Nazismo em Curitiba?

Bandeira nazista no consulado alemão, no 1º andar do Edifício Garcez, na década de 30. Hoje na Gazeta do Povo.

Hoje fiquei assustado com a foto do Edifício Garcez em Curitiba publicada na Gazeta do Povo, provavelmente na década de 30, da bandeira nazista hasteada no Consulado alemão que ficava no primeiro andar do edifício, em plena boca maldita.

Já sabia que o integralismo sempre foi forte em Curitiba, que o integralista Plinio Salgado venceu apenas em Curitiba, entre as capitais, nas eleições para Presidente na capital, e que até hoje a direita domina a política curitibana, mas nunca imaginei uma bandeira nazista hasteada livremente no ponto mais importante da capital.

18 comentários sobre “Nazismo em Curitiba?

  1. Bom, não me surpreende. Porque embora o Brasil fosse aparentemente neutro, Getúlio Vargas tinha um acordo por baixo dos panos com os nazistas. Tanto que deportou muitos judeus na época da Guerra. Inclusive a mulher do Luiz Carlos Prestes.

    Curtir

  2. Muito impressionante isso, mas a uns meses atrás vimos nos jornais organizações Nazistas bem ativas na região de Curitiba. Ou seja, essa foto pode mostrar de onde esses grupos atuais se originaram.

    Parabéns Tarso.

    @mhbsantos

    Curtir

  3. meu Deus, quanta besteira. O Nazismo venceu na Alemanha eleições na década de 30. TODOS os consulados colocam bandeiras de suas nações .

    é apenas uma bandeira de Consulado. Não tem nada com o “conservadorismo” Curitibano.

    Acordem pra vida. O muro de Berlim já caiu a mais de 20 anos.

    Se tivessem tirado foto do consulado da URSS , estaria a bandeira comunista lá.

    Curtir

    • O leitor está confundindo. Apologia ao nazismo hoje é crime. Apologia ao comunismo não. Na década de 30 nazismo não era crime, mas duvido que, por exemplo, na Praça da Sé ou na Avenida Paulista em São Paulo existissem bandeiras nazistas hasteadas…

      Curtir

      • quem está confundindo é o autor. O qual tenta atribuir a bandeira nazista, que estava no consulado alemão de Curitiba, a um pseudo “nazismo” do povo curitibano.

        Inclusive, a sua frase: “mas nunca imaginei uma bandeira nazista hasteada livremente no ponto mais importante da capital. ”

        Pode ser interpretada como uma ofensa ao povo curitibano. Indiretamente chamando o povo de conivente com o NAzismo, sendo que a 2 guerra começou apenas em 1939.

        Curtido por 1 pessoa

    • Muito boa a sua resposta, realmente idiotice achar apologia ao nazismo, numa foto da década de 30, tirada do consulado da então Alemanha nazista antes do Brasil declarar guerra a mesma,

      Curtir

  4. Antes de emitir-se um parecer, é necessário verficar o momento histórico , no caso da foto. Qual era a situação política na época em que a foto foi tirada? Acho precipitada a opinião do autor sem contextualizar e situar a foto na linha do tempo.

    Curtir

  5. Contra fatos não há argumentos.Lembro que o Brasil entrou na guerra em 1942 e até esta data a posição do governo Vargas era de neutralidade.Após o torpedeamento de navios por submarinos alemães o Brasil posicionou-se contra a Alemanha.

    Curtir

  6. Não se deixando esquecer,que haviam mais de 1 milhão de adeptos do nacional socialismo no brasil,e foi dada,pela alemanha dinheiro para reconstruirem suas lavouras que haviam sido perdidas durante uma seca.. o brasil tinha sim apoio da alemanhã nazista,e que mal tem isso ?

    Curtir

  7. Por acaso vi essa foto enquanto procurava informações do edifício, que é um dos campus do centro universitário que estudo. Vi a mesma fotogravia, eu digo a mesma! sem a bandeira nazista, o que me leva a crer que seja manipulada. Mas isso não me faz desacreditar no fato do nazismo militante ter sido forte aqui em Curitiba, sou neto de alemães e sei muito bem como é… existem outros vários documento que provam isso, e se tiver mais vontade de saber a vontade é só conversar com os teuto-brasileiros que viveram na época pra saber. Hoje eles falam sem medo pois sabem que logo morrerão…

    Curtir

  8. Pingback: Nazismo em Curitiba? 2ª parte | Blog do Tarso
  9. eu concordo com os leitores, os quais não aceitam atribuir a Curitiba a indignidade de aceitar o nazismo, na década de 30, ou em qq tempo, passado, presente, ou futuro. os integralistas se espalharam por todo o Sul do Brasil, e todos unidos pelos acenos de Getúlio Vargas. Se em São Paulo, não se via uma bandeira nazi é pq SP, à época, já conspirava, corretamente, a revolução de 32, contra Vargas. E nessa ocasião, não era possível comparar o potencial de SP, já uma grande capital, com as pequenas e frágeis capitais do Sul. eu penso que há certa tendência política nessa tentativa de associar os Curitibanos ao Nazi. Nazis são aqueles q, na falta de melhor argumento, para tentar enfraquecer Curitiba, inventam perjúrios de toda a espécie, para atingir seus objetivos, nem sempre éticos.

    Curtir

  10. Vejam as fotos do Zepelin que passou por Curitiba, Paranagua, também tinha a mesma bandeira. Era simplesmente a bandeira do partido alemão em tempos de pré-guerra.

    Curtir

  11. Acho que seja um sinal de conservadorismo, sim. O que está exposta é a bandeira do partido nazista e não a da Alemanha. Não necessariamente, isso significa que os curitibanos apoiavam o nazismo. Mas que foi um período mais conservador, isso é inegável.

    Curtir

  12. Amigo, não é por nada não, mas em 1936 era ano olímpico e a guerra ainda demoraria 3 anos para iniciar. Nazismo em Curitiba em 1936 é o mesmo que “Petismo em Curitiba” em 2015 caso tirem uma foto de alguma passeata. Você deveria contextualizar o momento histórico e não “analisar” a foto com olhos atuais. Antes do preconceito a fidelidade histórica deve vir.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s