Folha de S. Paulo fez um “pente-fino” nas gestões de Gleisi no MS e em Londrina

O jornal Folha de S. Paulo fez um “pente-fino” nas gestões da Ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, de quando ela atuou na Administração Pública no Mato Grosso do Sul e em Londrina. Publicou o resultado das suas investigações hoje e, ao que parece, se decepcionou por não achar nada que denegrisse a imagem de Gleisi.

A Folha encaminhou seus repórteres para Campo Grande e Londrina, e verificou que a Ministra participou do governo do PT em Mato Grosso do Sul, de 1999 a 2001, e em 2022 foi Secretária em Londrina, no Paraná.

O jornal apurou que ela era “dura, mas doce”. Parece até o slogan do Blog do Tarso “ácido, mas sem perder a ternura jamais”.

No governo sul-mato-grossense de Zeca do PT, ela fez uma reforma administrativa que incluía cortes de gastos e de pessoal, fusões e extinções de empresas públicas e mudanças no sistema previdenciário estadual. Sofreu resistência natural do movimento sindical que dava suporte ao governo. “Nós a víamos como uma tecnocrata que defendia uma reforma neoliberal, aos moldes do governo de FHC”, disse para a Folha o secretário-geral da CUT-MS, Alexandre Costa. A reforma pretendia implantar conceitos como metas e prêmios por mérito.

Depois Gleisi foi nomeada secretária de Gestão Pública de Londrina em abril de 2002, na gestão do prefeito Nédson Micheleti (PT). De lá, só saiu para integrar a equipe de transição de Lula. A principal ação dela foi iniciar um plano de cargos e salários em meio a um cenário de enxugamento de gastos, como ocorreu em MS. As contas foram equilibradas no segundo ano de mandato.

A Folha apurou que Gleisi Hoffmann é “dura, mas justa” e muito competente, segundo o ex-governador de MS José Orcírio Miranda dos Santos (PT), o Zeca do PT: “Ela era dura e cobrava muito, mas era justa. E sempre soube dialogar com as forças políticas e os movimentos sindicais.”

Segundo o ex-presidente do PT de Londrina Jacks Dias, Gleisi despertava muita “ternura e empatia”. O atual prefeito da cidade, Barbosa Neto (PDT), diz que Gleisi tem jeito “muito educado, angelical”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s