Folha de S. Paulo detona Beto Richa

10276582

Folha de S. Paulo de sábado

Richa atinge limite de gastos com salários e congela obras

Após reajuste a servidores, governador busca empréstimos para cumprir metas

Tucano acusa União de barrar financiamentos; aumento do piso do funcionalismo foi promessa eleitoral

ESTELITA HASS CARAZZAIDE CURITIBA

Eleito com a promessa de gastar menos e melhor, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), elevou as despesas com pessoal ao limite, com reflexos negativos no investimento e nas metas de gestão.

O montante pago ao funcionalismo já representa cerca de metade dos gastos. No fim de 2012, o Paraná atingiu o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal: mais que 46,55% da receita é destinada à folha de pagamento. Com isso, não pode mais contratar ou reajustar salários.

O aumento do piso de professores e policiais, em 2012, foi o responsável pelo baque. Richa assumiu promessa de que equipararia o salário dos docentes ao dos demais servidores. No caso dos policiais, foi forçado a cumprir lei aprovada na gestão anterior, e enfrentou ameaça de greve até aumentar o piso.

O governo diz que está cumprindo suas obrigações, e culpa as transferências federais. Por causa de desonerações, esses repasses subiram só 0,95% neste ano, contra 12% das receitas estaduais. Representam 14% do caixa, mas, segundo o governo, causam “falta de liquidez”.

“Não tem dinheiro em caixa. O dinheiro entra e sai, não há sobra”, diz o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.

A gestão, porém, reconhece fragilidades: gastos têm crescido mais que receitas. Despesas com custeio, por exemplo, devem atingir 20% do total este ano.

Com o cobertor curto, o governo cortou 25% do orçamento restante do ano. Reformas de escolas, presídios e construção de moradias foram canceladas.

Para obter recursos e cumprir metas, Richa está recorrendo a PPPs (Parcerias Público-Privadas) e até a um polêmico acordo com o Tribunal de Justiça, que propôs emprestar parte dos depósitos judiciais ao Estado.

A gestão também pleiteia oito financiamentos, em avaliação no Tesouro Nacional, responsável por liberar as operações aos Estados. Os empréstimos são como “bote salva-vidas” para o governo. Aprovados por organismos como Banco Mundial e BNDES, somam R$ 4,1 bilhões.

Para o Tesouro, porém, o Paraná já ultrapassou o teto de gastos com pessoal, de 49%, o que o impede de tomar empréstimos.

O órgão desconsidera uma exclusão de gastos com aposentados e Imposto de Renda autorizada pelo Tribunal de Contas do Paraná. Sem ela, a despesa com pessoal sobe a 54%.

O governo acusa Brasília de agir politicamente –lá está uma das prováveis rivais de Richa em 2014, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), do PT. “É evidente que é político”, diz o secretário de Planejamento, Cassio Taniguchi.

O Tesouro não quis comentar. A Casa Civil nega atuação política e diz que o Estado não consegue os empréstimos por questões técnicas.

Além da petista Gleisi, deve concorrer com Richa o senador Roberto Requião (PMDB).

6 comentários sobre “Folha de S. Paulo detona Beto Richa

  1. Não sabe governar então cai fora. Em 2014 você irá descansar desse peso que é ser governador do Paraná. Vamos por alguém competente para governar nosso Estado.

    Curtir

  2. Caro Tarso, caros amigos do Tarso:

    A Folha detona Beto Richa.

    Pois bem. Voltamos ao tempo da Ditadura, quando para saber algo sobre o Paraná, como as violências policiais contra os professores, cometidas por Ney Braga, precisava-se recorrer aos jornais de São Paulo.

    Tamanha é a inoperância e a covardia dos homens e mulheres que comandam esse estado. Aqui tudo é covardia, tudo é “experteza”, tudo é lei de Gerson.

    Vamos examinar juntos , Tarso, a questão dos depósitos judiciais, da Conta Única e da eleição para o TCE, da qual V. participou.

    No RS, seu xará Tarso Genro também se aproveitou da CU ( conta única ), criada pela Yeda Crusius, lá atrás.

    E já sacou a grana dos depósitos judiciais e colocou na CU dos gauchos!

    Só que lá, o PDT, que tem o presidente do TCE, já pediu o imepachmeant do Governador Tarso à assembléia!

    Ou seja, todo mundo fala que gaucho é gay e faz piadas sobre a masculinidade dos nossos irmãos do sul, mas de direita ou de esquerda, parece que lá os caras são muito mais corajosos e corajosas do que aqui. ( lembram o caso da Yeda Crusius?)

    Enquanto que aqui, os covardes deputados, inclusive do PT, ( não todos é verdade, salvaram-se 2 apenas) , além de não fazerem o mesmo, SE VENDERAM PARA O GOVERNADOR E O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, apoiando a eleição do filho deste ultimo, no mais FLAGRANTE CASO DE NEPOTISMO EXPLÍCITO QUE SE TEM NOTÍCIA NO BRASIL, para conselheiro do TCE.

    E qual foi a desculpa que o presidente do Partido dos Trabalhadores repetia em toda parte justificar para tamanha MOLECAGEM?

    ATENÇÃO PARA ESSA PÉROLA: ESCUTE Só ESSA:

    “Assim, votando no filho do presidente do TJ para conselheiro do TCE, quando algum prefeito nosso tiver “um problema no TCE”, nós teremos alguém para resolver o problema”…

    Ou seja: o presidente do PT estava “investindo” seu voto em “comprar proteção” do futuro conselheiro do TCE, filho do Presidente do TJ-PR para os “seus” prefeitos…

    Que beleza! Que exemplo de homem público! Que exemplo para “seus” prefeitos! Que lição de “política” do mais baixo nível !!!!

    Depois não sabem porque não ganham eleições…Ou de procedimentos assim retiram a lição de que “deveriam fazer mais deste tipo de negócio” para poderem ser eleitos…

    Tudo menos estar ao lado do povo! Tudo menos apontar as iniquidades, os malfeitos, a impunidade. Tudo menos ser Homem ou Mulher de Verdade!

    Que pensamento mesquinho, que pensamento tacanha, provinciano, fora da realidade de um mundo que clama por justiça, por transparência, pelo fim dos privilégios de uma pequena e pretensiosa elite!

    Ao invés de tentar mudar a política do Paraná, o presidente do Partido que pretende mudar o Brasil , da tendencia que pretende Construir Um Novo Brasil, faz exatamente o caminho inverso, consolidando o poder do Velho Brasil, do Velho Paraná, o Paraná das Quatro Famílias, que mandam nessa região desde o tempo das Sesmarias…

    Outro deputado do PT, preferiu “chorar” depois , lamentando ter feito a mesma MOLECAGEM, votando num legitimo representante daquilo que existe de mais atrasado no estado…e que sempre o derrota na política local usando os piores expedientes…

    Isso é uma vergonha!

    E ninguém faz nada!
    O Paraná está virando uma província de quinta categoria!

    Qualquer dia, vai mudar de nome e vai se chamar “Alagoas do Sul” !!!

    E pensar que no nosso tribunal de justiça, uma maioria de desembargadores ao escolher entre um homem justo e probo e um outro, preferiu o outro, que nos leva a essa situação, junto com um verdadeiro play boy investido em cargo de tamanha relevância como o de Governador de Estado.

    Pior ainda é pensar que o Conselho Nacional de Justiça, criado para COIBIR ESSE TIPO DE PRÁTICA NEPOTISTA, finja que não acontece nada…

    E mande para cá , para investigar, um velho amigo dos investigados, captado em conversa amistosa com um deles pela Polícia Federal, aconselhando-o a deixar o Paraná e ir atuar em Santa Catarina, para não atrapalhar o negócio que familiares do presidente do Tribunal tem no ramo de síndicos de massas falidas, nomeados pelo próprio TJ-PR.

    Isso é uma vergonha!

    Onde está o presidente do CNJ?
    Onde está o presidente da OAB-PR?
    Onde está o presidente do IAB-PR?
    Onde está o chefe do Ministério Público Estadual?
    Onde está o chefe do Ministério Público Federal no Paraná?
    Onde está o Ministro da Justiça?
    Onde estão os desembargadores que votaram no homem probo e justo que concorreu ( e perdeu por apenas um voto) contra o praticante do mais abjeto e nojento caso de NEPOTISMO INTER-PODERES QUE SE TEM NOTÍCIA, que haje como se fosse um Conde, um Duque, um Capitão Hereditário, apenas porque covardes pensam que ele possua sobre eles segredos terríveis?

    Onde está esse homem probo?

    Onde estão os demais desembargadores inclusive os aposentados, que não se unem para livrar o judiciário do Paraná desta situação vexatória?

    Onde estão os estudantes de direito, seus Centros Acadêmicos, seus Partidos estudantis? Onde estão os demais estudantes, os demais centros acadêmicos?

    ONDE ESTÃO OS MANIFESTANTES DO MES PASSADO QUE NAO PROTESTAM CONTRA ESSE TIPO DE BARBARIDADE?

    Onde estão os juízes, os procuradores?
    Onde estão os médicos, os engenheiros, os dentistas, os administradores de empresa, farmacêuticos, economistas, arquitetos, metalurgicos, pedreiros, enfermeiros?

    Se o nosso judiciário e o tribunal que julga as contas dos administradores públicos tem homens eleitos dessa forma, que confiança podemos ter não só nessas instituições, mas nós mesmos, uns nos outros?

    Que tipo de gente somos nós?

    Será que todos tem medo de um único homem, só porque até o final do ano que vem ele está presidente do Tribunal de Justiça do Paraná?

    Será que todo mundo tem o rabo preso com ele?

    Será que todo mundo tem processo no Tribunal e precisa da “ajuda” deste senhor que já incorreu em vários ilícitos perfeitamente caracterizados?

    Será que todos tem medo?

    A oposição ao PT RS colocou no ar o modelo de pedido de impeachmeant do Governador Tarso genro, num blog de um jornalista de extrema-direita de lá.

    Para facilitar aos briosos deputados do PT do PR e de outros de oposição ( será que existe mesmo oposição ao Beto Richa na AL?) , sugiro que V. coloque bem visível esse pedido protocolado na AL-RS no teu site, Esmael :

    Clique para acessar o impeachment.pdf

    Vamos ver se tem alguém com coragem no mundo político paranaense, ou se estão todos mesmo é querendo apenas se arrumar, ganhar novos mandatinhos, continuar sua vidinha, enquanto os otários trabalham.

    Puta que pariu! Falei. Pronto!

    Curtir

  3. para aqueles que nao acreditavam em beto richa ,ai esta a prova ,prova real um tal sem a minima posibilidade de ser governador .para o parana um vergonha.uma desgraca,atraso de numinimo 4 anos .bem que o ditado popular dis mentira tem pernas curta ,e como disse REQUIAO beto richa mentirosso.pergunto as autoridades .ministerio plublico o que vai faser com isso tudo ,e a tal justica ELEITORAL FARA O QUE ??????.ASSIS BOLSONI bituruna pr.

    Curtir

  4. Pingback: Estadão divulga para todo o Brasil que o Paraná de Beto Richa é caloteiro | Blog do Tarso
  5. Até isso querem botar culpa no PT!!!!!
    O estado do Paraná está entre as maiores receitas do País, além disso essas receitas aumentaram nos últimos anos.
    Tucano é assim: nada constrói; só sabem vender e destruir o que os anteriores construíram.

    Curtir

Deixe um comentário