324 picaretas

Os-picaretas-chegaram-la

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o texto-base do Projeto de Lei 4330/04, que trata dos contratos de terceirização no setor privado e nas empresas estatais, que possibilitará a terceirização inclusive das atividades-fim, com 324 votos a favor do texto, 137 contra e 2 abstenções.

Luiz Inácio Lula da Silva, após ser deputado federal constituinte nota 10 e antes de ser Presidente da República, disse em 1993, na época do escândalo dos Anões do Orçamento no Congresso Nacional que “há no congresso uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses”.

Em 1995 os Paralamas do Sucesso lançaram a música “Luís Inácio (300 Picaretas)”, composta por Herbert Vianna, em homenagem à famosa frase de Lula. Em 2015 o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, em um visita à Universidade do Pará disse que “tem lá na Câmara dos Deputados uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”.

Eu diria hoje que na Câmara dos Deputados há 324 picaretas, o número exato de deputados que aprovaram a PL 4330. São os deputados que recebem ordens diretas ou indiretas das empresas que financiam suas campanhas eleitorais e que pretendem escravizar ainda mais o trabalhador brasileiro, gerando altos lucros para o mercado.

Terceirizações geram mais precarização, mas exploração, mais trabalho e menos ganhos para os trabalhadores, com uma representação sindical pior, e risco maior de perdas em seus direitos e remunerações.

Quando dizem que o Congresso Nacional é o retrato da sociedade brasileiro, eu discordo. O Congresso Nacional, em sua maioria, é composto por parlamentares pertencentes às elites econômicas e políticas, com representantes do agronegócio, da velha mídia, da indústria armamentista, das igrejas fundamentalistas e do mercado financeiro.

Os trabalhadores são a maioria no país. E vejam, trabalhadores sem ligação direta com os grupos acima citados. Mas esses mesmos trabalhadores acabam votando não em seus representantes diretos, mas sim em deputados pertencentes ou representantes de grupos que massacram, achacam, enganam e exploram os próprios trabalhadores.

Parte da culpa é do nosso sistema eleitoral, que privilegia os políticos ricos ou financiados por empresas. Parte da culpa é da velha mídia, composta por TVs, rádios, jornais e revistas, que influenciam no voto dos eleitores em defesa dos candidatos representantes do grande capital. Parte da culpa é da falta de cultura política dos brasileiros, graças aos mais de 20 anos de ditadura militar no país.

Tudo isso vai mudar apenas com uma reforma política que privilegie o debate de ideias, projetos e ideologias, sem a influência do poder econômico; uma democratização da mídia com o fim dos oligopólios dos meios de comunicação e com um fomento às pequenas mídias; uma cultura política que vai crescer com o tempo, com mais eleições, mais democracia e mais debates políticos.

Enquanto isso vamos ter que combater os riscos de retrocessos a serem implementados pelo Congresso Nacional, como o PL 4330, aumento de privilégios aos políticos, a proposta de redução da maioridade penal, as propostas de redução dos direitos dos trabalhadores, as propostas de reforma política que vão piorar ainda mais nossas eleições (voto distrital misto, distritão, unificação das eleições, manutenção do financiamento empresarial, fim do voto obrigatório), proposta de Impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) sem qualquer fundamento jurídico, as propostas de radicalização das privatizações, a não criação dos impostos para as grandes fortunas, entre outras barbaridades.

Caberá aos partidos políticos de esquerda e centro-esquerda como PSOL, PT, PCdoB, etc., movimentos sociais, sindicatos, estudantes, professores, advogados, servidores públicos, blogueiros progressistas, ativistas digitais e demais cidadãos conscientes dos riscos de retrocesso saírem às ruas, debaterem na internet e na Academia, com o intuito  de pelo menos barrarmos retrocessos, ou quem sabe avançarmos nas conquistas sociais e democráticas em nosso país.

Tarso Cabral Violin – advogado, professor universitário, mestre e doutorando (UFPR), Autor do Blog do Tarso, presidente da Associação dos Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná – ParanáBlogs

Anúncios

22 comentários sobre “324 picaretas

  1. Parte da culpa é do sistema eleitoral? O que é isso companheiro, quer dizer que a Dilma estar ai também é culpa do sistema eleitoral?

    Curtir

      • Não ofende as pessoas por não concordarem com a sua opinião. É por causa disso que o povo está com o ódio do PT e da esquerda. Pois é na sua opinião apenas um lado está certo. Mas a minha opinião não existe lado certo e errado. Sim o do acordo. E o do PT não tem essa visão.

        Curtir

      • Não ignorância , eh na pior das hipóteses inferência em sua tese central falha e absurda. Mas infelizmente existe a verdade e a verdade do PT. Vcs seguem demais a cartilha, eh impressionante …

        Curtir

      • Você vai se candidatar a vereador nesse sistema. Então quem financia sua campanha ? você é rico ou vai ser financiado pela grande mídia ?

        Curtir

  2. Pingback: PT e PSOL foram os únicos partidos políticos grandes que votaram 100% a favor dos trabalhadores | Blog do Tarso
  3. Pingback: Veja a lista dos deputados paranaenses que traíram os trabalhadores | Blog do Tarso
  4. Pingback: Veja a lista dos deputados do Paraná que votaram na defesa dos trabalhadores | Blog do Tarso
  5. Tarso, o que me deixa mais atônito é que a grande maioria dos trabalhadores ficaram parados, numa grande letargia.
    Tirando alguns setores ou pequenos grupos, a grande maioria não pensa ou pensou no que aconteceu.
    Provavelmente só entenderão o que se passa, quando perderem seus empregos e tiverem que arrumar outro e só encontrarem empregos provisórios, porque é isso que tal PL4330 trata.
    Quando ficarem sem ferias, sem 13, etc. e pensarem bem, terá sido tarde.
    Uma lástima este retrocesso, uma perda inestimável depois de tantas décadas de difíceis batalhas, muitas vitórias e derrotas dos trabalhadores brasileiros. Foram muitas greves, balas, gaz, prisões, perda de empregos.
    Pior é, quando se sabe que no dia 15 saíram as ruas fascistas, integralistas, neoliberais, (foram milhões nas ruas) sairam a reclamar o que eles nem sabiam direito porque. e deixaram esta Pl4330 passar no congresso sem ao menos uma palavra de revolta.

    Curtir

  6. Quando o Lula disse que no congresso tinha 300 picaretas, foi a mesma coisa que o Cid Gomes disse, porém este foi demitido sumariamente.

    Curtir

  7. O Pt não tem culpa nenhuma ??????? depois de salvar Renan anos atras, se aliar com Collor e Maluf, passar a mão na cabeça dos envolvidos em corrupção (…teoria do dominio do fato..kkkkkk) agora quer pousar de defensor de trabalhador ? os trabalhadores não aguentam mais tanta incompetencia e corrupção, isso sim…

    Curtir

      • Você não responde porque nada entende de política. Não sou coxinha, lhe garanto, trabalho muito para ter o pouco que tenho. Respeite os outros, coisa que falta para a esquerda por isso despertam tanto ódio e conseguiram, sim, ajudar muito no atual estado de coisas. A manobra de Dilma tentando isolar o PMDB foi desastrosa, as mentiras da campanha (não vai subir a luz…tá tudo bem…) e depois (queremos paciencia…precisa ajuste…) derrubaram sua popularidade, sim, entre os mais pobres. A presidente é uma rainha da Inglaterra, o Brasil um país em crise e com povo empobrecendo, e o PT…bom, o PT….nem vamos conversar, aguardemos a próxima eleição…..

        Curtir

  8. Olá Terso, poderia fazer um grande favor? Reenviar a mensagem de 40 ou 50 minutos de duração, sobre o massacre dos professores, no Paraná, do dia 29/04/2015.

    Desde já, obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s