Eduardo Suplicy defende o CNJ

O advogado trabalhista André Passos, Senador Eduardo Suplicy, professor Marcos Alves e Tarso Cabral Violin, em evento na Universidade Positivo sobre Terceiro Setor

Não convém esvaziar poderes do Conselho

Eduardo Matarazzo Suplicy

No dia 19 de dezembro, foi tornada pública uma decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), em caráter liminar, que suspende o chamado “poder originário” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar os delitos cometidos por juízes. Pelo entendimento do ministro, o CNJ somente poderá atuar nos casos que envolvam os magistrados após decisão das corregedorias internas dos tribunais.

A decisão liminar do ministro Marco Aurélio terá validade até que o plenário do STF julgue o mérito da ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contra a resolução do CNJ que uniformiza normas relativas ao procedimento administrativo disciplinar aplicável aos magistrados. O plenário do STF somente deve julgar o mérito dessa ação no ano que vem.

Segundo notícia desta Folha, em 19 de dezembro, a decisão do ministro também suspendeu mais de dez outras normas presentes na resolução do CNJ em questão, inclusive aquela que permitia a utilização de outra lei, mais dura que a Lei Orgânica da Magistratura Nacional, para punir magistrados acusados de abuso de autoridade.

Além do mais, ficarão prejudicadas investigações que tiveram início diretamente no conselho.

É competência do CNJ, prevista no § 4º do art. 103-B da Constituição da República, realizar o controle do “cumprimento dos deveres funcionais dos juízes”. Compete à ministra-corregedora do CNJ, pelo § 5º do mesmo artigo, “receber as reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos magistrados e aos serviços judiciários”.

Cabe ressaltar que a ministra Eliana Calmon tem honrado suas atribuições. O § 7º do mesmo art. 103-B determina, inclusive, a criação de ouvidorias de Justiça para colher essas denúncias e reclamações, representando diretamente ao CNJ.

Ora, então o CNJ deve receber as denúncias contra magistrados, conforme determina a Constituição, para controlar o trabalho e a conduta dos juízes, e nada fazer?

Deve o CNJ aguardar o controle realizado pelas corregedorias dos tribunais inferiores? Então por que o constituinte derivado teria definido essas atribuições de controle ao novo órgão criado em 2004?

Qualquer interpretação que postergue a análise do CNJ parece ferir a síntese dos argumentos que levaram à sua criação.

Não foi essa a decisão do legislador constituinte. O CNJ foi criado para ter poderes de investigação e controle como resposta às dificuldades de apuração que ocorriam e que, pelo noticiário, continuam ocorrendo em algumas corregedorias internas dos Tribunais de Justiça de vários Estados.

Como consequência da decisão tomada pelo ministro Marco Aurélio, também estão anuladas outras regras estabelecidas pelo CNJ para coibir manobras de que se valem os magistrados para proteger os colegas. Duas das mais comuns são a deliberada falta de quórum para julgar processos disciplinares e a lentidão para concluir as investigações.

Com todo respeito ao ministro Marco Aurélio Mello, e tendo presente os valores de excelência que compõem os quadros do Poder Judiciário, penso que mutilar as competências do CNJ, conferidas pelo texto constitucional, seria dar guarida a possíveis desmandos e delitos cometidos por quem deve julgá-los e coibi-los.

Essas atribuições representam importante braço do Estado democrático estabelecido pelo constituinte de 1988.


EDUARDO MATARAZZO SUPLICY, doutor em economia pela Universidade Estadual de Michigan (EUA), é senador pelo PT-SP, professor da Eaesp-FGV e copresidente de honra da Rede Mundial da Renda Básica.

2 comentários sobre “Eduardo Suplicy defende o CNJ

  1. Logo a baixo tomei a liberdade de copiar uns comentarios q está no saite do vnews

    link:http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=112562

    mas se vc não tiver tempo senador suplicy pois está no meio do povo do pinheirinho invasores de terra ladrão de aguá e luz alias um absurdo nossa conta de agua e luz pq temos q pagar pelo gasto abusivo desse povo tadinho deles né …. que dó que dó

    segue ai os comentarios como foi dito

    roberto em 21/01/2012 – 21:50
    ENGRAÇADO, ANTES NINGUEM QUERIA SE RESPONSABILIZAR PELO PINHEIRINHO, ALIAS NINGUEM MOVEU NADA PELO PINHEIRINHO. AGORA ESTAO TODOS PREOCUPADOS PQ? ISSO NAO TEM INTENSÃO NENHUMA NÉ. TA O POVO NAO É BURRO, SO NAO TEMOS A QUEM MOSTRAR NOSSA INDIGNAÇÃO.Comentado por jamilly, 21012012 21:30

    Angelica em 21/01/2012 – 21:35
    Conheço a história do pinheirinho desde que tudo começou. Sabemos que existem pessoas de bem e que principalmente, devemos pensar no bem das crianças que lá estão. Mas não podemos ignorar a situação que hoje estamos enfrentando. Digo estamos porque toda a população ao redor do Pinheirinho também é prejudicada. E as próprias pessoas de bem e que realmente necessitam de ajuda não tem como se defenderem vivendo na condição que estão hoje. Olha o estado que ficou o asfalto da avenida, só Deus sabe a quantidade de água tratada que é desperdiçada… Olha a quantidade de pessoas que arriscam suas vidas nos postes fazendo ligação clandestina. Isso é certo? Que este terreno tem dívidas, todos sabemos. Mas isso não dá o direito a ninguém de o invadir.

    juninho em 21/01/2012 – 21:33
    e epoca de eleiçao apareçe todo mundo…daqui a pouco ate o tiririca ta chegando ai….pra fazer um swow vamos apaudir estes politicos que aparecem sempre na hora certa…não mesmo pessoal..eta brasil…

    anonimo em 21/01/2012 – 21:30
    aposto q a maioria desses comentarios pertencem a pessoas q moram no jd aquarius bq dos eucalipto …farinha do msmo saco do eduardo kú.. q nem deu as carasss !! aff merece morrer!!!

    roseli em 21/01/2012 – 21:29
    hora vela quem esta apoiando a destruiçao de onibos e invaçao de predios pubricos e destruiçao de carro da globo …….. COMO EU SEMPRE DIGO: QUEM APÓIA BANDIDO É BANDIDO TAMBÉM.VEJAMOS BEM QUEM SÃO OS POLÍTICOS QUE APÓIAM E DÃO ARMAS PARA OS BANDIDOS LADRÕES QUE INVADIRAM ESSA ÁREA. SIM, BANDIDOS MESMO, ROUBAM LUZ, ÁGUA PERTENCES DOS MORADORES VIZINHOS, E ATÉ MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, OS MORADORES DE BAIRROS VIZINHOS COMO NÓS, É QUE SABEMOS MUITO BEM DISSO. INFELIZMENTE. AINDA SEM CONTAR OS DANOS AO ASFALTO, E COMO NÃO DIZER QUE SÃO BANDIDOS? E AS ARMAS QUE OS POLÍTICOS FORNECEM SÃO O APOIO E A ESPERANÇA PARA ESSA GENTE QUE EM UMA MINORIA SÃO ILUDIDOS POR POLÍTICOS E SINDICATOS COMO O DOS METALÚRGICOS QUE QUEREM SE APARECER, MAS AMBOS VESTEM A MESMA CAMISA, DA SAFADEZA E DO APROVEITAMENTO UM DO OUTRO. POR ISSO A POPULAÇÃO TEM QUE FICAR ATENTO E OS METALÚRGICOS TEM QUE SABER QUE SUA MENSALIDADE É USADA PARA BANCAR LADRÕES. que tem no pinherinho ……. fora pinherinhooooooooooooooooooooo

    Elaine em 21/01/2012 – 21:08
    Concordo plenamente com você.São pessoas que tomaram posse no que nao perteciam a eles.Esses politicos que tao apoiando essa vergonha com certeza vao ser lembrados na proxima eleiçao.A lei tem que ser cumprida pra nao abrir brechas para outras invasoes.

    Curtir

Deixe um comentário