Debate sobre a AP 470 e a Judicialização da Política

images-65

Na próxima quinta-feira, dia 23, às 19h, sede da APP-Sindicato, estarão presentes:

RAIMUNDO PEREIRA (Editor da revista Retrato do Brasil)
JOSÉ GENUÍNO (Deputado Federal do PT/SP e ex-presidente do PT)
CLAUDIO RIBEIRO (Advogado e fundador do PT)
ANDRÉ VARGAS (Deputado Federal do PT/PR)
ELTON WELTER (Deputado Federal do PT/PR)
ZECA DIRCEU (Deputado Federal do PT/PR)

O debate será coordenado pelo advogado DANIEL GODOY JUNIOR e contará com as presenças de:

MARCIO KILLER (Vice-presidente da CUT/PR e membro da Comissão Estadual da Verdade)
MÁRIO SÉRGIO (Secretário de Assuntos Jurídicos da APP- Sindicato)
TARSO CABRAL VIOLIN (Advogado, Professor Universitário e autor do Blog do Tarso);
ANÍSIO HOMEM (Corrente OT do PT)
MARIO CANDIDO (Secretário do SINDIJUS)
OS BLOGUEIROS do movimento Paraná Blogs, entre outros.

Local: APP-Sindicato – Av. Iguaçu, 880 – Rebouças – Curitiba/PR
Data: 23 de maio de 2013
Hora: 19h

Enquete governador Paraná: Requião em 1º, Gleisi em 2º e Beto Richa em 3º. Participe!

Aécio Neves diz que o PSDB é o “partido das privatizações”

noticia_76104

O senador Aécio Neves assumiu a presidência do PSDB em eleição que Alvaro Dias chamou de anti-democrática e a juventude do PSDB informou que vai às ruas por Aécio Neves.

Aécio fez discurso parecendo um pouco fora de si e confessou: “Somos o partido das privatizações que tão bem fizeram ao Brasil”.

O governo do ex-presidente FHC (1995-2002) foi o mais privatizante de todos os tempos no Brasil, aplicando o neoliberalismo, privatizando quase tudo, precarizando a Administração Pública e quase faliu o país. Tentou até privatizar a Petrobrás e o Banco do Brasil. A política de privatização do PSDB ficou conhecida como a Privataria Tucana.

Sem esquecer da compra de votos para a aprovação da reeleição no Congresso Nacional.

Foi com FHC que se criou também as inconstitucionais Organizações Sociais, com o intuito de privatizar toda a saúde, educação e cultura para as entidades do Chamado Terceiro Setor.

Foi com o governo tucano que as terceirizações ilícitas de atividades-fim da União mais ocorreram.

Com esse discurso Aécio Neves pode nem ir para o segundo turno, ficando atrás até de Marina Silva (Rede) e Eduardo Campos (PSB). A presidenta Dilma Rousseff (PT) é a favorita para vencer no primeiro ou segundo turno.

Software proprietário: perigoso para empresas

2072114139softwareLivre-1

Por Daigo Asuka

Sim, é isso mesmo que você leu: empresas correm diversos riscos ao usarem uma solução proprietária. Reflita: investir no licenciamento, implantação e treinamento de um determinado programa e algum tempo depois, descobrir que a empresa não existe mais. Continuar lendo

Foto do dia: Juventude do PSDB diz que vai às ruas por Aécio Neves

SONY DSC

Fundação Cultural de Curitiba responde oficialmente “carta-bomba” de membro do governo Beto Richa

Teatro do Paiol em Curitiba

Teatro do Paiol em Curitiba

Em resposta à carta publicada no meu post Guerra e “carta-bomba” na política cultural entre governo Beto Richa e Gustavo Fruet, do escritor e jornalista Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná e, portanto, membro do governo Beto Richa (PSDB), encaminhada ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), a Fundação Cultural de Curitiba, sob a presidência de Marcos Cordiolli, prontamente elaborou uma nota oficial, veja:

NOTA OFICIAL

Em resposta ao texto “Carta ao Prefeito Gustavo Fruet ou A esmola”, de autoria do Diretor da Biblioteca Pública do Paraná – Sr. Rogério Pereira, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) reconhece que é inegável a qualidade do evento “Paiol Literário”. Continuar lendo

Guerra e “carta-bomba” na política cultural entre governo Beto Richa e Gustavo Fruet

FRUET-INTERNA-300x200

O escritor e jornalista Rogério Pereira, editor do jornal literário Rascunhocoeditor do site Vida Breve e diretor da Biblioteca Pública do Paraná (portanto membro do governo Beto Richa – PSDB), encaminhou uma “carta-bomba” ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), mesmo o prefeito estando no Japão, por causa do evento Paiol Literário.

E eu achava que o Blog do Tarso era ácido…

A carta simplesmente chama a Fundação Cultural de Curitiba de “uma piada de mau gosto”, um “circo cujos palhaços maltrapilhos não passam de porcos chafurdando no excremento municipal”, “acéfala”, “indecente”, “incompetente, arrogante e aparvalhada”, e alguns membros da gestão de Gustavo Fruet de arrogantes, com “estupidez atroz e risível”, um “burocrata almofadinha”, Pinóquio, “quadrúpedes pestilentos” e ainda questiona fetiches sexuais como “um escritor de cuecas na cozinha”.

Rogério poupou e não cita a presidência da Fundação Cultural, mas em sua carta sobra até para as obras na Rua Carlos de Carvalho, iniciadas na gestão do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB).

O Blog do Tarso fica aberto para a Fundação Cultural de Curitiba, gestão Gustavo Fruet e governo Beto Richa se manifestarem sobre o tema.

Veja a “Carta ao prefeito Gustavo Fruet ou A esmola”:

Por: Rogério Pereira

Prezado Gustavo,

A sua Fundação Cultural é uma piada. De mau gosto. Ou um circo cujos maltrapilhos palhaços não passam de porcos chafurdando no excremento municipal. Eu explico. É bastante simples. O senhor entenderá. Desde 2006, o Rascunho — um dos principais veículos culturais do país, com cerca de 40 mil leitores mensais nas versões impressa e digital — realiza em Curitiba o projeto Paiol Literário, no Teatro Paiol. Desculpa a redundância. O senhor conhece o projeto, pois já o vi algumas vezes na plateia. É um bate-papo com escritores. Em sete anos, participaram sessenta autores. Gente como João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon, Ignácio de Loyola Brandão, Affonso Romano de Sant’Anna, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Moacyr Scliar e Cristovão Tezza.

A lista é longa. E importante. Todos os encontros foram devidamente registrados e reproduzidos nas páginas do Rascunho, em seu site e em programas da ÓTV, do Grupo Paranaense de Comunicação. Os bate-papos também serviram para capacitação de professores da rede municipal de ensino. Em breve, serão publicados em livro por uma grande editora. Portanto, o Paiol Literário é um consistente registro da literatura brasileira deste início de século 21. Mas ao que parece, sua acéfala equipe de cultura pouco se importa com a preservação da memória. Compreensível. Se não tem cérebro, não pode se importar com a memória.

Neste ano, o Paiol Literário deixará de acontecer no Teatro Paiol. E não contará com o apoio da sua incompetente, arrogante e aparvalhada Fundação Cultural. Veja, Gustavo, a literatura nunca foi importante aos governos. Nunca esteve entre as prioridades. Sei disso. Não sou ingênuo. Doar dentaduras e cadeiras de rodas é mais relevante. Entendo. Minha mãe usa dentadura. Mas eu as compro, que fique bem claro. E logo precisará de uma cadeira de rodas. Também a comprarei.

Esta carta não é motivada pela decisão da sua pândega Fundação Cultural de não patrocinar o Paiol Literário em 2013. O projeto acontecerá normalmente a partir do segundo semestre em outro espaço cultural. O Rascunho sobrevive há 13 anos (157 edições). O senhor sabe o que significa um jornal de literatura sobreviver 13 anos sem o amparo de leis de incentivo à cultura, pouquíssima publicidade, numa cidade periférica como Curitiba? E o que isso significa para a cidade? Pense nisso enquanto pedala pelas ruas de uma Curitiba de poucas ciclovias.

O motivo desta carta é a falta de respeito do superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, senhor Igor Cordeiro, cujas características mais evidentes são a arrogância e uma estupidez atroz e risível. Um burocrata almofadinha que acredita ser Pinóquio uma criação de Walt Disney. Desde o primeiro contato, ele, Igor Cordeiro, nos garantiu que o Paiol Literário “é um projeto muito importante e que será mantido”. Após algumas conversas, e-mails, telefonemas, chega-nos uma desprezível esmola. Não somos porcos famélicos para receber a lavagem rala e insossa de uma Fundação Cultural cujos dirigentes não passam de quadrúpedes pestilentos.

Reproduzo a seguir o e-mail enviado na quinta-feira (16) pela senhora Mirele Camargo, coordenadora de Relações Institucionais e Marketing da sua indecente Fundação Cultural. As esmolas oferecidas:

1) “Sugestão para nossa contrapartida é que seja a mesma do ano passado (quando não houve aporte de recurso), com cessão do espaço e dos funcionários. Complementaríamos com apoio de mídia (guia cultural e divulgação) e com divulgação”.

A senhora Mirele é uma coordenadora mal informada. Em 2012, houve “aporte de recurso”. Desde 2006, há “aporte de recurso” da Fundação Cultural, Sesi Paraná e Rascunho para a realização do Paiol Literário.

Oferecer apoio de mídia é, no mínimo, ridículo. Divulgação? Não nos faça rir. Até mesmo o porteiro da garagem do prédio do Rascunho sabe mais de comunicação do que toda a equipe da sua Fundação Cultural.

2) “Outro apoio possível: três passagens aéreas ida e volta com estadias.”

Pretendemos convidar oito escritores para a edição deste ano do Paiol Literário. Sendo assim, alguns terão de vir a pé a Curitiba. Imagino que Francisco Dantas, do Sergipe, leve alguns meses até chegar aqui. Levando em conta a proposta mesquinha e estúpida da sua Fundação Cultural, alguns autores poderiam dormir na casa da senhora Mirele Camargo ou do senhor Igor Cordeiro. Talvez seja esta a intenção. Desconheço os fetiches sexuais de ambos. É possível que um escritor de cuecas na cozinha seja um deles. Nunca se sabe.

Desde 2006, o Paiol Literário acontece com “aporte de recurso”, como gosta de definir a senhora Mirele, do Rascunho, Sesi Paraná e Fundação Cultural. Mas “aporte de recurso” é bem diferente desta esmola molambenta oferecida na gestão que se inicia. Que início!

Reitero: esta carta é motivada pela falta de respeito, amadorismo e incompetência de sua estropiada equipe de cultura, tão mal representada pelo senhor Igor Cordeiro. Mas não se preocupe, Gustavo, o senhor poderá acompanhar o Paiol Literário 2013 confortavelmente acomodado na plateia. Logo, teremos o novo local e a programação completa. Faremos com “aporte de recurso” próprio (ou seja, meu) e do Sesi Paraná, que está conosco desde 2006. Não desistiremos. Eu nunca desisto. Nunca.

Em tempo: já que a sua equipe não entende nada de literatura, por favor, termine logo as obras na rua em frente ao Rascunho (Rua Carlos de Carvalho, 655). Se não sabem o que é um livro, um escritor, que saibam pelo menos tapar um buraco, construir uma calçada.

Fique bem. E boa sorte. O senhor vai precisar.

Um abraço.

Rogério Pereira.

P.S. Agradeço aos funcionários do Teatro Paiol (Lilian, Rogério, Aladim e companhia), que nos trataram com carinho, respeito e profissionalismo de 2006 a 2012. E o apoio recebido de Beto Lanza, Mariane Filipak Torres e Mauro Tietz, funcionários da Fundação Cultural de Curitiba, que sempre acreditaram na importância do Paiol Literário.

Blogueira do Amapá terá que pagar R$ 2 milhões para Sarney

AlcineiaRevistaEpoca

A jornalista e bogueira Alcinéa Cavalcante foi condenada, com trânsito em julgado, a pagar mais de R$ 2 milhões em indenização por danos morais ao senador José Sarney (PMDB/AP), ex-presidente da República e ex-presidente do senado. O processo se encontra na fase de execução e a Justiça Estadual do Amapá bloqueou as contas da jornalista.

A blogueira postou em seu blog www.alcinea.com na eleição de 2006 uma pergunta sobre o nome do político que mereceria receber o adesivo “O carro que mais parece comigo é o camburão da polícia”. Vários políticos foram citados pelos leitores do Blog, entre eles Sarney, que já acionou a jornalista em mais de 20 processos.

Alcinéa já ganhou o prêmio do internacional Repórteres Sem Fronteiras, pelo blog brasileiro que mais defende a liberdade de expressão.

Já Sarney e sua família são donos da Rede Globo do Maranhão e dominam os estados do Maranhão e Amapá.

A irmão de Alcinéa, Alcilene, também foi processada por Sarney e paga indenização de R$ 500 por mês ao senador. O jornalista Antonio Correa Neto, já falecido, foi processado 17 vezes e devia mais de R$ 1 milhão.

O Blog do Tarso, que já foi multado pelo TRE/PR em mais de R$ 106 mil e acabou de receber um processo de mais de R$ 60 mil, é solidário à blogueira, em defesa da liberdade de expressão e contra o monopólio e oligopólio das TVs e rádios do Brasil, o que é inconstitucional.

FHC é um ex-presidente mais neoliberal do que Sarney, mas confesso que Sarney é mais coronel do que FHC

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é um ex-presidente mais neoliberal do que José Sarney (PMDB), mas confesso que Sarney é mais coronel do que FHC

Deputado Paulo Teixeira lança em Curitiba sua candidatura à presidência do PT

971700_615489335145698_696308289_n

A tendência do Partido dos Trabalhadores chamada “Mensagem ao Partido” está lançando a candidatura do deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) à presidência nacional do PT. Hoje (19/5), às 19h, na sede estadual do partido no Paraná (alameda Princesa Izabel, 160, Centro, Curitiba).

A Mensagem ao Partido é apoiada pela DS – Democracia Socialista, na qual pertence o deputado federal Dr. Rosinha.

Os nomes da Mensagem ao Partido mais famosos são os de Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas.

As tendências “Movimento PT” e “Construindo um Novo Brasil” vão apoiar a reeleição do atual presidente Rui Falcão.

A Militância Socialista – MS, da qual o deputado estadual Tadeu Veneri faz parte, terá como candidato o secretario de movimentos sociais da direção nacional do PT, Renato Simões.

Ainda não estão definidas as chapas para a eleição no Paraná e em Curitiba.