Pesquisa: Lula e Dilma disparados na frente no Paraná

Dilma-Lula-posse

Na pesquisa estimulada se apresenta ao eleitor um rol de nomes para que ele faça a escolha de um deles. Na espontânea não é apresentada lista, e o eleitor entrevistado escolhe quem vem em sua mente como o preferido.

Todos os especialistas em pesquisas eleitorais e cientistas políticos sabem que há mais de um ano das eleições, os percentuais em pesquisas espontâneas são bem mais importantes do que os das pesquisas estimuladas.

As taxas obtidas na intenção de voto espontânea indicam um grau de consolidação do voto em determinado candidato, indicam que já “vestiu a camisa” de certo candidato.

A pesquisa estimulada apresentam menor taxa de indecisão e são mais precisas em época mais próxima das eleições. Ele mostra apenas uma situação momentânea, mas em período longínquo das eleições não é tão precisa.

Por exemplo, há mais de um ano das eleições de 1988, um ano antes das eleições de 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) não aparecia bem nas pesquisas e foi o vencedor. Em 1993 Fernando Henrique Cardoso (PSDB) não era o favorito e venceu em 1994.

No Paraná o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff, ambos do Partido dos Trabalhadores, são líderes disparados na pesquisa espontânea para presidente realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas/Gazeta do Povo.

Os petistas têm 8% cada, mais do que o dobro de Aécio Neves (PSDB) com apenas 3%, Marina Silva (Rede ou PV) com 2%, José Serra (PSDB ou PPS) com 2% e Joaquim Barbosa (STF) com 1%. Outros são 2%, não sabem são 70% e nenhum 4%.

Na estimulada Dilma (PT) tem entre 25% e 30%, Marina entre 21% e 30%, Aécio entre 9% e 15%, Serra entre 29% e 34%, e Eduardo Campos (PSB) entre 3% e 7%.

Serra dificilmente será candidato, pois o PSDB vai de Aécio ou Marina. Mesmo se fosse candiato, é trivial que comece bem e perca as eleições, como aconteceu inclusive na eleição para a prefeitura de São Paulo de 2012.

Na mesma pesquisa mostra que 41% dos paranaenses aprovam o governo Dilma.

O Paraná, que sempre foi um Estado mais conservador, ao dar muitos votos para direitistas como o intregralista/fascista Plínio Salgado, Collor (PRN), Afif Domingos (PL), FHC (PSDB), Serra (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Jaime Lerner (PFL) e Beto Richa (PSDB). O Estado está se oxigenando, se atualizando, e mostra agora que reconhece os grandes avanços no Brasil dos últimos 10 anos.

6 comentários sobre “Pesquisa: Lula e Dilma disparados na frente no Paraná

  1. “O Estado está se oxigenando, se atualizando, e mostra agora que reconhece os grandes avanços no Brasil dos últimos 10 anos.”???
    Tem certeza, Prezado Tarso?
    Não tens visto as manifestações nas ruas graças a esses ‘grandes ultimos anos de mudança’ do nosso país?
    Ahh deixe de demagogia meu caro. Não sou adepta de nenhum partido, nem do PT ou do PSDB, nem adepta de nenhum político (exceto o Sr José Antonio Reguffe, que ‘descobri’ nos últimos dias e me impressionou), por isso digo com total ausência de peso na consciência: Nosso país avançou no quê?
    Construíram-se mais casas? Sim! Com material barato e que viraram favelas verticais pelo país adentro.
    Tem-se mais empregos? Sim! Mas onde está a especialização? Foram criadas oportunidades que criam incompetentes… E não oportunidades que criam bons profissionais.
    Temos mais gente comprando pois as linhas de crédito estão mais acessíveis? Sim! Em contrapartida o número de endividados subiu monstruosamente. E o lucro dos bancos sobe como numa montanha-russa, mas nós, os pobres mortais já estamos lá em cima e prontos para cair numa montanha russa sem os trilhos onde a parada final é o abismo.
    Isso está acontecendo no país nos últimos 10 anos?? Não, claro que não! Isso acontece há décadas!
    Nosso país não está se oxigenando! Nosso país está chegando ao ponto de implosão! Nada foi feito de concreto em relação á educaçaõ do povo brasileiro, concreto mesmo só nos estádios.E não me venha dizer que as bolsas e cotas universitárias são um grande avanço porque não são. Um grande avanço seria a destinanção de toda essa verba do ‘esporte’ para a educação, para a segurança. Isso seria oxigenar. O que acontece hoje, prezado Tarso, é que essa oxigenação está somente no bolso dos nossos governantes. A população só anda respirando o gás carbonico dessa ‘linda oxigenação’ e espero não estarmos suficientemente sufocados para parar de gritar nas ruas.

    Curtir

      • Em relação a Globo, desculpe-me, mas a vida atribulada não me permite assistir televisão. Em relação a VEJA, acho que todos os meios de comunicação são tendenciosos. E a VEJA não foge a este estereotipo. Não quero, de forma alguma, induzir esse assunto pelo limiar da teoria da conspiração, como se tudo conspirasse para as ruínas, apenas baseio-me em fatos cotidianos. Do meu cotidiano. Trabalho com obras e estive em várias inaugurações de obras do PAC ao redor do país que já foram entregues sucateadas. Por ter sido técnica por muitos anos (especializada em eletrotécnica) acompanhei de perto o sucateamento de escolas técnicas públicas, e não só as técnicas, como as estaduais e municipais também. Em relação a saúde não me baseio pela bela dicção do Sr Willian Bonner no JORNAL NACIONAL, e sim por experiência própria de um parente e um amigo que vieram a falecer na fila do nosso ineficaz Sistema Unico de Saúde. Mortes inclusive, reclamadas a ouvidoria do Ministerio da Saúde e a CNS que só foram respondidas anos depois.
        Em relação a capacitação o maior problema que tenho hoje na minha empresa é encontrar gente,não capacitada, mas gente que nao quer perder o “bolsa qualquer coisa” com um registro em carteira.
        Prezado Tarso, não discordo que houveram mudanças no país, e acho que a nossa atual presidente é sufocada pela podridão governamental que a rodeia, mas dez anos é muito tempo pra poucas mudanças. Dez anos é muito pouco para roubos da magnitude de um mensalão. E o pouco investimento de dez anos é muito tempo perdido para um investimento que está sendo feito para 30 dias de Copa do Mundo. A questão, meu caro, não é assistir a Globo ou ler mais a Veja, a questão é que o que você lê pela Veja eu vejo, com meus próprios olhos, pelo país adentro.

        Curtir

  2. Que Deus te ouça meu caro amigo, assim como uma possível eleição de Gleisi para o Governo do Estado.

    Como copeliano, espero que a nossa Copel continue nossa e de todos os Paranaenses, pois realmente tenho o maior orgulho da Copel e não quero ver ela em mãos de entidades privadas.

    Um forte abraço!

    Curtir

  3. De Lula ou Dilma com certeza. Mas não é uma barbie maquiada de 13 que vai levar meu voto para o governo do estado, sou trabalhador. Óbvio que o Tereza Louca também não e esse arremedo de piazinho de prédio também não. Para o governo do estado a situação tá péssima.

    Curtir

  4. A primeira impressão não é a que fica! Achei que era um blog sério e imparcial. Mas é mais um peteba, como tantos outros. Decepção total! Tô cheio do saco desse discurso petista dos 10 anos pra cá, 10 anos pra lá…vamos para o lado B, tá na hora de virar o disco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s