Dono de escolas privadas defende privatização da educação e cobrança de mensalidades nas universidades públicas

Em São Paulo estudei no Pueri Domus e em Curitiba no Colégio Dom Bosco. Todos vendidos para Chaim Zaher, controlador do SEB – Sistema Educacional de Ensino, que comanda as escolas privadas COC, Pueri Domus e Dom Bosco.

Segundo a Folha de S. Paulo de hoje, Zaher defende a privatização das escolas públicas e pagamento de mensalidades nas universidades públicas: “escola, para dar certo, tem que ter dono” e “escola tem que ser tratada como empresa”.

Claro, não basta que os donos sejam todos os brasileiros. Dono, de preferência ele.

Os capitalistas da educação têm saudades dos séculos XVIII e XIX, do Estado Liberal. A diferença é que os liberais da época eram revolucionários contra o Absolutismo. Os liberais de hoje, os neoliberais, são inimigos do Estado do Bem-Estar Social. Continuam defendendo o “cada um por si, Deus por todos” e o individualismo. Ainda bem que nossa Constituição de 1988 é uma Constituição Social e determina que a educação é um dever do Estado, e a iniciativa privada deve apenas complementar o ensino público universal e gratuito.

Maria Sylvia Zanella Di Pietro aduz que a gestão democrática do ensino público citada na Constituição “significa a participação do particular na gestão e não a transferência da gestão ao particular”. José Afonso da Silva salienta que o Estado deve prestar diretamente os serviços de educação, e como exceção o repasse de recursos para entidades privadas, ao entender que “a preferência constitucional pelo ensino público importa que o Poder Público organize os sistemas de ensino de modo a cumprir o respectivo dever com a educação, mediante prestações estatais” e que “faculta-se, por exceção, dirigir recursos públicos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas”.

É claro que defendo o ensino público e gratuito para todos os brasileiros, pois o ensino não pode ser tratado como um produto, não pode ser mercantilizado.

Publicidade

5 comentários sobre “Dono de escolas privadas defende privatização da educação e cobrança de mensalidades nas universidades públicas

  1. Dr. Tarso, o Senhor leciona em uma universidade pública ? Imagio que deva doar o seu “salário” para entidades filantrópicas…

    Curtir

  2. Tarso não dê bola para os ultra-conservadores daqui de Curitiba. Eles devem morrer de saudades do Lerner que “deu” de presente o Banestado, já saneado, para o Itaú e ainda tentou privatizar a Copel e a Sanepar, com o agravante que essas duas empresas prestam serviços essenciais à população. Já imaginou quanto estaríamos pagado de tarifa de luz e água se ele tivesse conseguido privatizar as duas ? Devemos tomar como exemplo a privatrização das Tele, hoje temos telefones a vontade, mas pagamos as tarifas mais caras do mundo e o atendimento aos clientes é péssimo.

    Curtir

  3. “Devemos tomar como exemplo a privatrização das Tele, hoje temos telefones a vontade, mas pagamos as tarifas mais caras do mundo e o atendimento aos clientes é péssimo.”
    —————

    claro, a agência que deveria cuidar disso, a estatal ANATEL, não faz nada, fica apenas servindo de apadrinhar cupinchas do Temer e do Sarney.

    se a agencia reguladora fosse séria, não seria assim. Imaginem se tivéssemos apenas a Telebrás…

    ahhh… não esqueço que nossa gasolina que é da Petrobrás (empresa do povo??) , é de PÉSSIMA qualidade e caríssima do mesmo jeito.

    Curtir

  4. A tendência é privatizar mesmo as escolas ! No Ceará ,mais de 90% dos alunos aprovados no vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica são oriundos de escolas PARTICULARES ! Existe até uma disputa entre as escolas particulares para saber qual delas aprova mais no ITA ! A escola estatal está na UTI ! Só falta morrer e enterrar !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s