos estádios as Copas de 1950 e 2014 em Curitiba

Captura de Tela 2014-06-28 às 00.15.55

Durante o jogo Equador 2 X 1 Honduras, no dia 20 de julho de 2014 na Arena da Baixada, pude acompanhar a partida quase ao lado do curitibano Paulo Osni Wendt. Ele assistindo seu segundo jogo em uma Copa do Mundo no Brasil e em Curitiba.

O primeiro foi em 29 de junho de 1950, quando o Paraguai empatou com a Suécia por 2 a 2, no estádio Durival Britto. Paulo foi considerado o “rei da rua” na época, pois foi o único da redondeza a ir à Copa do Mundo em Curitiba, por causa do valor dos ingressos. Um entre oito mil torcedores.

A FIFA, 64 anos depois, elaborou um vídeo sobre essa saga do sr. Paulo (clique aqui), um torcedor fanático do Atlético Paranaense. Filho e neto de atleticanos, o ex-professor vai ao estádio Joaquim Américo desde os três anos de idade, acompanhado pelo pai, e desde os sete anos ia sozinho aos jogos

No dia 16 de julho de 1950 o então aniversariante de 10 anos ouviu em um rádio de válvulas colocado no meio da sala do comerciante Paulo Wendt, com 45 convidados, com muito chopp, gasosa Cini e bolo de fubá. Pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, com narração de Antônio Cordeiro e Jorge Curi no estúdio e César de Alencar no campo, ouviram o Uruguai virar para cima do Brasil em pleno Maracanã lotado, 2 a 1, o Maracanazo, quando o Brasil precisava de apenas um empate e era favorito.

Anos depois Paulo Wendt, o pai do sr. Paulo, seria transformado no mítico “Rei da Noite”, citado na obra de Dalton Trevisan. Histórias do Paraná e de sua capital!

Espero que no dia 13 de julho de 2014, o sr. Paulo, três dias antes de seu aniversário de 74 anos, e todos os brasileiros possam comemorar o Hexacampeonato Mundial do país do futebol que organizou a Copa das Copas.

Captura de Tela 2014-06-28 às 00.15.16

Anúncios

2 comentários sobre “FIFA faz vídeo com curitibano que viu nos estádios as Copas de 1950 e 2014 em Curitiba

  1. Petraglia foi o grande vencedor da copa 2014. o troféu foi a nova ARENA vote CAP GIGANTE, vamos trabalhar pela vitória gente. Não se ganha eleições sentado.

    Curtir

  2. Aproveito a oportunidade para externar publicamente minha admiração pelo trabalho desenvolvido pelo presidengte Mzrio Celso Petraglia em prol do engrandecimento patrimonial do Clube Atlético Paranaense .
    Criticado por alguns mas admirado por muitos. Realizou tudo o que prometeu, CT. Arena com tampa (do caldeirão). Tudo sem emitir papéis sem valores (títulos, ações etc.etc. como em outros tempos). Nossos atletas deverão ser lapidados no CT desde infantis. . Não podemos e não devemos gastar em medalhões. Por tudo isso e mais um pouco vote C A P G I G A N T E.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s