“Este país será o que queremos se conseguirmos garantir a democracia”, diz Lula sobre golpe militar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Em sua mensagem, ele lembra que que aquele momento histórico “suspendeu nosso regime democrático, revogou liberdades essenciais, prendeu milhares de militantes políticos e fez com que outros tantos tivessem que sair do país”.

Lula ressalta que as lembranças da ditadura devem servir para valorizarmos “ainda mais o período democrático que o Brasil vive hoje”. Apenas em períodos de democracia “trabalhadores, mulheres, todos os segmentos sociais podem chegar ao poder pois têm o pleno direito de expressão e manifestação”, afirma o ex-presidente.

O direito à livre manifestação é enfatizado por Lula, que ressalta a importância da participação popular na democracia: “Apenas em uma democracia o povo pode ir às ruas reivindicar seus direitos pois a democracia não é nenhum pacto de silêncio, é a sociedade em movimento buscando novas conquistas”.

“Devemos sim lembrar nosso passado, lamentar o período sombrio pelo qual passamos, mas sobretudo lutar a cada dia para ampliar a nossa democracia, incluindo cada vez mais gente e fazendo com que nosso sistema político represente cada vez melhor o povo brasileiro. (…) Este país será o país que queremos se conseguirmos garantir a democracia”, finaliza.

3 comentários sobre ““Este país será o que queremos se conseguirmos garantir a democracia”, diz Lula sobre golpe militar

    • Esses dias agora eu vi alguns jovens até mesmo defendendo a ditadura militar, e sinceramente me revolta ao ver ao ver isto. O pessoal jovem que não pegou essa època, não tem noção do que é uma ditadura militar, se questiona e se pensa a mas já some rápido, esse blog aqui numa ditadura à mas rapidinho o Tarso ficaria fora do ar assim como o site, kkkk. Além de que os militares brasileiros alta corrupção se vendendo para os americanos, a dívida brasileira teve um salto enorme nesse período.
      Agora ditadura PT, acho que nunca houve tanta democrácia nesse país que nem agora, mas vejo uma juventude com enormes opotunidades que simplesmente jogam tudo no lixo isso e ainda se vêem detentores de uma renomada inteligencia só por terem concluido um mero nível superior, que em 90% de universidades de qualidade de ensino de porta de esquina. Outra coisa que revolta e vejo como o cumulo do absurdo, é trabalhador operário, que pega é diz: que esse Governo PT é populista (tom de forma arrogante), isso é o cumulo da burrice humana, assim como acontece com jovens que dizem essa mesma oração e está usufruindo Ciência Sem Fronteiras, FIES, ProUni, por favor, vocês acham que numa administração de ditadura ou igual a essa atual que se encontra aqui no Paraná, vai haver verba para proporcionar recurso dessa forma para a educação.

      Curtir

Deixe um comentário