Cerveja, alcoolismo, Beto Richa e a “licitação ao contrário”

Captura de Tela 2013-08-14 às 17.29.05

Todo brasileiro, maior de idade, tem direito de beber sua cervejinha, desde que depois não dirija a 190 km/h ou exerça outra atividade que requeira habilidade e envolva a vida das pessoas. Longe de mim fazer um discurso careta e puritano.

O problema é o Poder Público fazer propaganda para uma marca de cerveja.

Familiares de alcoólatras ou de pessoas que morreram por causa de acidentes de automóveis decorrentes de bêbados ou por doenças causadas pelo álcool devem se indignar com cenas como a do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), servindo como garoto propaganda de um produto que é uma droga. Uma droga lícita, mas é uma droga.

Outro problema na foto.

Beto Richa deu vários incentivos à nova fábrica da Ambev que será construída em Ponta Grossa. O governador confessou que a Ambev estava sedenta por benefícios estatais ao extremo, e que alguns deles Richa concedeu.

Esse tipo de benefício eu chamo de “licitação ao contrário”.

Numa licitação, a Administração Pública escolhe a melhor proposta de uma empresa privada para posterior contratação. Ou seja, a melhor proposta privada vence. Nesse tipo de benefício concedido à Ambev, várias cidades e estados correm atrás de empresas privadas e concedem vários benefícios estatais à iniciativa privada. A empresa privada escolhe com quem quer fazer negócio. Isso atende o interesse público?

E o governo Beto Richa não divulgou quais foram os privilégios concedidos à empresa privada. Favor divulgar, em consonância ao princípio da publicidade e a Lei de Acesso à Informação.

Publicidade

6 comentários sobre “Cerveja, alcoolismo, Beto Richa e a “licitação ao contrário”

  1. Realmente lamentável , o Betinho fazendo propaganda de bebidas álcool. Acredito que ele tenha entrado no clima da candidatura Aécinho
    Cunha.Beto ainda é suportável. Insuportável é o falso moralismo de Alvaro Dias, criticando gastos com publicidade. No seu Governo , o PR , desembolso os maiores volumes em propaganda, chegando a ter 20 comercias/ mês no ar na RCPTV. ( Etnia Paranaense-Ciclo da Madeira-Tropeiros, Recuperação de várzea etc.).
    E o Gustavo Fruet que ainda não resolveu o problema de falta de táxi em Curitiba. As concessões de placas um vergonha.

    Curtir

  2. Pingback: Cerveja, alcoolismo, Beto Richa e a “licitação ao contrário” | gorettivermelha
  3. ORIGINAL . bom se nos pudecemos ver esta placa escrito original 100 ,novas escolas ou 100. novos hospitais,ou 100 novos postos de saude ,mas nao nos estamos vendo um desgoverno .100 moral 100 carater 100 planos 100 nada ,este e beto e sua equipe de 100 verganhas .

    Curtir

  4. Totalmente de acordo que os benefícios concedidos pelo Governicha são insensatos. Mas da parte do álcool, vamos e venhamos, ficou exagerado, quem sabe na marcha da família algum mais sensível compraria. Ou ainda lembra os conversadores que sempre tentaram colocar o rótulo de pinguçu no Lula. Tratar o álcool com normalidade não é seguramente o que aumenta os níveis de alcoolismo, em muitos países uma cerveja é considerado alimento. Mas pedindo a saideira, é preciso tomar algo mais forte que cerveja para apoiar o governo estadual.

    Curtir

  5. Me recordo que o Lula foi um grande garoto-propaganda internacional da cachaça brasileira, mas não me recordo de alguém ficar indignado por isso.
    “Aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da Lei” como diria Roberto DaMatta.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s