O advogado e professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade do Paraná, Luiz Edson Fachin, é considerado o favorito para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga aberta desde novembro com a aposentadoria de Carlos Ayres Britto.
Fachin é mestre e doutor pela PUCSP e graduou-se em Direito na UFPR. É gaúcho de nascimento mas sua formação acadêmica e profissional ocorreu no Paraná.
Tem o apoio da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), dos movimentos sociais, do Blog do Tarso e de juristas paranaeses.
Os outros nomes com menos chances são de Eugênio Aragão, subprocurador-geral da República, candidato do presidente do STF, Joaquim Barbosa, e a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido, que tem a simpatia do vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

“Se a Corte Interamericana entender que o julgamento, por alguma razão, não respeitou determinadas garantias e obrigações assumidas pelo Estado brasileiro, ele poderia ter de ser refeito”, acredita o professor argentino de Direito Administrativo Pablo Gutiérrez.
CurtirCurtir
Paraná não vai ocupar nada, Luiz Edson Fachin é gaúcho!
CurtirCurtir