Lula ou Senna: qual é o maior brasileiro de todos os tempos?

Na próxima quarta-feira, nas quartas-de-final do programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” do SBT, haverá o duelo entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, falecido em 1994.

A briga é boa, mas entendo que não há comparação. Lula, sem dúvida, é o maior brasileiro de todos os tempos, na frente de Ayrton Senna, Chico Xavier, Fernando Henrique Cardoso (FHC), Getúlio Vargas, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Edson Arantes do Nascimento (Pelé), Princeza Isabel, Santos Dumont e Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).

Senna foi o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, na frente de Jackie Stewart, Michael Schumacher, Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Jim Clark, Alain Prost, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jack Brabham e Emerson Fittipaldi. Senna também foi importante para divulgar o Brasil pelo mundo. Foi importante para levantar a estima do brasileiro. Em 1994, antes de morrer em 1º de maio no GP de Ímola, Senna falou em fazer algum trabalho social para sua irmã Viviane Senna, que criou o Instituto Ayrton Senna depois de sua morte. Interessante. Mas várias personalidades já criaram uma ONG na área social, desde a Xuxa até outras celebridades. Isso não transforma Senna no maior brasileiro de todos os tempos. Na verdade ele concorre com Pelé como o maior esportista brasileiro de todos os tempos.

Seus críticos dizem que ele apenas foi um cidadão privilegiado que nasceu na classe alta e foi um gênio num esporte caro e ainda fazia propaganda da indústria do fumo (Marlboro).

E Lula? Foi o maior presidente brasileiro de todos os tempos, na frente até de Getúlio Vargas. Lula pegou um Brasil desacreditado depois do governo FHC (PSDB) e o transformou na 5º economia do mundo. Tirou milhões de brasileiros da miséria. Transportou milhares de brasileiros da pobreza para a classe média. Criou um dos maiores e mais importantes partidos do mundo, o Partido dos Trabalhadores. Lula parou o processo de privatização e precarização da Administração Pública de Fernando Henrique Cardoso. Terminou seu governo como o presidente mais popular de todos os tempos e elegeu como presidenta a Dilma Rousseff.

Lula é respeitado também pela imprensa internacional, recebeu aproximadamente 300 condecorações nacionais e internacionais.

Na revista norte-americana Newsweek se encontrava em 2008 como o homem mais poderoso da América Latina; em 2009 foi escolhido o homem do ano pelos jornais Le Monde e El País; de acordo com o jornal britânico Financial Times foi uma das 50 pessoas que moldaram a década pelo seu “charme e habilidade política” e também por ser “o líder mais popular da história do país”; para o Instituto Datafolha, Lula era a personalidade mais confiável em 2010; no Fórum Econômico Mundial de 2010 realizado em Davos na Suíça recebeu a premiação inédita de Estadista Global, pela sua atuação no meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e ações em outros setores com a finalidade de melhorar a condição mundial; uma publicação do jornal Haaretz/Israel, em 2010, afirmou que Lula é o profeta do diálogo, por suas intermediações em busca da paz no Oriente Médio; a revista Time figurou Lula como um dos 25 líderes mais influentes do mundo em abril de 2010; foi condecorado pela Organização das Nações Unidas como o Campeão Mundial na Luta Contra à Fome e à Desnutrição Infantil; ; recebeu dezenas de medalhas de instituições brasileiras; foi condecorado como Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Viçosa, pela Universidade de Coimbra (Portugal), pela Universidade Federal de Pernambuco, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Universidade de Pernambuco; enquanto foi presidente não aceitou novos títulos honoris causa e voltou a aceitar apenas de pois de sair do cargo, como o título de doutor honoris causa pela UFBA; condecorado pela Ordem da Águia Asteca (México), Ordem Amílcar Cabral (Cabo Verde), Ordem Militar da Torre e Espada(Portugal), Ordem da Estrela Equatorial (Gabão), Ordem do Banho (Reino Unido), Ordem de Omar Torrijos (Panamá), Ordem Nacional do Mérito (Argélia), Ordem da Liberdade (Portugal), Ordem de Boyacá (Colômbia), e da Ordem Marechal Francisco Solano López (Paraguai), e o Prêmio Internacional Don Quixote de la Mancha (Espanha). Em 2008 a UNESCO lhe premiou com o Prêmio pela paz Félix Houphouët-Boigny; já em 2011 recebeu o prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa. Em 2011 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela prestigiada Fundação Sciences-Po da França (primeiro latino-americano a receber este título).

Em 2009, em reunião de líderes do G20, em Londres/Inglaterra, o presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou publicamente Lula, dizendo que o presidente brasileiro era “o cara” e também o “político mais popular do mundo”.

Venceu, ainda, a luta contra um câncer na laringe. Antes da doença Lula palestrava por todo o mundo depois que saiu da presidência.

Veja mais informações sobre Lula no site do Instituto Lula, clique aqui.

Não há dúvida que Lula foi maior do que Senna, por mais que os dois sejam grandes… e torcedores do Corinthians!

Vote em Lula no site do SBT, clique aqui.

O vencedor dessa quarta-de-final disputará a semifinal com Chico Xavier, que venceu Irmão Dulce com 50,4% dos votos.

Assista o filme “Lula, o filho do Brasil” completo, sobre sua história:

Veja o documentário Senna:

Anúncios

32 comentários sobre “Lula ou Senna: qual é o maior brasileiro de todos os tempos?

      • FABRICIO,VC É UMA ANTA. VOU VOLTAR AQ E ESFREGAR NA TUA CARA QUEM VAI SER O MAIOR BRASILEIRO DE TDOS OS TEMPOS. VOU PASSAR NA TUA CARA.
        LULA ÉO MAIOR EO MELHOR DE TDOS.
        LULA JA VENCEU.
        VC É UM ABESTADO A ESQUERDA.

        Curtir

    • Hoje é dia 08 de agosto e a VITÓRIA FOI PARA AYRTON SENNA do BRASIL, COM AMPLA MAIORIA 63,9%. Os lulistas e os petistas de plantão devem ester se coçando de inveja, pois nunca antes nesse país houve uma quadrilha fortemente intelectualizada a dar trocos para população (como as bolsas por aí) em troca de bilhões de assalto aos cofres públicos. Talvez 44 milhões de brasileiros que não votaram no lulopetismo mais o Ministério Público Federal, o STF, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União estejam errados ao dizer o quanto se arrecadou em 10 anos de lulopetismo + dilmismo e o dinheiro até hoje não foi aplicado como deveria, basta ver o PAC tão anunciado e só até agora teve 17% de obras concluídas… Meus Deus… Graças a Deus nada é eterno

      Curtir

      • Bom Dia Roberto Gonçalves, pelo seu comentario vejo q vc faz parte de uma quadrilha organizada de compra premiada, compra premiada é golpe certo,quadrilha organizada,lavagem de dinheiro,piramide disfarçada.
        Eletroforte deu um golpe de mais de 20 milhões de reias só la no Maranhão.
        Lula, o maior brasileiro de tdos os tempos.
        vc é um cagão

        Curtir

  1. FHC é muito melhor do que Lula, afinal ele recorria constantemente ao FMI pedindo $$, corriqueiramente elevava as taxas de juros e privatizava (melhor, entregava covardemente o patrimônio público aos interesses privados). Não fez sucessor (Serra), pois a população não aguentava mais o governo tucano. Lula terminou o seu mandato com índices altíssimos de popularidade fazendo um sucessor (a) Dilma. Junior você têm razão, os milhões que estão votando em Lula como maior brasileiro de todos os tempos estão errados.

    Curtir

  2. Lula estaria em primeiro se a eleição fosse para o “maior picareta de todos os tempos”.Eleição completamente idiota, bancada por pessoas que acreditam que o Lula é o novo Messias. Fanatismo político e cegueira em doses cavalares. Amor incondicional por um personagem ridículo, que não fez mais ou menos que outros, fez apenas o mesmo: assegurou para si e para sua família dinheiro até o fim dos tempos. É patético ver um professor universitário, advogado bem formado, fazer apologia a um homem tão igual aos seus pares políticos, tão cheio de defeito como todos os outros, a ponto de se aliar ao Maluf, entr outros absurdos.

    Curtir

      • TANTO O ZÉ RUELA EO CLAUDIO TAVARES, SÃO 2 BICHINHAS Q NÃO ENTENDE DE NADA. VCS TEM MUITA INVEJA DO LULA. VOU ATÉ ADIANTAR AQ UMA COISA PRA VCS 2, E TBEM PARA OS DEMAIS Q PENSAM IGUAIS A VCS: PODEM LOGO ARMAR A CORDAR E SE SUICIDAR,PQ A VITORIA VAI SER MAIS UMA VEZ DO NOSSO EX PRESIDENTE LULA.
        LULA FOI O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS.
        VCS CORREM LOGO PRA COMPRAR AS CORDAS…

        Curtir

  3. ayrton senna é um orgulho para nos brasileiros, lula nem deveria estar na lista quanto e teve um tumor na laringe cade que ele ultilizou o sistema publico de saude que ele disponibilizou pra nós ele ultilizou um hospital particular por que sabe que o sus e uma merda , voce ve no jornal varias pessoas morrerem por causar falta de atendimento que e uma merda hoje nosso povo ta na merda e lamentavel pessoa que votam nele.

    Curtir

  4. O Brasil tinha dinheiro para pagar a divida externa e assim se divulgou, porem não o fez, alem disso dinheiro para a saúde e a educação o Brasil não tem mas pra copa do mundo e pra campanha eleitoral eles arrumam, sem falar desta lavagem de mensalão que até hoje não se resolveu, e que todos tem consciência que o Lula sabia. Eu o admiro muito e o respeito, só que as coisas não são como se passa na Globo, Lula é um exemplo e fez varias outras coisas, mas podia fazer o dobro com o nosso dinheiro e não o fez. Já o Ayrton Senna fazia questão de mostrar que era brasileiro quando muitos lá fora tentavam se esconder, erguia a bandeira nacional como se fosse um troféu e morreu mostrando pro mundo que com humildade e dedicação o Brasil estava ali em um mundo que o esnobava e que muito menos se preocupava com a nossa nação, se hoje o mundo conhece a nossa bandeira não é por causa do Lula é por causa de uma brasileiro chamado Ayrton Senna do Brasil.

    Curtir

    • O MAIOR BRASILEIRO DE TDOS OS TEMPOS ÉO LULA, OU VCS CONCORDAM OU NÃO.
      LULA,ÉO MAIOR EO MELHOR DE TDOS.
      E VCS TEM Q CONCORDAR COMIGO,SE NÃO VOU DELETAR TDOS VCS AQ NA INTERNET.

      Curtir

      • EU VOU CONCORDAR COM VC SE AQUELES LADRÕES CORRUPTOS DO MENSALÃO FOREM CONDENADOS, COMO EU SEI QUE ISSO NUNCA VAI ACONTECER FICO COM O AYRTON SENNA, JÁ QUE TODOS OS JULGADOS SEM EXCEÇÃO TEM LIGAÇÃO COM O LULA E O PT E POR ESTAR DE BAIXO DA ASA DELE VÃO SAIR ILESOS DO JULGAMENTO O QUE É UM ABSURDO!

        Curtir

    • RAFAEL ROQUE, NÃO VENHA MISTURAR AQ AS COISAS, LULA NÃO ESTÁ ENVOLVIDO NESSA HISTORIA DE MENSALÃO. TDO OQ TA ACONTECENDO É DOR DE COTOVELO. VCS FICAM MORRENDO PQ LULA FOI UM DOS MELHORES PRESIDENTE Q O BRASIL JA TEVE. MAS EU VOU VOLTAR AQ E PASSAR NA CARA DE VCS QUEM ÉO MAIOR BRASILEIRO DE TDOS OS TEMPOS.

      Curtir

      • Ricardinho da Honda volta logo viu, porque ficou 63,6% contra 36,3% tomo e foi de lavada!!!!!! kkkkkkk
        SISI FUFU
        YE YE!!!!!!
        Ainda bem que o brasileiro não é bobo e enxerga o que está acontecendo no plenário.
        Parabéns Brasil pela escolha, PARABÉNS AYRTON SENNA DA SILVA VC REALMENTE MERECE MAIS ESTA VITORIA.

        Curtir

  5. Quantas pessoas sem escrúpulos,ficam discutindo, brigando por uma pesquisa q ta mais do q na cara q o nosso ex-Presidente já éo MAIOR Brasileiro de tdos os tempos.
    Lula éo vencedor,disso as pessoas de bem não tem dúvida.
    um dos melhores presidente q o brasil ja teve-LULA

    Curtir

    • RAFAEL ROQUE,DEIXA DE SER OTÁRIO,AINDA NÃO TERMINOU. VC VAI VER NA FINAL. VOU VOLTAR AQ E ESFREGAR BEM NA SUA CARA. SE EU PUDESSE TE DAR UMA PORRADA NA CARA,EU DARIA DAQ MESMO, MAS FIQUE SABENDO Q AINDA NÃO TERMINOU A FINAL.
      ESPERO Q VC ENTENDEU OQ EU QUIS DIZER.
      ME AGUARDE AQ DE VOLTA.
      POIS AINDA NÃO TERMINOU.

      Curtir

      • Ta dando uma de machinho ai Ricardinho da Honda, eu seria humilde o bastante para reconhecer uma pessoa melhor que o Ayrton Senna se assim o Brasil escolher, inclusive o Lula, porque o respeito, quero ver si você vai ter peito para postar um comentário caso ele ganhe, reconhecendo o seu mérito, porque falar é fácil e quero ver fazer o que um brasileiro digino faria, reconhecer que todos os 12 tem méritos para ser o mais votado, e outra coisa, antes de vestir a camisa de uma cara igual o Lula, procure saber da vida dele antes, o que ele pregou durante 20 anos e o que ele fez quando assumiu a cadeira presidencial, procure saber quantas escolas no nordeste tem reboco nas paredes, quantas pessoas tem acesso a um dentista, quantas ruas lá tem asfalto, você sabia que 70% das nossas rodovias são de terra? Só o avião que ele comprou dava pra sanar uma boa parte destes problemas, si você tiver um pingo de ética não vai repetir a quantidade enorme de besteiras que disse, o cara foi bom sim mas você não entende de politica e se deixou levar por um marketing bem feito pela tv.
        Não quero discussão porem não consigo ver pessoas iguais a você que só andam de olhos fechados.
        E antes que eu me esqueça eu concordo com você ainda não terminou, mas o LULA JÁ SAIU.
        KKKKKKKKKK

        Curtir

  6. Aiton voce é se serar o maior brasileiro de toda a vida no nosso país,pois deus sua alma seu sangue por nos,sempre com muita humildade,lula foi minha decepção,passei minha adolescencia votando e te acompanhando por ser pobre e nordestina,e voce nos enganou,hoje voce e seu filho são milhionários,enquando eu e todos trabalhamos para de dar luxo,essa tua bolsa família foi um currão que tu tiras das nossas costas para insentivar as mulheres e homens sertannejos seres vagabundos.assim tu tem seus acurralados com nosso suor.

    Curtir

  7. Se fosse o maior MENSALEIRO de todos os tempos, Lula ganharia de lavada, agora como foi o maior brasileiro, ele tomou um esfrega do Ayrton!!!! Hahahhaah, podem chorar petistas, e saibam que os ignorantes nesse país ainda são minoria!

    Curtir

  8. Acho muito complicada essa votação e a idéia desse programa. Temos muitos brasileiros importantes para nossa história, cada um dentro do seu contexto, sua profissão, sua religião, seu ativismo, etc… Escolher um como o Melhor Brasileiro de todos os tempos, acho muito injusto com outros que concorrem e são grandes homens e mulheres da nossa história. Enfim, foi só minha opinião…

    Curtir

    • Não acho complicação nem uma. q complicação é essa q vc ta querendo dizer? pq vc não vai procurar uma lavagem de roupa?
      oq vai adiantar aq sua opinião? pq vc não toma veneno de rato?

      Curtir

      • Sra. Sabrina,

        Se você quer baixar o nível, procure outro lugar para fazer isso.
        Vivemos em um país democrático e todos podem opinar. Opinei o post enviado pelo Tarso e confesso que estou aberta a uma discussão ou debate. Agora ser ofendida por uma pessoa que eu nem sei que é? Me desculpa, mas quem tem que lavar louça nessa história, com certeza não sou eu.
        Sou uma jornalista, reconhecida no mercado de trabalho e em nenhum momento agredi ninguém, somente opinei. Não aceito suas ofensas.
        Espero que repense o que falou e aguardo suas desculpas.

        Att.
        Aline Brito

        Curtir

  9. Ser presidente é muito maior que ser piloto de carro, aliais, ser piloto de carro é tão ridículo que o cara morreu por causa dessa opção de vida. O que o dinheiro não faz? Que pena! Um homem tão bonito. Infelizmente muitos faz a mesma coisa, até mesmo fora de uma pista de corrida arriscando a vida de outras pessoas também. Competição só poderia ocorrer com pessoas de mesma profissão. Carro é perigouuuso, mais o Ayrton é lindo.

    Curtir

  10. Bom, o programa é criativo e tal, mas afinal, sabemos que todos esses 12 finalistas que estão numa disputa meio que acirrada, mas sabemos também que ele fizeram alguma coisa pelo país ( nem que seja o mínimo ), não estou aqui falando se o Lula é melhor que o Ayrton ou vice versa, por favor gente, quando o programa acabar e for decidido o 1º lugar, seja a pessoa qual for, não se matem ou de polêmica por ai! Afinal é só um programa, que não quer dizer que uma pessoa é melhor do que outro, nunca ouviu o ditado ‘ ninguém é melhor que ninguém ‘ ? Afinal, um trabalhador é igual ao Lula por exemplo, pois Lula também já foi uma pessoa que trabalhou? Não foi????

    Curtir

  11. O que é ser “o melhor brasileiro”? O comentário do Anônimo 08 foi o mais acertado. Afinal, quais são os requisitos: obras feitas? Ser trabalhador, honesto, ajudar as pessoas? Senna foi tudo isso. A Fundação Ayrton Senna começou com dinheiro dele. O Lula fez muito pelo Brasil? Não sei! Ele passou 90% de seu tempo fora do Gabinete em Brasília, viajando (gastou cerca de R$ 600 milhões – 10 vezes o que gastou FHC). Ele despachava onde? O “mais influente do mundo” não respondeu até hoje de quem era o dinheiro dos “aloprados”, os dólares na cueca do assessor do irmão do Genoíno, o que o Pallocci fazia “naquela reunião” em Brasília; seu partido foi contra o Plano Real, as Metas de Inflação, o Câmbio Flutuante (que o próprio PT hoje chama de “Base da política econômica brasileira”). Lula foi honesto? Não usou Caixa 2? Seu filho ficou rico por ser um “Ronaldinho dos Negócios”? Gastou cerca de R$ 8 bilhões em propaganda. Emprestou dinheiro para Cuba, Venezuela, Bolívia, perdoou dívidas com países africanos governados por ditadores.Enquanto isso,no Brasil, a Saúde está precária, nossas estradas portos e aeroportos estão em situação crítica.

    Curtir

    • LULA , O MAIOR BRASILEIRO DE TDOS OS TEMPOS.
      O RESTO É CONVERSA FIADA, E CONVERSA PRA BOI DORMIR.
      JA TA NA HORA DE VCS TDOS TORMIREM.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s