O Senador Roberto Requião (PMDB) estará presente no 2º Encontro de Blogueiros do Paraná #2ParanáBlogs, onde se discutirá a multa aplicada pelo TRE/PR de R$ 106 mil a pedido de Luciano Ducci (PSB), a Tarso Cabral Violin, autor do Blog do Tarso.
Arquivo diário: 03/04/2013
Após pressão da sociedade Beto Richa desiste de fazer a “privatização 171”, por enquanto
Após grande pressão contrária da sociedade, da blogosfera, da Academia e de vários deputados estaduais, em especial do deputado Tadeu Veneri (PT), o governador Beto Richa (PSDB) decidiu adiar o lançamento do edital da licitação para privatizar 171 serviços públicos pelo programa “Tudo Aqui”, que ele copiou de outros governadores tucanos.
Mais uma derrota do governador, que queria privatizar o mais rápido possível, mas vai ter que ser, pelo menos, transparente na execução desse absurdo.
Ministro Paulo Bernardo defende a regulação das mídias, mas não agora

Sim, o da direita é o atual Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Do lado esquerdo o advogado e ex-deputado federal, Edésio Passos
Após ser criticado pelo PT e pela revista Carta Capital, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), disse que defende a regulação da mídia e o projeto sobre o tema pode ser apresentado até o final do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2014. Vai se basear em elementos da proposta do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) e seu ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.
Paulo Bernardo foi convidado para participar do 2º Encontro de Blogueiros do Paraná #2ParanáBlogs, mas ainda não confirmou se estará presente. Veja sua participação no #2BlogProg em Brasilia.
Charge: igualdade no liberalismo versus Constituição Social e Democrática de Direito
Blogueiros vão ter assessoria jurídica pela liberdade de expressão e contra a censura
Blogueiros criam fundo para batalhas judiciais e sugerem Lúcio Flávio Pinto como primeiro beneficiário
por Luiz Carlos Azenha do Viomundo
Reunidos ontem à noite na sede do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, em São Paulo, blogueiros, ativistas, militantes de partidos políticos, movimentos sociais e advogados decidiram, por consenso, criar um fundo para socorrer financeiramente colegas que sejam alvo de processos judiciais, ameaças ou violência em todo o Brasil.
O fundo de emergência será inicialmente organizado pelo Conselho Nacional da blogosfera, formado por 26 ativistas de todo o Brasil no mais recente encontro da entidade, em Salvador, na Bahia. Uma conta bancária receberá as contribuições de internautas, por enquanto em nome do Barão de Itararé. Decidiu-se também que a entidade terá um corpo jurídico exclusivamente devotado à defesa de blogueiros.
Segundo Altamiro Borges, presidente do Centro, a judicialização do debate político e a ameaça a poderes nunca antes questionados multiplicou o número de ações, que incluem ameaças, agressões e assassinatos.
“Os coronéis acostumados a mandar sem contestação ou crítica, seja em nível nacional, estadual ou local, encontram na Justiça frequentemente o caminho para calar ou intimidar a blogosfera”, afirmou Altamiro. “Com isso, escapam do debate das questões políticas de fundo, como a da democratização da mídia, para um terreno no qual dispõem de maiores recursos”, aduziu.
Presentes, os blogueiros Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna e Lino Bocchini — além deste que vos escreve –, que enfrentam na Justiça ações movidas por grandes corporações da mídia, declararam que não pretendem recorrer ao fundo, nem agora nem no futuro. Conceição Lemes, editora-chefe do Viomundo, explicou: “Há gente que nem dispõe de advogado e que, por falta de recursos, se cala diante de autoridades em várias partes do Brasil. Não é o nosso caso”.
Eduardo Guimarães deixou claro: “É importante que o fundo de apoio a blogueiros tenha critérios claros e pré-estabelecidos para aqueles que serão beneficiados em caso de necessidade. Sugiro que os que se interessarem por tal apoio façam uma contribuição mensal — pequena, talvez simbólica –, de forma que integre o esforço que está sendo empreendido e, assim, faça jus ao eventual apoio do qual poderá vir a precisar. Dessa maneira, não haverá questionamento sobre quem vier ou não a ser apoiado”.
Embora as decisões futuras ainda dependam do Conselho Nacional, vários oradores lembraram como absolutamente prioritário o caso do jornalista/blogueiro Lúcio Flávio Pinto, do Pará. Editor do Jornal Pessoal, Lúcio Flávio foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça a indenizar Cecílio do Rego Almeida, a quem acusou de ser grileiro de terras. Continuar lendo
Um milhão e oitocentos mil acessos ao Blog do Tarso. Obrigado!

O Blog do Tarso acabou de atingir a marca de 1.800.000 acessos. Muito obrigado a todos os leitores, colaboradores, replicadores. E para quem me pergunta: ainda na espera do TSE para ver se a multa de R$ 106 mil será mantida ou anulada.
Um abraço, e nos vemos no #2ParanáBlogs
Polícia Militar comandada pelo governo Beto Richa censura peça de teatro do Festival de Curitiba
Do site da Record R7
Polícia interrompe peça por cena de nudez no Festival de Curitiba
Atores confirmam novo espetáculo e Polícia garante presença (Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS)
Por Miguel Arcanjo Prado*
Enviado especial do R7 ao Festival de Curitiba
A Polícia Militar do Paraná interrompeu a sessão do espetáculo Hasard, do Grupo Erro, de Florianópolis (SC). A trupe catarinense fazia uma apresentação na rua XV de Novembro, ponto turístico da capital paranaense. A montagem integra a programação do Fringe, a mostra paralela do Festival de Curitiba.
Por volta das 20h desta terça-feira (2), a equipe policial comandada pelo Primeiro Tenente Oliveira interrompeu uma das cenas, ameaçando os atores de prisão. A reportagem do R7, que presenciou o fato, questionou ao policial o porquê da ação.
– Na apresentação de ontem ficamos sabendo que eles tiraram a roupa completamente e ficaram nus. Sabemos que a Constituição garante a liberdade de expressão artística, mas ficar nu em uma praça pública é um atentado ao pudor. Ninguém foi preso hoje porque interrompemos antes da cena de nudez.
O R7 também conversou com o diretor do Erro, Pedro Bennaton, ele disse que a proposta do Grupo é discutir “a liberdade” e que eles não querem “ser acima da lei”.
– Nossa nudez é de apenas trinta segundos. Não é algo vulgar ou sexual. Queremos discutir as leis urbanas. Hoje, os policias vieram antes da cena de nudez e nos censuraram. Resolvemos parar porque não temos nenhum aparato jurídico. Ontem chegamos a ser ameaçados de prisão.
A reportagem apurou que a Companhia pretende repetir a performance nesta quarta (3), na rua XV de Novembro, nas imediações do Teatro HSBC. Os policiais também confirmaram ao R7 que estarão presentes.
*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
Guaíra é escolhido o melhor teatro, mas mesmo assim Beto Richa vai privatizá-lo via OS
O Teatro Guaíra é uma autarquia da Administração Pública do Estado do Paraná.
Segundo o seu site, ele foi escolhido pela revista Veja Curitiba o melhor teatro, veja aqui.
Mesmo assim o governo Beto Richa (PSDB) está privatizando o teatro. Vai transferir a gestão do Guaíra para uma entidade do Terceiro Setor qualificada como Organização Social – OS.
Sem licitação, vai privatizar para deixar de fazer concursos públicos e licitações. Não vai mais ter limite de gasto com pessoal. Vai poder contratar parentes de autoridades e fugir da Súmula Vinculante 13 do STF…
Há quase um ano o Blog do Tarso já alertava sobre esse absurdo inconstitucional: Beto Richa começou a privatizar a cultura via OS. Veja a Resolução 54/2012 da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – SEEC, clique aqui.
O STF pode ainda em 2013 declarar inconstitucional o modelo de privatização via OS. O ICI – Instituto Curitiba de Informática é uma OS.
Querem apostar? O Ministério Público e o Tribunal de Contas não vão fazer nada para barrar. Quem sabe a OAB/PR?
Por favor 2014, chega logo!
Hoje lançamento da obra “O Direito Coletivo, Liberdade Sindical e as Normas Internacionais” na UFPR
Os advogados e professores Sandro Lunard Nicoladeli, Tatyana Sheila Friedrich e Andre Franco de Oliveira Passos convidam a todos para o lançamento de obra jurídica “O DIREITO COLETIVO, LIBERDADE SINDICAL e as NORMAS INTERNACIONAIS”, a ser realizado hoje (03 de abril de 2013) às 19h, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Imperdível!






