Acabou

Foi bom enquanto durou.

Desde o início fui um defensor das manifestações que ocorreram nas ruas do país.

Eu estava em São Paulo na primeira manifestação do Movimento Passe Livre pela redução de R$ 0,20 centavos na tarifa do transporte coletivo.

Poucos manifestantes de esquerda que têm uma causa clara, o passe livre: passagem de ônibus e metrô totalmente gratuita, sendo paga pelos impostos, principalmente por quem anda de carro. Eu apoio!

A Polícia Militar de São Paulo bateu nos manifestantes e a velha mídia e os conservadores/ reacionários/ direitistas aplaudiram.

Dias depois o movimento cresceu ainda com manifestantes conscientes e progressistas, com maior cobertura da imprensa. Dessa vez os manifestantes apanharam novamente da PM truculenta, mas dessa vez jornalistas da velha mídia (Folha) e das novas mídias independentes e progressistas também levaram balas de borracha na cara e gás lacrimogêneo.

Agora a velha mídia e a população se indignaram.

Virou “modinha” ir para as ruas, com “neomanifestantes” jovens ou não tão jovens assim que nunca se manifestaram para nada de interesse público. As manifestações se alastraram pelo país.

Mas aos poucos grupos conservadores/ reacionários/ de direita da classe-média começaram a tomar conta de um movimento cada vez mais descontrolado.

O MPL e outros movimentos conseguiram baixar a tarifa em suas cidades.

E pautas conservadoras ou golpistas começaram a tomar conta das manifestações.

Cartazes e faixas como “Fora Dilma”, “Fora casamento Homoafetivo”, “Pela redução da maioridade penal”, “Pela criminalização do aborto”, “‘mensaleiros’ na cadeia”, “Pelo fim dos partidos políticos”, entre outras besteiras, começaram a tomar as ruas.

Os primeiros casos de vandalismo explícito começaram a destruir bens públicos e privados, inclusive com saques.

Até causas interessantes como o questionamento com os gastos para a Copa do Mundo e por mais dinheiro para a saúde, educação e segurança, começaram a ficar sem sentido e parecendo uma simples repetição de discurso superficial e anti-governo federal.

Contradições começaram a aparecer como “mais dinheiro para a saúde e educação” e “diminuição dos impostos”.

Manifestantes que sempre participaram das questões de interesse público no país, como pessoas comuns filiadas a partidos, sindicalistas e participantes de movimentos sociais começaram a sofrer verbal e fisicamente agressões de fascistas e/ou alienados políticos.

Mas ontem (21) o movimento acabou. Dia 20 o MPL saiu das manifestações por conseguirem a diminuição das tarifas e pela “direitização” das manifestações. Mas ontem acabou de vez. Rio de janeiro, São Paulo, Curitiba e em várias outras cidades do país os vândalos tomaram conta e destruíram, e muito, bens públicos e privados como prefeituras, igrejas, lojas, museus, entre outros.

Muito dinheiro público que poderia ser utilizado para a saúde e educação, bandeiras do início do movimento, vão ser utilizados para reforma de postes, edifícios e outros bens públicos.

O movimento foi válido até ontem. Crianças, adolescentes, jovens e até alguns não tão jovens manifestaram-se e discutiram política como nunca nesses dias, mais do que nos últimos vinte anos.

Mas agora acabou. A partir de amanhã grupos não ruas serão ou torcedores pelo Brasil na Copa das Confederações ou vândalos que serão combatidos pelas polícias militares.

Já ocorreram duas mortes.

Não há mais meio termo.

Acabou a graça.

O recado, principalmente da classe-média brasileira, foi dado.

A presidenta Dilma, governadores, prefeitos, deputados, senadores, vereadores, magistrados, membros do Ministério Público escutaram.

Mas acabou.

A discussão, os debates, devem continuar, e até alguma reivindicação específica devem ocorrer.

Mas manifestações contra tudo… é bom dar um tempo, para o bem da democracia brasileira.

16 comentários sobre “Acabou

  1. Brasil
    Agora chegou a hora de negociação. Reunir-se lideranças dos
    movimentos, formar comissões para as diversas áreas de interesse público, e definir-se metas e ações com os governos Federal, Estados, Prefeituras. Que não se perca a energia do momento! E assim oportunizaria a participação efetiva nas planilhas, nos planos e decisões governamentais. Fortalecendo e instrumentalizando dessa forma,futuros políticos, decentes e bem intencionados, para o Brasil do futuro que todos desejamos. Paz!

    Curtir

  2. Muito estranho o jornal digital Brasil247 estar passando por manutenção bem no período em que a temperatura política-social estava em ascensão. Isto me cheira a censura, ataques de fascistas ou coisas semelhantes.

    Curtir

  3. Até creio que movimentos de direita estejam,mas se eu expulso um petista porque ele está sendo oportunista,também faço o mesmo com um tucano por exemplo.Nada impede,embora esteja se protestando contra o partidarismo,é um movimento popular,simples.Vandalismo é só consequencia,pode ser tanto anarquia quanto a vontade de derrubar o sistema.Se você tem esses cartazes de direita,não custa nada abaixar eles ou destruir.

    Curtir

  4. Quando o manifesto e a depredacao te interessam ai pode ne? Quando comecam a questionar acoes de seus apoiados ai nao vale hahhahahaha

    Curtir

  5. o que mais me impresiona e o preparo das policias ,o que acima sprei na cara esta e a carra da policia sem preparo algum ,medo covardia ,um pais que nao se prepara nao aprende nada ,se nao aprende nao pode ajudar.poriso vimos ,quem nao merecia ,levou tiros sprei,nao saber o serto do errado e despreparo total.

    Curtir

  6. O que o povo mostrou foi claro como a luz do dia. Está revoltado com toda a classe política e não se sente mais representado por eles porque se sente traído. Percebe que os políticos simplesmente esquece do povo depois das eleições e só pensa em sí mesmo, produzindo leis estupidas que não levam a nada senão aumentar a confusão neste país. A revolta do povo não é contra só ao PT, mas de todos os partidos…por esse motivo não permite a presença de bandeiras no movimento. Como um partido vai gritar palavras de ordem contra ele mesmo? Contra a sua falsa ideologia? ou contra a sua incompetência? Acredito que não é mais necessário sair às ruas novamente porque o recado foi dado. Reformas profundas deverão ser feitas no sistema político brasileiro, independente de reunir lideranças do movimento, mesmo porque elas não existem…É um clamor de basta que vem de um povo que foi tratado até aqui como um palhaço…Ou os políticos entram num acordo e resolvem a situação partindo para medidas sensatas como equilibrar melhor a questão de salários deles com relação ao povo em geral, diminuir a carga tributária e o número de impostos neste pais ou os levantes populares vão ficar cada vez mais radicais. Isto porque o povo acordou e percebeu a força que tem.

    Curtir

  7. O que o povo mostrou foi claro como a luz do dia. Está revoltado com toda a classe política e não se sente mais representado por eles porque se sente traído. Os políticos simplesmente se esquecem do povo depois das eleições e só pensam em sí mesmos, produzindo leis estúpidas que não levam a nada senão aumentar a confusão neste país. A revolta do povo não é contra só ao PT, mas contra todos os partidos…por esse motivo não permitiram a presença de bandeiras no movimento. Como um partido vai gritar palavras de ordem contra ele mesmo? Contra a sua falsa ideologia? ou contra a sua incompetência? Acredito que não é mais necessário sair às ruas novamente, porque o recado foi dado. Reformas profundas deverão ser feitas no sistema político brasileiro, independente de reunir lideranças do movimento, mesmo porque elas não existem…É um clamor de basta que vem de um povo que foi tratado até aqui como um palhaço…Ou os políticos entram num acordo e resolvem a situação partindo para medidas sensatas como equilibrar melhor a questão de salários deles com relação ao povo em geral, diminuir a carga tributária e o número de impostos neste pais ou os levantes populares vão ficar cada vez mais radicais. Isto porque o povo acordou e percebeu a força que tem. E olha, não é só isso não…a lista de coisas a serem revistas é enorme…

    Curtir

  8. Para o LEGISLATIVO é bom começar a discutir esse tipo de PEC:

    PEC de iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à Constituição Federal)

    1. Fica abolida qualquer sessão secreta e não-pública para qualquer deliberação efetiva de qualquer uma das duas Casas do Congresso Nacional. Todas as suas sessões passam a ser abertas ao público e à imprensa escrita, radiofônica e televisiva.

    2. O congressista será assalariado somente durante o mandato. Não haverá ‘aposentadoria por tempo de parlamentar’, mas contará o prazo de mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS referente à sua profissão civil.

    3. O Congresso (congressistas e funcionários) contribui para o INSS. Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. Os senhores Congressistas participarão dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.

    4. Os senhores congressistas e assessores devem pagar por seus planos de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

    5. Aos Congressistas fica vetado aumentar seus próprios salários e gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população em geral, no mesmo período.

    6. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de saúde do povo brasileiro.

    7. O Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.

    8. Exercer um mandato no Congresso é uma honra, um privilégio e uma responsabilidade, não um uma carreira. Parlamentares não devem servir em mais de duas legislaturas consecutivas.“Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem.

    Curtir

  9. Este artigo não refere o mais importante: a justa indignação das pessoas contra a corrupção e o desvio de dinheiros públicos, o desbaratar de recursos em eventos de retorno duvidoso (como nós portugueses bem sabemos!), a concentração da enorme riqueza brasileira num escasso número de multi-milionários e um baixíssimo investimento em saúde e educação (abaixo do que existe em Portugal, por exemplo).
    É talvez politicamente correcto dizer que quem ataca Dilma é de direita, mas não é verdade.

    Curtir

    • Amarelo Submarino, uma pessoa que ataca a Dilma e é de direita e que foi contra a destinação de recursos do pré-sal para a educação: o deputado Lupion. Por que jogar nas costas da Dilma uma responsabilidade que é também do congresso?

      Curtir

  10. fiquei sabendo que no ultimo protesto o nosso governador Beto Bicha deu a seguinte ordem, “Deixem os caras invadirem e quebrar tudo e depois desse a borracha” isso é manobra política com o apoio da imprensa, a Policia ficou vendo as caras quebrarem e saquearem para dar a midia golpista um prato cheio para ferrar o movimento. Acredito também que tem muita gente paga no meio desse quebra quebra. No RJ mesmo as melicias mandam 5 caras para quebrar e saquear logo no inicio do protesto e o Governador mandar atirar na grande massa dissolvendo o movimento. O povo tem que ficar esperto e quebrar esses “vândalos no meio”

    Curtir

  11. acho q nada acabou ainda o povo está ciente da pac, ciente desses governadores brutos como sergio cabral. o povo está pronto para voltar as ruas e mais forte q nunca, apesar de alguns que querem q isso pare.

    Curtir

  12. Fiz denúncias envolvendo um órgão do Governo do Paraná, com dois testes seletivos frios… licitações… etc… etc… gostaria que o blog acompanhasse essas denúncias ao TC… Corregedoria do TC e Ministério Público paar que não fiquem no esquecimento ou acabem em pizza.

    Curtir

Deixe um comentário