Quer ser professor de Direito da UFRJ? Concurso público aberto

pr-largo-do-caco-ufrj_1024x768

Clique aqui

Foto do dia: Garibaldis e Sacis

Garibaldis e Sacis, o pré-carnaval de Curitiba. Divulgada por Ana Carolina Caldas

Garibaldis e Sacis, o pré-carnaval de Curitiba. Foto divulgada por Ana Carolina Caldas

O PT e uma sensação que as pesquisas não medem

por Luiz Carlos Azenha no Viomundo

Numa recente palestra na França, aquela em que, ao cobrir, a Folha tirou do contexto palavras do ex-presidente, Lula fez uma declaração de deixar a esquerda brasileira arrepiada, sobre o que ele vê como objetivos do trabalhador (a) brasileiro (a), quiçá mundial: um homem/mulher bonito (a) para casar, uma casinha, um carrinho e um computador/ipad/ipod.

Dado o tom descontraído em que foi feita a declaração, não devemos levá-la ao pé da letra. Porém, fica clara a dimensão material da “ideologia” do lulismo. Lula não se referiu no discurso à necessidade de conquistar o poder para atender àqueles objetivos que havia elencado, talvez um cacoete dos que não querem deixar o jogo muito explícito diante do adversário de classe. Mas ficou subentendido, já que quem discursava era um ex-presidente de dois mandatos. Continuar lendo

O neoliberalismo está acabado? Pense bem antes de responder

foto_mat_39885

No Carta Maior

Observando, atônito, as lições desaprendidas na Grã-Bretanha, na Europa e nos Estados Unidos, me chama a atenção que toda a estrutura do pensamento neoliberal seja uma fraude. As demandas dos ultra-ricos se vestiram de teoria econômica sofisticada e foram aplicadas independentemente de seu resultado. O completo fracasso desta experiência em escala mundial não é impedimento para que se repita. Isto não tem nada a ver com a economia. Tem absolutamente a ver com o poder. A análise é de George Montbiot, do The Guardian

George Montbiot* – The Guardian Continuar lendo

Dois erros graves em charge sobre Lula da Folha de S. Paulo

A charge de Jean Galvão publicada na Folha de S. Paulo de hoje tem dois erros crassos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é defensor da autodeterminação dos povos, e nunca se intrometeu na política interna dos países. Além disso, o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, conhece muito bem Lula, pois acha Lula “o cara” e “o político mais popular da Terra”. A Folha de S. Paulo já começou faz tempo a campanha para Aécio Neves (PSDB) presidente em 2014 e tem medo que ele leve uma lavada da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Charge: pelo financiamento público de campanha

484730_157183084430605_832451891_n

Ducci: depois da calçada de granito, agora é a passarela em rua sem saída para Derosso

Captura de Tela 2013-01-22 às 00.27.25

Depois de estourar o escândalo das calçadas de granito no Batel, um dos bairros mais ricos de Curitiba, agora outro absurdo da gestão do ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB): ele construiu uma passarela que liga a Rua Francisco Derosso até um centro poliesportivo no Xaxim, em uma rua sem saída.

Custou R$ 800 mil e foi construída por um pedido do ex-presidenta da Câmara Municipal, João Cláudio Derroso (ex-PSDB).

O atual presidente do Ippuc, Sérgio Pires, disse que não há nenhum critério técnico que justifique a obra.

Veja o vídeo da RPC/Globo, clique aqui.