Da política à cultura, Curitiba mudou

Imagem

Do CuritiBrasilia

Há quem arrisque dizer que Curitiba vive a realização de uma das profecias de Paulo Leminski : “isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é, ainda vai nos levar além”.  A cidade foi além. Ou, talvez, assista a seus habitantes executarem, no palco urbano, o roteiro do novo espírito do tempo. Fato é que a mudança está no ar.

Dois jornalistas da Gazeta do Povo já escreveram sobre o fenômeno. Cristiano Castilho destacou o surgimento de  “Uma nova ordem curitibana” , ao ressaltar que “de uns anos para cá, Curitiba tem saído às ruas”, sobretudo com eventos culturais que tem surpreendido a cidade. As reivindicações por direitos de quinta geração  – como o das mães, em amamentar seus bebês em público – foi notada por Rogério Galindo, que perguntou em seu texto se a classe média da cidade se tornaria um novo grupo de pressão.

Na Corrente Cultural de novembro passado, o povo foi às ruas pela cultura: entre os Palcos da Rua Riachuelo, das Ruínas e do São Francisco, a cidade literalmente se (re)encontrou. Em setembro, a Marcha das Bicicletas tomou as avenidas para emplacar as ciclovias como preocupação central na agenda da mobilidade urbana. Todos esses eventos foram construídos através das redes sociais. A corrente humana diminuiu a distância entre as ruas, praças, e a cidade pareceu ter ficado menor.

A análise conjunta de todos esses acontecimentos nos leva a concluir que o curitibano está reconstruindo seu espaço público, reformulando consensos e afirmando os novos laços (e promessas) de convivência que unem a comunidade .  Há uma onda de mudanças na cultura, no comportamento e, mais recentemente, na posição e preocupação política do curitibano.

Às vésperas do 1o turno das eleições municipais, a blogueira Claudia Wasilewski sintetizou essa nova atitude cidadã, ao afirmar que o povo foi às ruas resgatar Curitiba (“Devolvam Curitiba”).  O curitibano reagiu à possibilidade de ver, no 2o turno, uma disputa entre  dois candidatos que arrastariam a cidade para o passado.  Em busca de uma Curitiba (quase) perdida, reinventou-se o futuro.

A eleição de Gustavo Fruet  coincide com essa onda de  fenômenos que recriam o espírito do tempo curitibano, porque rompe com o grupo dirigente e inaugura um novo capítulo da história política da cidade: a carta programa do prefeito eleito – “Um Caminho para o Desenvolvimento” – tem como fonte elementos de uma aliança programática cujo conteúdo resgata a capacidade da cidade em inovar, e a projeta novamente como referência nacional.

O trabalhismo democrático do PDT, o desenvolvimentismo com forte inclusão social do PT, e a sustentabilidade ambiental do PV são três ingredientes de uma receita que  pode resultar num  dos melhore governos da história de Curitiba e colocar à prova, no médio prazo, o vazio administrativo do Palácio Iguaçu.

O povo vai às ruas na Corrente Cultural, ocupa os parques e praças da cidade nos fins de semana, reinventa o pré-carnaval, reúne milhares na marcha das bicicletas e elege Gustavo Fruet prefeito.

Da cultura à política, algo importante aconteceu: Curitiba mudou.

GP

Pergunta do dia: o que o governo Beto Richa está fazendo com a Celepar? Precarização para justificar privatização e terceirização?

Tadeu Veneri cobra informações sobre o roteiro de Beto Richa no exterior, por causa do GP F1 Dubai

 

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) apresentou pedido de informações sobre a viagem do governador Beto Richa (PSDB) ao exterior. O roteiro de viagem e a composição da comitiva são alguns dos dados requeridos pelo deputado, que pede as explicações devido o descompasso de informações oficiais sobre os compromissos do governador, que pediu afastamento do cargo entre 28 de outubro a 12 de novembro.

No pedido de afastamento encaminhado à Assembleia Legislativa, o governador informou que iria à Itália, Líbano e Xangai, na China. Porém, na Agência Estadual de Notícias, foi divulgado que o governador iria também a Dubai, que fica nos Emirados Árabes e que não foi autorizado pela Assembleia Legislativa. Veneri pediu explicações sobre a inclusão de Dubai na programação. Dubai é uma das sete cidades-estado dos Emirados Árabes.

Veneri requereu informações também sobre as atividades que serão desenvolvidas pelo governador e os convênios que o governador prevê assinar durante a sua permanência no exterior.

Tadeu questionou no plenário da Assembleia Legislativa:

“quando Lula saía e quando a Dilma sai já tem agenda. Não é genérico igual aqui”

“Tem mudança no roteiro e incluíram Dubai porque tem GP Fórmula 1? Espero que seja coincidência. A não ser que tenha uma noticia muito boa de que o próximo GP do Brasil seja aqui em Pinhais”.

Veja o pedido:

Continuar lendo

Hoje fez 35ºC em Curitiba, o mais calor de todos os tempos na cidade

Hoje, por volta de 15h, Curitiba bateu o recorde absoluto de calor registrado na história da cidade, segundo o Instituto Meteorológico Simepar: 35ºC! O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, confirmou o recorde absoluto de calor. Os recordes eram de janeiro de 2006 e fevereiro de 1975, de 34,8ºC.

Caminhada da vitória de Gustavo Fruet no último sábado na Rua XV

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MwqWBfDmoAg

http://www.youtube.com/watch?v=6EfqrkW_-jw&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=8C6iS3hBoEE&feature=plcp

Vídeos da Juventude do PDT do Paraná, com Tarso Cabral Violin, Ministra Gleisi Hoffmann e Cristiano Dionísio.

Charge: Aborto

Feliz Dia das Bruxas!

Halloween

Webcast com presidente do TCE/PR debate informação e cidadania

Que tal conversar com o dirigente do órgão que controla o correto uso do dinheiro paranaense, sugerir melhorias e debater soluções para a transparência das informações públicas? O Tribunal de Contas do Estado do Paraná promove, amanhã (31), entre as 14h e 16h, um webcast (debate on-line) com o conselheiro presidente, Fernando Guimarães. Professores, estudantes universitários e quem mais se interessar pelo tema “Informação e Cidadania” estão convidados a participar do encontro virtual.

Desde que criou o Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social), iniciativa de auditoria inédita no Brasil que integrou ceca de 350 acadêmicos de sete universidades estaduais na fiscalização pública, o TCE vem fortalecendo seu pioneirismo no controle social. O engajamento da sociedade no acompanhamento dos assuntos públicos, como forma de cidadania, é incentivado pelo órgão público, a quem prestam contas todos os órgãos, entidades e gestores que movimentam verba paranaense.

“Recém lançamos a versão do PAF para professores e alunos do Ensino Médio e esse encontro é para continuar ouvindo a sociedade e pontuar como o Tribunal está de portas abertas para quem quiser colaborar conosco, principalmente os jovens e profissionais de educação”, afirma o presidente do Tribunal.

O público poderá enviar perguntas a Guimarães e acompanhar suas reflexões por meio do acesso de um link, gerenciado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Haverá um professor mediando o diálogo com os participantes, encaminhando as perguntas e comentários.

Enquete para Governo do Estado: Gleisi em 1º, Requião em 2º e Beto Richa em 3º

Requião e Gleisi iriam para o 2º turno, os dois da base de apoio a Dilma

Sobre a eleição ao governo do Paraná em 2014, entre os leitores do Blog do Tarso, Gleisi Hoffmann (PT) tem 70% dos votos, Roberto Requião (PMDB) 17% e Beto Richa (PSDB) 13%.

Participe, aqui do lado direito, um pouco para baixo.

Se você for divulgar essa enquete, informe a seguinte frase prevista na Resolução nº 23.364 do Tribunal Superior Eleitoral, caso contrário você pode levar uma multa de R$ 53.205,00 a 106.410,00 da Justiça Eleitoral:

“Essa enquete não se trata de pesquisa eleitoral (prevista no art. 33 da Lei 9.504/97), e sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.”

Imagem do dia: postes iluminados

Imagem do dia: o fim de José Serra

Do Twitter Siga

PT foi o mais votado em Minas Gerais, mas Gazeta do Povo diz que Dilma está em baixa e Aécio em alta

O jornalista André Gonçalves, em matéria de hoje na Gazeta do Povo, disse que a presidenta Dilma Rousseff (PT) está e baixa em Minas Gerais e o senador Aécio Neves (PSDB) está em alta no estado.

O jornalista “esqueceu de avisar” que o PT foi o partido mais votado para prefeito no segundo turno das eleições em MG, com 311,14 mil votos.

O jornalista não informou que o PT é que irá governar o maior número de mineiros, em um total de 3,40 milhões de habitantes em Minas Gerais. O PSDB está apenas em terceiro, com 3 milhões.

É uma pena que o jornalista não informou que o PSDB diminuiu bastante o número de prefeituras em Minas, de 158 para 143 cidades, e que o PT subiu de 110 para 114 cidades.

Será que o candidato a presidente do jornalista é o tucano Aécio Neves para 2014?

PT foi o mais votado no Nordeste do Brasil, mas Gazeta do Povo diz que Lula está em baixa na região

O jornalista André Gonçalves, em matéria de hoje na Gazeta do Povo, disse que o ex-presidente Lula está em baixa no nordeste do Brasil.

O jornalista “esqueceu de avisar” que o PT foi o partido mais votado para prefeito no segundo turno das eleições no nordeste, com 1,54 milhões de votos.

Estranho não? Achei que a Gazeta do Povo fosse independente.

Estrutura da Prefeitura de Curitiba que o prefeito eleito Gustavo Fruet vai administrar

Do IMAP – Instituto Municipal e Administração Pública da Prefeitura de Curitiba

Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal de Curitiba

A Lei 7.671/91 e suas várias alterações posteriores tratam da estrutura geral da PMC, dos cargos e funções gratificadas existentes, da nomenclatura dos cargos comissionados e funções gratificadas, da remuneração a eles atribuída, dos núcleos setoriais e dos mecanismos de coordenação intersetorial.

A Prefeitura Municipal de Curitiba está organizada em:

  • 26 Órgãos da Administração Direta
  • 11 Entidades da Administração Indireta entre Autarquias, Fundações e Sociedades de Economia Mista

Relação de Órgãos e Entidades da Prefeitura Municipal de Curitiba:

Continuar lendo

Sandy causa apagão em Nova York

Foto de Bebeto Matthews/AP

Conheça a Lei 9.226/97, que permitiu a criação do ICI, a privatização da informática em Curitiba

 

 

ICI, entidade privada que se utiliza de prédio da prefeitura de Curitiba. Foto de Tarso Cabral Violin

ICI, entidade privada que se utiliza de prédio da prefeitura de Curitiba. Foto de Tarso Cabral Violin

LEI Nº 9226/1997 – Data 23/12/1997

“DISPÕE SOBRE AS ENTIDADES QUALIFICADAS COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, CRIA O PROGRAMA MUNICIPAL DE PUBLICIZAÇÃO, A COMISSÃO MUNICIPAL DE PUBLICIZAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a qualificar como Organizações Sociais as entidades constituídas sob a forma de fundação, associação ou sociedade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam relacionadas com as áreas social, educacional, ambiental, de desenvolvimento científico e tecnológico, cultural, esportiva e de saúde, atendidas as condições estabelecidas nesta Lei.

Continuar lendo

A festa e o bode

Por Leandro José Rutano, Ombudsman do Blog do Tarso (leandrorutano@gmail.com)

Recebi algumas indagações sobre meu posicionamento a respeito das multas aplicadas pela Justiça Eleitoral ao Blog do Tarso, que tanto repercutiram no meio jurídico e acadêmico nas últimas semanas. No entantp, desde que tomei conhecimento do ocorrido firmei a convicção de que somente me manifestaria a respeito após o resultado final e definitivo do pleito eleitoral, independente de quais candidatos viessem a disputar o segundo turno.

Não se trata do silêncio dos covardes ou dos oportunistas, mas do eloquente silêncio dos sensatos. Explico.

É curioso observar que o período eleitoral tem a singular capacidade de provocar uma espécie de orgasmo coletivo. Por vezes temos a impressão de que a festa da democracia em muito se assemelha com uma rave, metaforicamente regada a sexo, drogas e rock in roll. Embriagados pelo cálice da democracia e pelo ritmo acelerado e frenético entoado nos comitês de campanha, os convidados acabam por permitir que coisas pequenas se agigantem, fazendo o que passaria despercebido ganhar contornos homéricos e, por vezes, desnecessários.

Tenho que foi essa conturbada e efêmera realidade a responsável por ferir, talvez de morte, o Blog do Tarso. Dessa vez não trago nenhuma análise jurídica sobre o caso, até mesmo porque é difícil distinguir o que entre é jurídico e o que é político nessas horas. Não estou a aduzir que a Justiça Eleitoral tenha tomado decisão política, mas certamente a provocação do judiciário, naquele momento, teve tal motivação. E não se trata de algo profundamente errado, ao contrário, faz parte da festa!

Nessa atmosfera, porém, uma das coisas que preocupa é a repercussão psicológica que o ocorrido causou em muitos eleitores, inclusive naqueles mais instruídos. Me lembro de mais de uma pessoa, colegas de faculdade, inclusive, ter comentado que até se sentia motivado a participar mais ativamente dos debates políticos por meio das redes sociais, mas que sentia um certo receio de acabar sancionado juridicamente. Não é todo mundo que dispõe de cem mil reais para pagar por seu  direito de expressão.

A verdade é que as multas serviram justamente como bode expiatório, sancionando um blogueiro por se manifestar em um momento que é justamente destinado à debates políticos, freando certas manifestações populares e enfraquecendo, por intimidação, o verdadeiro debate de ideias: aquele que não é manipulado por marqueteiros e coordenadores de campanha.

Pensemos se não é paradoxal falar em democracia e incentivar o tal do voto consciente quando, ao mesmo tempo, se aplicam elevadas penas que, para além de sancionar um fato isolado, deixam inseguro o eleitorado e podem, inclusive, anular uma mídia que, a seu modo, há muito se presta a promover discussões sobre fatos de interesse público e a fiscalizar a administração pública e os órgãos políticos das diferentes esferas do poder.

Mesmo nos embalos da festa da democracia, é perigosa ceder a tais ardis, sob pena de recairmos no que já advertia o grande Ruy Barbosa:

A especulação é no comércio uma necessidade; é nos abusos, uma inconveniência; mas entre as inconveniências dos abusos e a necessidade do uso, está, em todos os casos dessa espécie, a liberdade, que deve ser respeitada, porque se em nome de abusos possíveis nos quiserem tirar a liberdade do uso, talvez não nos deixem água para beber.

Por tudo isso, espero sinceramente que as multas sejam anuladas pelo Superior Tribunal Eleitoral e, acima de tudo, desejo força e muita boa sorte ao professor, advogado e blogueiro Tarso Cabral Violin.

Leandro José Rutano

Ombudsman do Blog do Tarso

Brasil: PT é o mais votado e liderará nº de habitantes governados, PMDB líder em nº de prefeituras

Gráficos do UOL