
Já que a Gazeta do Povo não tem Ombudsman, o autor do Blog do Tarso faz um pouco esse papel, como assinante e leitor diário do jornal desde 1986.
Há vários jornalistas e colunistas da Gazeta do Povo que são realmente independentes. Mas o jornal não é. E muito menos seu editorial. Já decidiu que seus candidatos para 2014 são o senador Aécio Neves (PSDB) para presidente e Beto Richa (PSDB) para a reeleição ao governo do Paraná.
Várias matérias nos últimos dias criticando o Partido dos Trabalhadores e Lula, e enaltecendo as privatizações, Fernando Henrique Cardozo, Aécio Neves, Jaime Lerner e Beto Richa.
Os jornais impressos não são serviços públicos, ao contrário da rádio e TV, e podem livremente se posicionar nas eleições. O problema é fazer isso de forma mascarada. Se é de direita, se é conservador, se é neoliberal, se não suporta justiça social, se não apoia a redução das desigualdades sociais, se prefere os tucanos, que seja expressa nesse sentido.
A Veja, a Folha de S. Paulo, a Globo e a Gazeta do Povo têm a seguinte estratégia: tentaram acabar com a possibilidade do candidato a presidente em 2014 seja Lula, considerado o maior presidente de todos os tempos. A partir de agora vão para cima da presidenta Dilma. A imprensa conservadora começa até a dizer que a Dilma vai para o PDT, o que é mentira.
Estamos de olho!
Muito me admiraria se fosse o contrário, ou seja, a Gazeta do Povo se mantendo neutra ou a favor de uma linha mais progressista. É a cara da Gazeta e da imprensa marron do Paraná. Mas isto tem um lado ótimo: o desespero que antes se tornava visível somente às vésperas das eleições agora já se faz sentir com toda a força praticamente dois anos antes do pleito presidencial. Talvez, se estivesse no lugar deles faria o mesmo. Afinal, se o último cartucho chama-se Aécio Neves e talvez leve de vice o playboy Richa, nada mais natural do que o pânico estar instalado no ninho tucano. E daí… bem, é atirar como uma metralhadora para todos os lados para ver se alguém é ferido na batalha.
CurtirCurtir
Minha parte eu faço: não leio, não compro e não assino este jornalzinho mequetréfe!
CurtirCurtir
Pois é, se o governador fosse do PT estava tudo bem prá você se a GP fosse a favor, não é? Aliás, a imprensa tem é que defender as quadrilhas do PT, aí pode, né?
CurtirCurtir
Vamos ver se você é de-mo-crá-ti-co e posta meu comentário.
CurtirCurtir
Estes pró-privatarias podem votar em quem quiserem. O importante é o povo. E pelo jeito os candidatos que eles escolheram (por quais motivos é que é A pergunta) não estão lá muito bem cotados.
CurtirCurtir
Mas caro troiano! A quadrilha do PT como vocês falam está sendo julgada e condenada mesmo sem ter provas pela teoria do “domínio de fato” contestado até pelo seu idealizador como só aplicável nas democracias de fachada!
Enquanto a “quadrilha da privataria tucana” que só faltou vender (entende-se por entregar, pois o dinheiro foi parar nos paraísos fiscais) o país, continua solta sem ser molestado pela imprensa marron cumplice dos quadrilheiros tucanos!
CurtirCurtir