Mentira de Galvão Bueno na luta de Anderson Silva pode fazer a TV Globo perder a concessão pública

Imagem realmente ao vivo da Rede Globo, quando no passado Galvão Bueno entrevistou Anderson Silva

Hoje o locutor Galvão Bueno e a Rede Globo mentiram. A vitória de Anderson Silva sobre Chael Sonnen na luta do UFC passou ao vivo apenas num canal de assinatura pago, pois a Globo não tem o direito de passar lutas fora do Brasil ao vivo.

O problema é que Galvão Bueno disse antes da luta “voltamos ao vivo”, e depois da luta agradeceu pela imensa audiência.

Das duas uma: ou Galvão gravou sua fala durante a luta que depois seria transmitida a gravação, ou Galvão narrou “ao vivo” o tape gravado. Nas duas situações Galvão Bueno e Rede Globo mentiram. E se mentiram a Rede Globo de Televisão poderá perder sua concessão de serviço público junto ao Poder Executivo federal por causa dessa falácia.

A Constituição da República do Brasil, em seu art. 221, diz que os programas de televisão atenderão, entre outros, a princípios como “respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”.

 O art. 223 dispõe que compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão de TV, com apreciação também do Congresso Nacional (não renovação da concessão dependerá de aprovação de, no mínimo, 2/5 do Congresso Nacional, em votação nominal).

O cancelamento da concessão, antes de vencido o prazo (15 anos para TV), depende de decisão judicial. Verifica-se que a Rede Globo e demais redes de TV e rádio exerceram um forte lobby na Constituinte e garantiram que apenas com decisão judicial podem perder a concessão do serviço público de radiodifusão.

De qualquer forma, não descarto a possibilidade de ser rescindido unilateralmente o contrato de concessão entre a União e a Rede Globo, desde que com autorização do Poder Judiciário. O problema é algum magistrado tomar essa decisão, mesmo com o pedido do Ministério Público.

Tarso Cabral Violin – advogado, mestre em Direito do Estado pela UFPR e professor de Direito Administrativo

64 comentários sobre “Mentira de Galvão Bueno na luta de Anderson Silva pode fazer a TV Globo perder a concessão pública

  1. Vocês ai do Blog do Tarso, Anti GLOBO fanáticos, não tem nada para fazer nâo ?

    Vão caçar serviço, arrumar mulher, tomar umas com os amigos no bar, contratara umas garotas de programa e aliviar a mente de bobagens e parar de falar M……. na Net.

    A GLOBO, perder uma concessão por causa de uma bobagem dessa ?

    Faça-me o favor não é ?

    E ainda ficam ai dizendo que é necessário diploma ( curso superior ) para ser jornalista ?

    Pelo Amor de Deus

    Curtir

    • Meu amigo, concordó com o site, tem que falar mal da Globo sim. Ela mentiu e ponto final. Várias pessoas ficaram esperando assistir a “luta do século” ao vivo, e ai, vem este tape onde o fanfarrão do Galvão diz ao vivo 3 vezes. É palhaçada sim, deveria receber ao menos uma multa.
      Ela manda e desmanda no país, queira ou não queira, foi ela quem colocou o Collor e depois tirou.
      Uma tremenda palhaçada essa emissora, está aqui para deixar o povo brasileiro cada vez mais alienado.

      Curtir

      • garanto que faz viu. Quando só conhece uma emissora e assiste a merda de BBB acha que a globo é o maximo afffffff

        Curtir

    • Nossa! Como você é educado hein!?

      Se o Brasil fosse um país sério, nunca o Galvão mentiria assim na cara dura.

      A opinião do autor do blog é: ética, constitucional e legal.

      Não gostou? Porque você não vai achar o que fazer (seja lá o que for) ao invés de vir aqui e criticar.

      Curtir

    • Cara. va xinga o povo de fanaticos anti globo? kkkk…Acho melhor assim do que ser chamado de burro diariamente em frente a tv. vc deve ser muito esperto pra defender .kkk….acho que vc precisa arrumar uma mulher e parar de assistir novelas da globo..kkkk…otario.

      Curtir

    • Mentir para o publico é uma bobagem?? O que seria importante ?
      Ora era somente não falar que era ao vivo; Se mentir na cara dura para milhões de pessoas fazer todos de bobo não é nada realmente perdemos todos os valores!!!!!

      Curtir

    • CONCORDO PLENAMENTE….. E DIGO MAIS…. TODA MENTIRA DITA NA TV EM REDE NACIONAL DEVE SER PUNIDA… COISAS DO TIPO “NÃO MEXO EM DIREITOS TRABALHISTAS NEM QUE A VACA TUSSA” E UMA CENTENA DE OUTRAS MENTIRAS DITAS QUASE TODA SEMANA NA CARA DURA TINHA QUE DAR MAIS DO QUE IMPEACHMENT….. TINHA QUE DAR CADEIA……..

      Curtir

  2. Meu amigo, concord com o site, tem que falar mal da Globo sim. Ela mentiu e ponto final. Várias pessoas ficaram esperando assistir a “luta do século” ao vivo, e ai, vem este tape onde o fanfarrão do Galvão diz “ao vivo” 3 vezes. É palhaçada sim, deveria receber ao menos uma multa.
    Ela manda e desmanda no país, queira ou não queira, foi ela quem colocou o Collor e depois tirou.
    Uma tremenda palhaçada essa emissora, está aqui para deixar o povo brasileiro cada vez mais alienado.

    Curtir

  3. A legalidade da questão pode até ser válida, mas a poderosa Globo perder concessão por causa disso? No Brasil, isso só pode ser piada!

    Curtir

  4. Em momento algum a Globo divulgou que seria ‘AO VIVO’ até porque só as TV’s por assinaturas tem essa autorização.
    E em momento algum apareceu o selo com a descrição, aqui foi gravado como também a narração de Galvão. Até porque até em Deuses ele falou… e se fosse fake, eles teriam consertado antes de ir ao ar como eles fazem com Big Brother Brasil quando estamos em horário de verão.

    Curtir

  5. Tu é muito corno Pedro chupador de ovo! Foda-se a Tv Globo!! Fodam-se as pessoas iguais a você que se acham donos da verdade, mas são um bando de idiotas sem cultura nenhuma que vivem de assistir novela, futebol e agora luta de homem de sunga suado!

    Curtir

  6. QUE POSTAGEM RIDÍCULA!!!
    VAI LAVAR LOUÇA CARA!!!
    A GLOBO EXAUSTIVAMENTE DISSE QUE NÃO SERIA AO VIVO, EU ASSISTI POR DUAS VEZES GLOBO ESPORTE E REPETIRAM A MESMA COISA…SERIA TRANSMITIDO CERCA DE MEIA-HORA APÓS A LUTA…DEPOIS DE “ALTAS HORAS”!!!
    DEVERIA SER CASSADO ESSE SEU DIPLOMA COMPRADO!!!!!

    Curtir

  7. A Globo não tem muito de se orgulhar, pelo que é hoje. Na década de 60 ela era a quinta emissora no Rio. Com a Revolução de 64, ela foi “porta-voz” da ditadura, e com isso ganhou barganhas inimagináveis. Conseguiu “falir” a Tupi, a Manchete e assim assumir a “liderança”. No regime militar ela conseguiu muitas benesses, inclusive importar componentes estrangeiros, que era proibido. Investiu nas novelas e sobretudo nos noticiários, que só mostravam o lado positivo dos “governos militares”. Além isso, expandiu seu departamento de esportes, sobretudo o de futebol, paixão nacional. Isso tudo, permitiu que ela sempre se mantivesse no topo. Hoje ela não tem tanta confiança na sua liderança, sempre ameaçada pela Record, que mais ou mais tarde, haverá de derrubá-la. Galvão sempre foi um oportunista. Se fez às custas do saudoso Senna. Se acha sempre o dono da verdade, e não admite ser contrariado. Aos poucos a Globo o está escanteando, visto sua impopularidade e arrogância. Esse fiasco da luta, tanto o Bueno como a Globo, são cúmplices. Isso acontecia muito nas lutas do Maikon Tayson, que coincidemente só começavam após o filme do Corujão. Se no Brasil houvesse mesmo uma justiça imparcial, ela imediatamente retiraria a Globo do ar como punição por dois dias, e depois, após ouvir seus argumentos, poderia ou não suspender os direitos de transmissão. Quanto ao Galvão, hoje rico empresário e pecuarista, estar ou não na telinha da Globo, pouco o preocupa. Mas para nós seria um alívio, saber que nunca mais iríamos ver esse rosto hipócrita na nossa casa. Mas aí, é querer demais.

    Curtir

    • Concordo plenamente com o comentário acima, Galvão Bueno pra mim é o maior oportunista da TV brasileira, não suporto seu vicio de rotular as pessoas, se acha o dono da verdade. Durante a falada luta ele falou diversas besteiras sem cabimento, o porque eu digo, aquilo ali tanto faz pra ele, o que interessa deve estar por traz. E digo mais ha muitos aqui que gostam de serem manipulados pelas frases dele, e é por isso que a TV brasileira não tem conteúdo, a culpa é desses telespectadores.

      Curtir

  8. Ah, tá!!! Vocês acreditam em história da carochinha. A globo domina o povo há tantos anos. Vocês acham que é à toa ou de graça? Vai sonhando com a revogação da concessão da Rede Globo!!!

    Curtir

  9. Putz Prof., acho que esta matéria foi infeliz, em que pese sua consideração final.
    Muito embora eu acesse seu blog diariamente, está ficando extremamente desagradável ver sua demagogia com o caso da ICI, com a imprensa PIG, o exagero com o Corinthians.
    Professor, o Sr. pagou os R$140,00 de cópias ou ficou na vontade?
    Reconheço que precisamos de vozes que ecoam contra a ditadura da imprensa direitista, mas exageros soam hipocrisia.
    No mais, parabéns pelo seu blog, apesar das ressalvas acima.

    Curtir

  10. Vou Falar uma coisa:

    A REDE GLOBO MENTIU, PORQUE MUITOS ACHARAM QUE A “LUTA” SERIA AO VIVO, ELA MENTIU. E ACHO QUE TEM QUE SER PUNIDA.

    MAS A GLOBO PERDE A CONCESSÃO (ACHO QUE ISSO NUNCA VAI ACONTECER) PORQUE A GLOBO SO SABE MANIPULA, CONCERTEZA ELA VAI ALEGAR QUE FOI UM ERRO DO NARRADOR, ETC ETC E TAL E NAO VAI ACONTECER NADA…

    UMA PENA, EMISSORA QUE MANIPULA, TUDO:

    JORNALISMO
    FALA QUE UMA COISA É AO VIVO E NAO É
    MANIPULA ELEICOES

    FORA REDE GLOBO

    Curtir

  11. Pingback: Post sobre mentira da Globo e Galvão Bueno é o segundo mais acessado do Brasil no WordPress « Blog do Tarso
  12. Achei engraçado uma postagem especular a perda da concessão pública da segunda maior emissora do mundo só por um erro temporal de um narrador esportivo. O autor da postagem deve ter nascido na Coreia do Norte ou é algum venezuelano chavista. Quem sabe até se formou advogado em Cuba. “Vamos desempregar 50 mil pessoas porque o Galvão falou que estava ao vivo!” hahaha!

    Curtir

  13. Vcs não cansam se dizer bobagens? Reclamam da emissora, mas estavam assistindo pra saberem e se realmente acreditam que uma punição possa ser imposta, vão em frente e denunciem. kkkkkkkkkkkkk. fala serio. hipocrisia, falta de serviço, de realidade e entendimento. O que a emissora fez não feriu a ética e os bons costumes de ninguém, quem se sentiu ferido é pq mais se importa com a globo. se a propria emissora já havia dito que a transmissão da luta não seria ao vivo, então o que ocorreu foi um erro, não uma tentativa de enganar ninguem. errar é humano e pelo visto apontar o dedo tambem

    Curtir

  14. “A Constituição da República do Brasil, em seu art. 221, diz que os programas de televisão atenderão, entre outros, a princípios como “respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”.”

    Se fosse assim, não seria por essa mentirinha que a Globosta se ferraria! Os valores éticos e sociais da família, da pessoa então nem se fala, já foram a muito tempo esculachados pela emissora! Tem “família” na rede globo que todo mundo come todo mundo, tenho certeza que tem roteirista que toma muito cuidado pra não mostrar “sem querer” um incesto! Eu não vejo novelas mas já já algum paí vai namorar uma filha adotiva que tem um caso com a mãe de sangue e não sabe! Um brinde a esse canal nojento! Na minha casa essa merda só está sintonizada por que minha mãe vê essa bosta! Canal nojento!

    Curtir

  15. NOSSA….QUE VIAGEM!!!!!
    QUANTOS ABSURDOS LIDOS AQUI!!!!
    PESSOAS ACUSANDO A GLOBO…FALANDO DO TEMPO DA DITADURA…FALANDO EM ALIENAÇÃO…..QUANTA HIPOCRISIA!!!!!!!!!
    URUBÚS DE PLANTÃO…AGUARDANDO UMA BRECHA PARA ATACAR….LERAM CHAMADA DESTE BLOG…..E NEM SABEM DIREITO DA VERDADE…E PROLIFERAM VORAZMENTE COMENTÁRIOS SOBRE ATIVIDADES DA EMISSORA ATÉ NO TEMPO DA DITADURA…..
    POSSO ADIVINHAR O PARTIDO DE VCS????? P.T. ….QUER HIPOCRISIA MAIOR DO QUE AS ATIVIDADES POLÍTICAS DESTE PARTIDO HIPÓCRITA, FALSO E MENTIROSO???
    ALGUÉM LEMBRA DO LULA FALANDO DO MALUF NAQUELE TEMPO????
    AAAHHHH GENTE….VÃO PRODUZIR ALGO PROVEITOSO!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  16. GLOBO CHATA ?
    RÁ-RÁ
    ISSO É POUCO.
    ESSA GLOBO É UMA BOSTA,
    EU ODEI-A.
    AQUI EM MG A GENTE VÊ ASSIM:
    A GLOBO SÓ SABE FALR MAL DO CRUZEIRO E OS OUTROS TIMES MINEIROS.
    P/ ELES SÓ OS TIMES D SP E RJ QUE PRESTAM ,
    PQ NÃO FALAM MAL DO CORINTHIAS ESSE BANDOS DE F..DA ………..P…………
    VAI T…. NO C…………… GLOBÔ !!!!!!!!!
    SÓ SALVA A GOSTOSA DA GABRIELA, MESMO ASSIM QUANDO TAH PELADA COM AQUELES PEITÔES GOSTOSOS DE FORA E TAMB AQUELE RABO GOSTOSO.. HUM….

    AH…. E A CAROL NAKAMURA ……HUM QU E DELÍCIA………..FUI!!!!!!!!!!

    Curtir

  17. ôpssss……acho que está ocorrendo uma inversão de valores ai…..uma besteira dessas…..o tongo do Galvão Bueno falar, não é nada perto que vários politicos fazem com este pais. O Derosso fez muito pior e está aí, livre !!!

    Curtir

  18. O PT vai conseguir fechar a Globo mais dia ou menos dia, será a última cartada talvez, depois de conseguirem falir SBT e Record, teremos apenas canais estatais e pequenos aliados. Quem quiser saber como será veja o modelo venezuelano. Agora, duvido que no atual momento a emissora dos Marinho venha a perder concessão só por conta do Galvão Bueno.

    Curtir

    • Eu e minha espoosa, assistimos as novelas da rede globo, mesmo porque outros canais que tentaram competir com a mesma importou novelas do méxico e de outros paises. As que fizeram e fazem produções nacionais usam em sua maioria artistas formados pela Globo. Assim, sem desmerecer os críicos da globo pois já fui muito crítico da globo que praticamente bancou a ditadura militar no Brasil. Infelismente não foi só a rede globo. Também não acredito que um escoregão de um de seus reportes em plena decadência vai dar justificativa para concessão de quaisquer televisão, pricipalmente da rede globo.

      Djaiur

      Curtir

      • Para os que gostam, continuem sendo manipulados com mentiras por esse PIG, uma verdadeira rede de esgoto. Vou fazer o que se todo otário adora ser enganado!

        Curtir

  19. Prezado Tarso,

    Tomei a liberdade de copiar este seu link no meu blog. Parabéns pela reflexão. Praticamente a única pessoa neste país a ter o mínimo “senso de justiça” diante da situação de vulnerabilidade de muitos telespectadores!

    Curtir

  20. Pingback: Coluna do Ombudsman do Blog do Tarso « Blog do Tarso
  21. Pingback: RIC/Record Cascavel faz reportagem tendenciosa para atacar Dilma e poupar Beto Richa « Blog do Tarso
  22. Amigo Tarso….sou fã do seu trabalho. Continue assim atuante e crítico desses poderosos que pensam que são os donos da verdade. Um dia todos serão responsabilizados pelos seus êrros, pecados e maldades diante do senhor nosso Deus.

    Curtir

  23. No dia em que me virem perdendo tempo na frente duma TV chamem a ambulância!!! Rede Bobo e todas as outras: não sei, não assisto, não me interessa.

    Curtir

  24. A PESSOAL DEIXA O GALVÃO ELE É UM HOMEM SANTO
    UM CARA INTEGRO
    QUE NARRA OS JOGOS SEM MUITO UFANISMO
    QUE NÃO GOSTA DE APARECER DURANTE AS TRANSMISSÓES MAIS DO QUE OS JOGADOES
    QUE NÃO PUXA O SACO DE NINGUEM
    QUE TRATA A TODOS COM CORDIALIDADE E RESPEITO
    QUE NUNCA FALOU UMA BESTEIRA
    DEIXA ELE PESSOAL ELE É O BAMBAMBAM , O DONO DA COCADA PRETA , BRANCA .

    Curtir

  25. kkkkkkkkkkkÉ mais fácil a rede Globo fechar o congresso nacional, demitir presidentes, prender promotores públicos, e fechar todas as outras emissoras e ficar somente ela no ar, do que ela perder a concessão. A Globo MANDA no país. Infelizmente o Brasil chegou a esse ponto. Poderosa Illuminati. Agora entendem, não é?
    Quando chega alguma autoridade no Brasil, primeiro vai aos DONOS da rede Globo para definirem o roteiro e o que farão no país, para depois serem recebidos pelas “autoridades” brasileiras. Sempre foi assim. Garanto que ninguém sabia disso. Nada é do jeito que o povo imagina.

    Curtir

    • Não é bem assim! A “toda poderosa” que vc defende não está conseguindo colocar o presidente que ela quer, pois já perdeu em quatro ocasiões! O povo não é mais bobo, abaixo a Rede Esgoto! Ela só consegue manipular alguns idiotas que se contentam com BBBosta, novelas escrotas, jornais tendenciosos, e outras tranqueiras mais…

      Curtir

  26. Na teoria é simples. Agora quero ver na prática alguém conseguir acabar com o oligopólio da RedeBOBO. Sinto muito, mas sou extremamente cético quanto a isso. Eles já fizeram o que fizeram e nunca aconteceu nada, teria que se ter muita coragem pra enfrentar. será que alguém no poder tem essa coragem ?

    Curtir

  27. Dou um conselho pega uma cadeira e espera sentadinho a Tv Grobo perder a Conceição Prúbica vai sair mais rápido os condenados do Petrolão um bocado de gente da estrelinha vermelha vai ver o sol nascer quadrado na Papuda bem antes mais bem antes da Grobo perder a Conceição rsrsrsrs.

    Curtir

  28. Resido em Aracaju, em frente a um restaurante chamado One, no Bairro Coroa do Meio. Estava assistindo da minha sacada a luta, enquanto Galvão Bueno conversava com um lutador do MMA, eram 4:00 hs, horário de Brasília e a luta do Anderson Spiders Silva já havia terminado. O Galvão mentiu i horário, em uma hora a menos e não disse em nenhum momento que seria um programa gravado. Inclusive disse para milhões de brasileiros que não tem TV paga que o Brasil passava a assistir a luta da volta do Anderson. Muito triste a falta de ética da Globo com o povo brasileiro, mais humilde. Alguém tem que pagar! E o Governo tem que aplicar a lei, dia quem doer.

    Curtir

  29. E quem não mente nesse país?
    Um país de mentiras,nada me surpreende.Se fosse um País serio
    o povo não colocaria o PT no poder.

    Curtir

Deixe um comentário