Blogueira cubana Yoani Sánchez é uma farsa

yoani_sanchez

No Jornal do Brasil

Investigação descobre fraude da blogueira cubana Yoani Sánchez

Velha opositora do governo cubano, a blogueira Yoani Sánchez teve um dos seus truques revelados pelo jornalista francês Salim Lamrani. De acordo com uma investigação conduzida por ele, o perfil de Yoani Sánchez no Twitter é artificialmente “bombado” por milhares de perfis falsos.

Generación Y

Sob o nome de Generación Y, o mesmo do blog que a deixou famosa, o perfil de Yoani no microblog tem 214 mil seguidores. Considerada pela mídia estrangeira como “influente”, ela é seguida por apenas 32 cubanos. Mas as estranhezas não param por aí. 

Super-seguidora

Yoani segue 80 mil pessoas no Twitter, um número completamente descabido. Conforme Salim Lamrani apurou, a blogueira cubana usa sites de troca de seguidores para aumentá-los e parecer mais popular na internet. Em troca de receber novos usuários, ela precisa segui-los. Daí a razão para seguir 80 mil perfis no Twitter.

Super-seguidora II

A fraude da cubana não para por aí. Do total, cerca de 47 mil seguidores do Yoani são falsos. São usuários que não são seguidos por ninguém, não seguem ninguém mais exceto a própria blogueira e sequer têm fotos de perfil.

O medo chama

Vazamentos recentes do Wikileaks indicam que o sucesso de Yoani na internet também tem o dedo do governo norte-americano. Nas correspondências, funcionários do governo americano mostram preocupação com as mensagens pessoais da blogueiras, que poderiam comprometê-la internacionalmente.

Escândalo abafado

A cubana, aliás, protagonizou um dos momentos mais pitorescos da imprensa internacional nos últimos anos. Ela convocou vários jornalistas para uma coletiva de imprensa na qual explicaria um suposto sequestro seguido de espancamento em público. Os agressores seriam integrantes do governo de Fidel Castro.

Só que Yoani apareceu na coletiva sem qualquer traço de agressão no corpo, não soube explicar como as manchas sumiram num intervalo de 24 horas e não apresentou qualquer testemunha.

Anúncios

17 comentários sobre “Blogueira cubana Yoani Sánchez é uma farsa

  1. Essa cubana é o maior 171. Foi paparicada pelo PIG brasileiro mas não teve moral com a presidenta Dilma, que não quis conversar com ela.
    Esses “mártires” criados artificialmente em países que são desafetos do grande eixo sionista vez por outra aparecem do nada e no nada somem, tão incógnitos quanto as sombras em que foram urdidos. É bom que a imprensa internacional séria denuncie estas fraudes. Quem sabe as pessoas parem de falar mal de Cuba sem ao menos conhecer o país.
    Para os que gostam tanto de atos de resistência heroica recomendo pesquisarem um pouco a fundo a resistência Palestina ao genocídio imposto por Israel. Aquilo sim, é um escândalo internacional e parece que ninguém quer enxergar o que acontece ali.

    Curtir

    • Ninguém fala mal de Cuba por interesses ou paixões quaisquer, mas porque lá vige um regime totalitário e truculento. E quanto a esta realidade não pode haver ninguém de bom censo que possa concordar.

      Curtir

      • Você conhece Cuba para falar? Eu conheço e digo uma coisa: é baseado no meu bom SENSO com S que escrevi o comentário acima. Não me venha com retórica de jogos de palavras porque não cola.

        Curtir

  2. Pingback: FATOS & FOTOS
  3. São provavelmente os 32 que ficaram na Ilha…o resto tá em Miami, he, he, he….se cuba fosse bom o pessoal não fugia de lá em jangada enfrentando tubarão. Ponto final.

    Curtir

  4. Só não entendo porque essa gente que insiste que lutou pela democracia no Brasil (e é mentira), insiste em apoiar um regime totalitário na casa dos outros. Fidel não matou ninguém, não prendeu ninguém por crime de opinião, só realizou julgamentos justos e imparciais….é um santo…o problema é a grande mídia imperialista ligado a interesses capitalistas que decendo do grande império sionista….bla bla bla bla bla!!!!! Os petistas brasileiros que estão no poder gastam seu dinheiro nos EUA, levando os filhos para Disney……deveriam ir pra Cuba, Coreia do Norte, etc

    Curtir

    • Falar que “petista” é de esquerda atualmente é a mesma coisa que assinar um atestado de ignorância.
      Quanto a matar e prender pessoas, Fidel foi um revolucionário, oras. Você acha que George Washington, tão adorado pelos americanos, fez o que com os ingleses na guerra da independência americana?

      Curtir

  5. Ainda que essa história seja verdadeira, o PT não tem moral para criticar isso. O partido não é flor que se cheire nessa manobra de manipular resultados no Twitter. Como já é de conhecimento geral, partidários do governo já fizeram manobras antes para conseguir fazer com que determinado assunto ficasse nos trendig topics do site. Uma dessas manobras consistia justamente em criar vários perfis falsos.
    Além do mais, usar a história como pretexto para discutir se Cuba é um lugar exemplar para se viver é de uma inutilidade absurda. Como a vida pode ser boa num país onde as pessoas nem podem exercer atividade econômica, são proibidas de deixar o país, têm acesso controlado à internet, leem apenas um jornal (o estatal Granma) e vivem sob vigilância constante de um governo comandado há 50 anos pela mesma família?

    Curtir

  6. Engraçado que o autor do blog aparece em uma foto usando um Macbook, da Apple – lixo ianque, como costumam chamar. Comprar um produto da Apple não seria financiar o imperialismo americano? E quanto aos casacos da Adidas que Fidel Castro a-do-ra usar?

    Curtir

  7. É a primeira e a última vez que eu entro neste BLog. CRIA VERGONHA NA CARA O COMUNA! Aquela ilha prisão de famintos precisa de ajuda e não de gente pra defender esta canalha. Os poucos corajosos que são capazes de enfrentar os comunas que dominam a política desde o méxico até aqui embaixo são achincalhados por inúteis pagos pelo estado. Vá trabalhar e deixem a moça em paz. Deverias ter vergonha na cara, este discurso de “imperialistas norte americanos” não cola mais. Os vermelhos dominam o Brasil de Norte a Sul mas são capazes ainda de se colocarem como vítimas, ora VÁ CRIAR VERGONHA NA CARA.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s