RIC/Record Cascavel faz reportagem tendenciosa para atacar Dilma e poupar Beto Richa

Faixa que cobra do Beto Richa por mais investimentos na Unioeste

O Blog do Tarso prima pela transparência e pelo debate. Inclusive o Blog tem um Ombudsman, que pode criticar o próprio Blog. O Blog do Tarso também exerce o papel de Ombudsman não-oficial da velha mídia e até de outros blogs. O Blog fiscaliza a atuação da Gazeta do Povo, Folha de S. Paulo, revista Veja, TV Globo, blogs nacionais e paranaenses, etc.

Acompanhamos todo dia o telejornal Paraná no Ar, da minha amiga Joice Hasselmann, na RIC/Record, e hoje fiquei preocupado.

Uma matéria da RIC Cascavel de hoje, com a repórter Kethleen Simony, sobre um protesto de estudantes da Unioeste de Toledo, me deixou bastante preocupado com a credibilidade da RIC Cascavel.

A reportagem diz que os estudantes “criticaram a presidente Dilma, o governo do Estado e o reitor da Unioeste”. Um absurdo total.

A Unioeste é uma universidade pública do Estado do Paraná, e não da União. Portanto, de competência de Beto Richa, e não da presidenta Dilma.

O DCE da Unioeste Cascavel está criticando a intenção do Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), de precarizar as universidades estaduais, e que o Governo estadual anunciou em tom de ameaça que não irá negociar as reivindicações dos agentes universitários. Os estudantes condenam Beto Richa e dizem:

“É nítido o caráter neoliberal do governo Beto Richa, que se apresenta para ser mais decadente do que o governo Jaime Lerner.”

Vejam o documento do DCE, clique aqui.

O que é grave é que em nenhum momento os estudantes citam a presidenta Dilma Rousseff (PT). Eles citam, sim, e expressamente, o governador Beto Richa.

Mas a matéria da RIC Cascavel cita expressamente a Dilma e poupa o nome do governador Beto Richa, falando apenas no termo “governo do Estado”.

Querida Joice Hasselmann. Sei que você é séria e imparcial. Gostaria que você verificasse o que está acontecendo na RIC Cascavel. Foi culposo ou doloso esse equívoco imperdoável? Foi culpa/dolo da repórter, do chefe da repórter ou do dono da empresa?

Chega de aceitarmos que a imprensa paranaense, que recebe rios de dinheiro público do governo do Estado (nosso dinheiro), poupe o governador Beto Richa e ataque injustamente a presidenta Dilma Rousseff.

Lembremos que os serviços de comunicação em TV e rádio são serviços públicos. Portanto, são de propriedade de todo o povo brasileiro, e não dos donos da RIC. Atuações como essa podem até levar a perda da concessão, veja texto sobre o tema aqui.

Estamos de olho!

Veja o vídeo da reportagem:

A faixa cobra uma política estadual, e não nacional.

Deixe um comentário