Governo do Estado vai acabar com a Guarda Mirim de Curitiba

Foto: Davi Ivanowski

Do Rodopiou

Prestes a completar 50 anos, a Guarda Mirim de Curitiba, projeto histórico de inclusão de jovens no mercado de trabalho de Curitiba e Região Metropolitana, poderá ter seu fim praticamente decretado. O Governo do Estado, através da Secretaria da Família vai repassar o projeto para a Prefeitura de Curitiba, provavelmente colocando-o nas mãos da FAS (Fundação de Ação Social).

Em uma parceria que envolve as secretarias da Família, Segurança e Educação, Polícia Militar, SENAC, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de diversos outros órgãos e dezenas de empresas, anualmente, cerca de 300 novos jovens recebem capacitação profissional, participam de atividades que promovem a cidadania e são encaminhados para programas de aprendizagem.

Ouvidos pelo blog, funcionários, professores e alunos que não quiseram se identificar, relataram que, apesar de o estado estar repassando o projeto todo para a prefeitura, a real intenção seria apenas o uso do prédio de uma forma alheia à história e ao interesse da instituição.

Com um significado histórico não só para a Guarda Mirim, mas também para a região, o prédio de três andares foi construído em 1936. Com uma área construída de mais de 7 mil metros quadrados, antes sofria com problemas de infiltração, rachaduras, escadas e forros danificados. Recentemente passou por uma reforma por completo, conquistada após esforços da atual diretoria e funcionários junto ao ex-governador Roberto Requião.

Ainda de acordo as pessoas ouvidas, a partir do próximo ano os alunos já não terão o uniforme padrão e as aulas de comando, ministradas por políciais militares do BPGD e alunos graduados, numa parceria construída há anos, um diferencial que leva aos alunos noções de cooperação, cidadania, grupo, liderança, hierarquia, civismo e esporte.

Ou seja, nas entrelinhas, o projeto acaba.

Uma das partes mais difíceis, relatam, tem sido a troca de funcionários. Alguns da FAS já estão trabalhando no local. Conta-se que uma das primeiras atitudes da nova “gestão” seria retirar a placa que fala sobre a reforma do prédio e a construção da quadra poliesportiva, conquistada no governo Requião.

Se a intenção fosse ampliar o projeto, mantendo a estrutura e organização elogiada e reconhecida por alunos, pais, professores e empresas, a ação seria muito mais do que bem vinda. Mas ao que parece o que haverá é um verdadeiro desmanche.

Praticamente acabar um dos maiores trabalhos de transformação social do estado, que já transformou milhares de vidas por mais de meio século, visando apenas o interesse no prédio e, quem sabe, na lotação política ou de outros fins, é, no mínimo, de uma mediocridade tremenda, tendo em vista o alcance que o projeto pode ter.

Com as explicações, o governo do estado, que já promoveu um grande retrocesso ao transformar a Secretaria da Criança e da Juventude em Secretaria da Família, que pasmem, está sob o comando de uma integrante da família do governador, a secretária Fernanda Richa, que está licenciada para, pasmem novamente, fazer campanha para o atual prefeito. Nem parece que a secretaria é tão importante assim….

Pois é, isso de certa forma dá até mais medo: que Guarda Mirim de Curitiba fique nas mãos de gente do naipe da secretária que, em 2010, foi multada porque pediu votos fora do prazo permitido pela lei eleitoral, enquanto distribuía três mil cobertores de má qualidade à população carente do Parolin.

Uma atitude lamentável.

PS: Este poderia ser apenas mais um post de crítica ao governo do estado e a prefeitura, todos sabem que tenho lado, o que orgulhosamente nunca escondi. Mas não. Aqui escreve um ex-aluno da Guarda Mirim de Curitiba, que reconhece o tremendo esforço que os profissionais e diversos alunos tiverem e tem para manter a instituição em pé.

Anúncios

3 comentários sobre “Governo do Estado vai acabar com a Guarda Mirim de Curitiba

  1. A Guarda Mirim não vai acabar…eu estudo la e vou me formar daqui 2 anos. Perguntamos ao diretor o Sr. Nivaldo, ele nos comunicou que a Guarda Mirim vai continuar, nos falou que nao tem logica , pois eles abriram as inscriçoes para 2013….. Nos falou tbm que quem ira sair sao os profissionais da istituiçao , mas que ela ira continuar….

    Curtir

  2. eu estudo na guarda mirim e o nosso diretor garantiu que a guarda não vai fechar !! isso é pura politica o que estão falando só não precisavam envolver uma instituição séria como a guarda nessa calunia eu estudo lá e vou me formar guarda mirim na que uns meses !! parem de envolver a guarda nessa mentira !!

    Curtir

  3. Eh já se passaram 2anos, e a GM ta lá, infrentando por dificuldades como os aspirantes que entraram em fevereiro de 2014 e ate hoje não possuim uniforme. As inscrições para 2015 não foram nem abertas. Varias empresas já desistiram da guarda. Sinceramente eu acho que a GM não passa desse ano de 2015. 😦 #voltanivaldo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s