Osmar Serraglio não quer saber de índio em terra de branco

putumayo-indians-in-chains_screen

De quem são as terras localizadas no Brasil e em toda a América? Quem foi invadido? Quem foi atacado? Quem foi escravizado? Quem foi assassinado? Quem é o invasor? Quem deve desculpas?

Durante evento que reuniu a elite econômica do oeste parananese, que com certeza não é composta por indígenas, o deputado federal, presidente do PMDB/PR e professor de Direito Administrativo, Osmar Serraglio, vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, disse que os produtores rurais devem se mobilizar contra as “invasões” de indígenas na região de Guaíra e Terra Roxa.

Serraglio disse que é um “absurdo” a forma com que o assunto é tratado colocando em risco a segurança de centenas de famílias de produtores rurais que, segundo ele, “há décadas adquiriram suas propriedades e de repente se vêem no risco de saírem sem direito a nada”.

Mas ele disse que não é contra os índios.

Serraglio informa que o Brasil tem quase 900 mil índios de 305 etnias e 274 idiomas e ocupam 13,3% do território nacional, ou seja, de 851.196.500 hectares, 112.955.193 hectares são formados por terras indígenas. Para ele, portanto, os índios já ocupam muitas terras dos brasileiros.

Triste que um político pense assim…

Anúncios

5 comentários sobre “Osmar Serraglio não quer saber de índio em terra de branco

  1. Só os moradores da nossa região (oeste) sabem quem são os índios brasileiros, não são muitos. Temos um grande problema que o grande aumento da população de índios vindos do Paraguai, onde todos sabemos que há centenas de milhares de índios, estes índios simplesmente estão invadindo o Brasil, e as autoridades não estão vendo, agora deixo uma pergunta para todos, já imagiem se 1/4 dos índios do Paraguai resolverem vir para o Brasil nas aldeia de Guaira, Santa Helena, Laranjeiras, e São Miguel do Iguaçu. Teremos de desapropriar desde Foz do Iguaçu até a regiao de Cascavel para dar terra aos índios. A melhor solução seria ter um controle da Policia Federal de todos os índios Brasileiros ou no futuro teremos sérios problemas.

    Curtir

    • ótima ideia… até porque não existe índio brasileiro. Guarani é guarani, kaigang é kaigang… e a terra é deles.

      Curtir

  2. Eu acredito que os índios merecem justiça, no entanto, sem que se cometa injustiça com outros. O que estamos vendo na forma da FUNAI conduzir a questão, é um desrespeito igualzinho o que foi feito com os índios no passado. Se for assim, está se tratando de vingança contra os produtores. Por que não desapropriam Porto Seguro, Rio de Janeiro, etc? Afinal, não eram terras indígenas também? O que se discute na região oeste o o deputado Serraglio está certo, é a invasão de indios do Paraguai, enviados não sei por quem ao Brasil, e índios vindos de reservas do MS, onde já estavam devidamente reconhecidos. E este país tem muita terra para entregar aos índios, sem que sejam aquelas que o próprio governo titulou para produtores há décadas. Como um Governo concede titularidade baseado na Lei e agora quer rasgar tudo que foi feito?

    Curtir

  3. O que se fala na região é que o Tráfico é responsável pelas invasões, e acho que tem lógica. Índios invadindo toda a costa Oeste, de Guaíra a Foz do Iguaçu a região toda fica sem acesso da Polícia Federal e das polícias todas, vira um grande depósito e ponto de distribuição de drogas, armas, etc. MAIS UM…

    Curtir

  4. Estamos diante de mais uma excentricidade e inércia de nossa justiça enrolada e alinhada com já corrompida a politica, é desanimador asistirmor os desmandos desta façção intitulada de indios do Brasil. Acredito que não temos mais tempo, precisamos nos reunirmos como um grupo forte e vamos defender nosso patrimonio já que o estamos não o faz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s