
Post retificado em 03.01.2013, 01h30.
A polícia civil comandada pelo governador Beto Richa (PSDB) prendeu em flagrante a vereadora de Ponta Grossa/PR, Ana Maria Branco de Holleben (PT), ainda no hospital, quando ela estava sedada em com estado de saúde “delicado”, segundo o delegado.
Segundo a polícia, a vereadora não foi sequestrada, e houve “simulação com objetivo de proteger o interesse próprio”. Ana Maria, uma senhora de 60 anos, recebeu voz de prisão de forma indireta porque está sedada e está sendo autuada em flagrante e tão logo a vereadora reuna condições médicas, será levada a unidade policial para prestar esclarecimentos.
Entendo que não seria caso de prisão em flagrante.
O art. 302 do Código de Processo Civil considera alguém em flagrante delito quem: I – está cometendo a infração penal; II – acaba de cometê-la; III – é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; IV – é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
No caso concreto a vereadora encontrava-se no hospital sendo atendida. Não estava, naquele momento, cometendo crime.
O delegado ainda informa que a autoridade policial ainda pode pedir a prisão preventiva da vereadora.
Prisão preventiva?
Segundo o art. 312 do Código de Processo Penal, a prisão preventiva poderá ser decretada apenas como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.
A vereadora não está garantindo a ordem pública? Piada.
Há conveniência? A vereadora está atrapalhando as investigações? Piada.
Não discuto se foi cometido crime ou não. Isso apenas um processo judicial transitado em julgado é que vai definir, e não um delegado.
Mas não há motivo para a prisão preventiva!
Veja a coletiva de imprensa com o delegado, clique aqui. Ainda dois presos foram expostos indevidamente na entrevista coletiva e poderão acionar a justiça para requererem danos morais junto ao Estado do Paraná.

ESSA HISTÓRIA TÁ MAL CONTADA, ACREDITO QUE A VEREADORA NÃO É NENHUMA PROFESSORA GALDINA PARA FAZER UM TEATRO ESSES, AÍ TEM COISA .
CurtirCurtir
e põe mal contada nisso…
Tarso, sou Bacharel em Direito, e Policial Civil, só uma dica, você precisa melhorar seus conhecimentos a respeito da prisão em flagrante, bem como suas hipóteses, modalidades e possibilidades,
A prisão da “ilustre edil”, se deu em circunstancia do FLAGRANTE IMPROPRIO, onde o agente é perseguido, logo após a infração,
em situação que faça presumir ser o autor do fato. É a hipótese do art. 302, inciso III, do CPP, ja citado por sua pessoa. A expressão “logo após” abarca todo o espaço de tempo que flui para a polícia chegar ao local, colher as provas do delito e iniciar a perseguição do autor.
A crença popular de que é de 24 horas o prazo entre a prática do crime e a prisão em flagrante não tem o menor sentido, eis que, não existe um limite temporal para o encerramento da perseguição. Não havendo solução de continuidade, isto é, se a perseguição não for interrompida, mesmo que dure dias ou até mesmo semanas, havendo êxito na captura do perseguido, estaremos diante de flagrante delito.
Eu to com tanta pena dela por ter sido presa estando sedada… na hora de cometer o ilícito ela não pensou nas consequências, agora que arque com elas e pelo que sei meu caro a “coitadinha” só foi “conduzida” ao reduto prisional após a alta medica, ou seja, NÓS, os POLICIAIS DO BETO RICHA, como você vulgarmente qualificou, não cometemos nenhum irregularidade…
CurtirCurtir
Não é o que dizem advogados, juristas e professores de Direito Penal
CurtirCurtir
Tarso
sinceramente nao sei com quais “advogados, juristas e professores de Direito Penal” vc tem conversado, mas todos q eu conheço corroboram do mesmo entendimento que eu… tanto que isso era materia base em Direito Penal na minha epoca de faculdade, e não é muito dificil verificar tal informação, basta digitar no GOOGLE “Flagrante Improprio” que irás encontrar vários posicionamentos semelhantes, seguindo a mesma linha de raciocionio…
CurtirCurtir
Veja post recente
CurtirCurtir
No estado de “respeito” a vítima é sempre a culpada, enquanto o bandido é idolatrado. vergonha. isso é uma vergonha.
CurtirCurtir
Tarso, essa versão da polícia não têm pé nem cabeça. A vereadora têm longa história de militância e não é uma pessoa burra. Ouvi-la e considerar sua versão dos fatos, para só depois tirar uma conclusão. Polícia de Nato Rocha x vereadora do PT? Aí têm coisa…
CurtirCurtir
Perdi meu tempo vendo a entrevista coletiva! O delegado passou grande parte do tempo fazendo autopromoção, aliás esse parece que gosta de uma câmera, é o mesmo do crime do morro do boi, quis até participar do processo contra a réu na qualidade de testemunha, independente se a vereadora é ou não culpada pois se for deve ser punida com todo o rigor da lei, onde estão os princípios da dignidade da pessoa humana? Há um escracho total da vereadora que a lei processual penal não permite, aliá a CF não permite, tanto é que temos súmula vinculante sobre algemas, esse estrelismo policialesco deve ser combatido, inquérito policial deve ser sigiloso, até porque muita gente já foi presa perante as câmeras da Globo e no curso do processo descobriu-se que era inocente! Não sei se essa senhora é inocente ou culpada, mas esse teatro é abusivo e ilegal.
CurtirCurtir
Por favor né Tarso, você está tentando amenizar o caso. E o segundo motivo para prisão em flagrante? (II – Acaba de cometê-lo). Ora, ela tinha acabado de simular o sequestro.
Não acabe com a sua credibilidade desta forma, caro blogueiro…
CurtirCurtir
Tarso, seria mais nobre você concordar que a história está muito mal contada. A vereadora simulou, sim, o próprio sequestro.
Aliás, já que é para falar mal da polícia, que tal falarmos sobre a perseguição e ameaça por parte de policiais aos jornalistas da Gazeta??
CurtirCurtir
Foi bom que ela estivesse sob efeito de sedativos; assim ela não ficou nervosa.
ESSA PSICOPATA NÃO SERVE PARA REPRESENTAR O POVO.
GUILHOTINA NELA !
CurtirCurtir
Ora meu caro – simulação com objetivo de proteger o interesse próprio, não justifica a prisão?
CurtirCurtir
Tarso, sou petista e de Ponta Grossa, acredito que tem muito o que investigar ainda, principalmente quanto a “mala preta” que o Vereador Laroca afirmou existir em uma entrevista para o Jocelito Canto em uma radio local. Essa “mala preta” pode sim ter motivado a Sr. Ana Maria a cometer essa barbaridade, assim como essa mesma pode ter ido contra essa mala preta terem feito isso com ela, o fato que isso nao pode ficar assim e tem que se esclarecer tudo sobre o sequestro e sobre essa mala preta, que segundo vereadores locais era para eleger um presidente da camera da mesma posiçao do Prefeito.
CurtirCurtir
Até que enfim o BETO RICHA fez alguma coisa após 02 anos de governo, Tarso você só esqueceu de dizer que ela é vereadora do PT, aliás seu partido, que é da coligação do FRUET(ex PMDB/PSDB), que nomeou O “NOVO” OSMAR BERTOLDI, amigo do BETO RICHA, para a secretaria de habitação do governo, tá tudo em casa, liga pro BETO porque ele é do teu time e ele resolve isso rapidinho. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!! MUDANÇA SEGURA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SALVE O CORINTHIANS !!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
e aí Tarso, emudeçeu?
CurtirCurtir
TARSO, NA HIPÓTESE DOS MESMOS FATOS TEREM OCORRIDO COM VEREADOR(A) DO PSDB, VOCÊ MANTERIA O ENTENDIMENTO DE NÃO SER CASO DE FLAGRANTE? ABRAÇO.
CurtirCurtir
sim
CurtirCurtir
Tarso a lei é para todos…se foi errada a prisão ou correta não é o ponto de discussão voce como homem publico não pode nominar uma cooprporação de bons homens como a Policia do estado como policia do Beto, eles são policiais do estado do Paraná.
Em determinados momentos temos de usar a sabedoria e ver que erramos acho que cabe uma retratação sua com os policiais.
Tarso não é porque ela é filiada ao PT que esta sempre certa ou você também, repense será que tudo que envolve o seu partido ele é vitima ???
Analise sua posição sobre esse infeliz comentario, o Beto não tem nada haver com isso, quem fez isso foi uma vereadora do PT junto com pessoas da confiança dela…
CurtirCurtir
policia prendeu por ser assim, essa mulher. se desse um golpe seria justo vc nao ser detido………………
CurtirCurtir
Para quem critica a Veja e a Globo, nota-se que você esta aprendendo muito com eles, não é mesmo? Polícia de Beto Richa… kkkk. A vereadora forjou um sequestro, meu camarada… cara, ela forjou um sequestro. O próprio sequestro.
CurtirCurtir