Veneri pede informações sobre auditoria do Lactec na Consilux (do site do Deputado Tadeu Veneri)
O deputado Tadeu Veneri (PT) está pedindo informações à direção do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) a respeito da participação da empresa no desenvolvimento do sistema de gestão de radares usados pela Consilux, contratada para operar os equipamentos em Curitiba. Veneri quer saber sobre a existência de contrato firmando a parceria entre o Lactec e a Consilux durante o governo de Jaime Lerner.
Informações que chegaram ao deputado apontam que o Lactec seria remunerado por meio da participação de um percentual sobre os valores recolhidos em multas de trânsito. Veneri está requerendo à direção da empresa acesso aos documentos que embasaram a negociação com a Consilux, cujo contrato com a prefeitura de Curitiba está sob investigação devido a denúncias de manipulação no pagamento de multas e outras irregularidades envolvendo os contratos com a Consilux, conforme denúncia feita no programa Fantástico, da Rede Globo, em março.
Veneri está pedindo a confirmação da pareceria entre o laboratório e a Consilux devido ao fato de a prefeitura ter anunciado que o Lactec está fazendo uma auditoria externa no sistema. O deputado questiona se o Lactec tem as condições técnicas e a isenção necessárias para fazer esse trabalho sob encomenda da empresa de urbanização de Curitiba (Urbs). “É necessário verificar a especialização do instituto para desenvolvimento de sistemas desta natureza, bem como para realização de auditorias técnicas’, justificou Veneri.

É evidente que o deputado ignora a real natureza do Lactec, além de ,obviamente, ignorar a idoneidade de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores que compõe o quadro de funcionários do Instituto. Ainda que uma das funções do Legislativo seja a de promover seus interesses, é preciso preservar o pouco que há de bom no campo científico do Paraná.
Alves Jr.
Professor na Capital
CurtirCurtir