Alternância de poder e democracia

80413598_thatcher_397121b

É normal que quem seja de direita, conservador, reacionário e neoliberal vote em Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2014.

O problema é que há pessoas, que até são esclarecidas, que para não parecerem de direita, nem conservadoras, nem reacionárias ou neoliberais, alegam que vão votar em Aécio para gerar a alternância de poder, que seria bom para a Democracia e para o combate à corrupção.

Isso é um equívoco!

Os Estados Unidos são uma ditadura “bolivariana”? A Inglaterra é uma monarquia absolutista? A Suécia é um país corrupto? Me parece que não. Os Democratas ficaram no poder nos EUA com Franklin D. Roosevelt e Harry S. Truman de 1933 a 1953. Margaret Thatcher e John Major foram primeiro-ministros pelo Partido Conservador entre 1979 e 1997 no Reino Unido. O Partido Social Democrata na Suécia ficou no poder entre 1936 e 1976 com os primeiro-ministros Per Albin Hansson, Tage Erlander e Olof Palme.

São democracias consolidadas. São países com uma Administração Pública na qual há corrupção, mas em níveis aceitáveis.

Corrupção se combate com a implementação de uma burocracia-deliberativa, com servidores profissionalizados, com controles procedimentais e controle popular da Administração Pública, com transparência.

Democracia representativa não é a obrigatoriedade na mudança dos governantes, mas na abertura de possibilidade dessa mudança. Mas mudança pela mudança, mudança para pior, mudança com retrocesso, não é aceitável.

E é discutível o que é mudança. A mudança no Brasil começou a ocorrer com um trabalhador no poder. A mudança continuou com uma mulher no poder. E esse mudança deve continuar. Uma mudança com redução das desigualdades regionais e sociais, uma mudança com desenvolvimento nacional sustentável, uma mudança com o fortalecimento da classe-média e dos pequenos empresários.

E a mudança vai continuar, com a reforma política com redução do poder financeiro e com o aumento do debate programático, a democratização da mídia, conforme manda a Constituição, uma reforma tributária com a retirada do dinheiro dos ricos e distribuição para os pobres, e com a classe média pagando menos impostos.

Dilma 13.

Anúncios

13 comentários sobre “Alternância de poder e democracia

  1. Pingback: Alternância de poder e democracia | MANHAS & MANHÃS
  2. Sabemos o quanto é importante, neste momento, a alternância no governo federal… A mudança será benéfica para todo o Brasil. Precisamos gente muito mais capaz do que a atual presidente. Aécio é força que o Brasil precisa!

    Curtir

    • Estou de pleno acordo, sabemos o que é melhor, o PT , Lula e Dilma, tiveram suas chances e aproveitaram para fechar o olho para muita prevaricação e apropriação indébita no governo.
      VOTAMOS EM AECIO 45!

      Curtir

    • Aécio é o único capaz de colocar o Brasil no rumo certo do crescimento econômico! É o mais preparado e capacitado, vamos Aécio rumo a vitória!

      Curtir

  3. Equívoco é comparar o Brasil com esses outros países de 1o mundo. A alternancia de poder é benéfica para a democracia sim tendo em vista o aparelhamento do estado que o PT tem promovido.

    Curtir

  4. Equivoco de onde deixa de ser petista cego, seu partido tem quebrado nosso país, levado nossa economia pra vala e oferecem o pão e circo pro povo pra se manterem no poder. A questão não é ser reacionário, mais sim uma mudança nos rumos de um governo sujo, que tem nos quebrado e liderado por bandidos condenados e tratado como heróis

    Curtir

  5. Tarso…Reacionário é um termo que apoiando e aprovando o modo liberal de gestão, não concordo pois tenho amigos de infinitas posição política (aindabem) e vejo em todos, que os mais exaltados, são os que definitivamente defendem um modelo socialista, vivendo e usufruindo de um modelo capitalista. Sou favorável a rotatividade de poderes, assim não teremos as mazelas do autoritarismo e perpetuação do poder.

    Curtir

  6. Pois é…democracia boa é aquela em que o partido que eu voto está no poder, que tem minha ideologia (embora eu não a pratique…) no poder, que mantenha os governantes eternamente….é isso aí, eu tendo o poder, tá tudo bem, o outro é ruim, não sabe nada, é coxinha…eu sou o máximo e sei tudo !

    Curtir

  7. Pois é, na hora de tentar justificar seu amor juvenil pelo PT e pelo Lula e sua funcionária Dilma, a Inglaterra, os EUA, a Suécia e outros países desenvolvidos viram referência. Não dá para começar a querer comparar. Você é torcedor do PT, não eleitor. Você vota no cabresto ideológico, vota no PT por ser PT, independente da pessoa. E depois, quando vai tentar a boquinha no TC, os petistas véios de guerra votam no Camargo. Piada.

    Curtir

  8. Concordo com tudo o que você disse… Votar em um apenas para tirar o outro do poder é mera birra. Ninguém ta ligando para o que vai acontecer com o Brasil, apenas querem tirar o poder da mão do PT. E sinceramente, acho que o nosso país está muito melhor agora com o PT do que com o Governo elitista do PSDB que afundou a economia, o Plano Real por exemplo não foi tão bom como o seu Aécio Neves fala, a cada 1 Dolar o Brasil gastava 5 Reais, ou seja, não ajudou porcaria nenhuma, a moeda se estabilizou porque os pobres pagaram o preço. A fome na època de FHC era generalizada, talvez vocês não saibam disso, mas seus avós, seus pais devem lebrar do quanto foi ruim aquele tempo. Querendo ou não querendo o PT trouxe desenvolvimento e à verdadeira estabilização da moeda e controle da fome.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s