No dia 1º de abril de 2015 a Prefeitura de Curitiba, comandada por Gustavo Fruet (PDT), divulgou nas redes sociais que o centro de Curitiba seria fechado permanentemente para carros.
Além de brincar com o dia da mentira, a prefeitura fez isso para convocar a população curitibana para um debate sobre mobilidade urbana. A postagem foi vista por 599.552 pessoas, com 4.524 declarações a respeito da iniciativa de transformar o centro da cidade numa área exclusiva para pedestres e ciclistas.
Dos comentários 48% das pessoas apoiam de maneira irrestrita a iniciativa, 39% dos comentários trataram de temas variados e apenas 12% do público que interagiu com a postagem é contra qualquer iniciativa que limite o uso de automóveis na região central.
Ou seja, dos que se manifestaram sobre apoiar ou não a iniciativa, 80% defendem a ideia. Isso é sinal de desenvolvimento sustentável, de pensar no futuro. Parabéns Curitiba!
Que sejam feitas políticas públicas para os pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo.
Na teoria é tudo muito bacana. Na prática, tem que haver alternativas de transporte público eficientes, o que hoje, convenhamos, não há. Portanto, esse tipo de solução em países com baixo investimento em infra-estrutura, soa um pouco utópico. Vai precisar muito mais do que boa vontade.Mas discutir o tema já é um avanço.
CurtirCurtir
Antes de querer discutir o assunto a PMC deveria encomendar uma pesquisa de origem-destino, para a partir de então propor soluções baseadas nos resultados.
CurtirCurtir
Isso, daí vamos montados em alguns asnos políticos já que ônibus não tem…
Cada uma aí viu….
CurtirCurtir
Que safadenho! Ele acha que venha com essa conversa …
CurtirCurtir