Pesquisa aponta que aeroportos estatais são mais eficientes do que os privados

Captura de Tela 2014-08-15 às 00.42.09

O aeroporto internacional de Curitiba (São José dos Pinhais), Afonso Pena, um aeroporto estatal, com gestão estatal realizada pela Infraero, todo o trimestre é eleito pelos passageiros como o melhor do país, segundo levantamento da Secretaria de Aviação Civil. No levantamento do 2º trimestre de 2014 não foi diferente, com nota 4,10 (de 0 a 5).

Desde 2013 todo o trimestre é exarado o Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos, pesquisa coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC.

No 2º trimestre de 2014 foi realizada pesquisa com 15856 usuários da aviação civil, no momento em que estavam dentro dos aeroportos. Atribuíram notas a itens como preço do estacionamento, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de espera na fila, cordialidade no atendimento, limpeza dos banheiros, restituição de bagagem, informação de voo, internet e também a satisfação geral com o aeroporto, nos 15 dos maiores aeroportos do país.

Enquanto isso o maior aeroporto do Brasil, o de Guarulhos, que é gerido por empresas privadas, cada vez piora mais a sua gestão, que é considerada ineficiente, com nota 3,09. Sua colocação vem piorando, era o 9º, depois 13º, 14º, e agora é o 15º lugar (último) entre os aeroportos analisados.

Infelizmente o governo federal, pressionado pelo mercado financeiro e políticos neoliberais, concedeu para a iniciativa privada os aeroportos de Viracopos/Campinas, Guarulhos/SP, Brasília/DF, Galeão/RJ e Confins/MG, cuja maioria piorou na eficiência com a privatização.

A pesquisa desmente novamente a falácia de que a iniciativa privada é mais eficiente do que a Administração Pública.

Veja o relatório completo, clique aqui.

vista_aerea_afonso_pena_aeroporto_051112

2 comentários sobre “Pesquisa aponta que aeroportos estatais são mais eficientes do que os privados

  1. So sendo comissionado do PT pra achar que concessão é iniciativa privada, que concessão é livre concorrência, a deficiência sobre o conhecimento de economia de mercado é deplorável para não dizer inexistente no âmbito acadêmico de direito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s