Mais de 2 mil acompanharam a abertura do #3ParanáBlogs em Curitiba

Foto de Aparecido Araujo Lima

1º Mesa do #3ParanáBlogs. Foto de Aparecido Araujo Lima

Mais de duas mil pessoas acompanharam a abertura do 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná #3ParanáBlogs, ontem 12, na APP-Sindicato em Curitiba.

Foram aproximadamente 130 participantes inscritos no local do evento, mesmo em dia de chuva e frio que parou o trânsito de Curitiba, e mais de 2000 telespectadores on-line, via TV 15.

Acompanhe on-line o #3ParanáBlogs no site da Associação ParanáBlogs.

A abertura foi realizada pela professora e presidenta da ParanáBlogs, Marcela Bomfim, e pelo 1º Secretário da Associação ParanáBlogs, Jefe Camarada, com autoridades e representantes das entidades amigas da blogosfera.

A 1ª Mesa teve o tema “A ofensiva conservadora e o Massacre do Paraná”, sob a coordenação de Tania Mandarino (advogada, Diretora Jurídica da Associação ParanáBlogs, Blog O Charuto) e Tarso Cabral Violin (advogado, Presidente da Associação ParanáBlogs, autor do Blog do Tarso). Os palestrantes e debatedores foram Roberto Requião (Senador da República pelo PMDB, ex-governador do Paraná), Tadeu Veneri (Deputado Estadual pelo PT-PR) e Ualid Rabah (diretor de Relações Institucionais da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil), que responderam perguntas da plateia.

Hoje (13) pela manhã, às 9h30, haverá palestra sobre Democratização dos Meios de Comunicação, sob a coordenação de Camilla Hoshino (estudante de jornalismo, Frentex-PR e Levante Popular), e palestras de Renata Mielli (jornalista, Secretária-Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC e Diretora do Barão de Itararé), Palmério Dória (jornalista e escritor, autor do livro O Príncipe da Privataria) e Beto Almeida (jornalista, diretor da Telesur, presidente da TV Cidade Livre, Brasil de Fato e TV Senado)

Às 11h30 ocorrerá a Oficina Especial da ONG ARTIGO 19 “Fui processado. O que eu faço?”, sob a coordenação de Luiz Skora (Blog Polaco Doido), com a função de discutir e orientar os blogueiros, ativistas digitais e usuários da internet sobre os processos judiciais os quais estão sujeitos no ambiente virtual. O objetivo é apresentar quais as principais motivações para abertura de processos judiciais contra os blogueiros, apresentar casos emblemáticos, entender como funciona um processo judicial e de que maneira o blogueiro pode evitar sofrer este tipo de retaliação, assim como de que maneira proceder caso venha a ser processado (quais argumentos jurídicos podem ser usados, entender o Marco Civil da Internet, etc). A oficina tem como base o guia “Fui processado. O que eu faço?” e uma cópia do guia será entregue aos participantes da oficina. As palestrantes serão Camila Marques (advogada formada pela PUC-SP, coordena o Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19) e Karina Quintanilha (advogada formada pela PUC-SP, do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19).

Às 14h ocorrerá a 3ª Mesa Comunicação e o Massacre do Centro Cívico, sob a coordenação de Meg (Presidenta da Associação ParanáBlogs, Blog da Meg), com a apresentação do documentário do coletivo Lente Quente “Massacre 29 de abril” e palestras de Luiz Fernando Rodrigues (Secretário de Comunicação da APP-Sindicato) e Marcio Kieller (Vice-Presidente da CUT-PR).

Serão homenageadas algumas vítimas do Massacre de CuritibaAngela Alves Machado, Rafaelin Poli, Ícaro Grassi, Taciane Grassi, Luiz Carlos de Jesus, Elaine Antunes, Cláudio Franco, Affonso Cardoso, Eyrimar Fabiano, Douglas Rezende, os doze manifestantes presos, entre outros.

Às 16h a 4ª Mesa tratará das Novas estratégias de comunicação e a periferia no Brasil, sob a coordenação de Manoel J. de Souza Neto (Museu do Som Independente) e Vato (rapper e ativista digital), com as palestras de GOG (o poeta do rap nacional) e Preto Zezé das Quadras (Presidente da Central Única das Favelas – CUFA Brasil).

Às 18h será aprovada a Carta do 3º ParanáBlogs.

Para finalizar o evento, às 19h ocorrerá a Palestra lítero-musical com GOG (o poeta do rap nacional) e a Clica 4.1.3 (rap).

Após haverá confraternização nos Bares do Largo da Ordem a serem informados pela organização.

Ainda é possível fazer inscrições aqui.

Custo da inscrição: R$ 20,00. Meia-entrada (R$ 10,00) para estudantes, professores, bicicleteiros e para quem autodeclarar que veio de transporte coletivo.

Abertura do #3ParanáBlogs. Foto de Tarso Cabral Violin

Abertura do #3ParanáBlogs. Foto de Tarso Cabral Violin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s