Governo Beto Richa do PR perde fábrica para SC

A fábrica de caminhões que Ricardo Barros (PP, ex-PPB, ex-PDS, ex-ARENA), secretário da Indústria e Comércio do Governo Beto Richa (PSDB), trombeteou que seria aqui, vai ser levada para Lages, Santa Catarina. O investimento da Sinotruck será da ordem de 300 milhões e vai gerar  1,1 mil empregos, conforme informa o Blog do Cícero Cattani.

Amanhã: Fórum Resgate da Verdade Memória e Justiça – 19h30 – Teatro Reitoria UFPR

A foto diz tudo: Curitiba está desgovernada!

João do Suco e Luciano Ducci, chefes dos poderes Legislativo e Executivo de Curitiba. Que tal voltarem para a Casa de Suco e clínica médica, respectivamente?

Atenção concurseiros: Luciano “Zezé” di Camargo está novamente no hospital!

Isso mesmo, a partir de hoje o Blog do Tarso passará a informar as notícias mais sem importância do Brasil e do Mundo. Depois que o concurso público do Município de Cambé, no Paraná, cobrou na prova de conhecimentos gerais temas sobre novelas, Zorra Total e sertanejo universitário, e como o blog tem uma audiência grande de concurseiros, passarei a “noticiar as notícias” mais importantes das menos importantes:

O cantor Luciano, da dupla Zezé di Camargo & Luciano, após se separar em Curitiba e ser hospitalizado, agora está em observação no pronto-socorro do Hospital do Coração (HC) de Londrina. A dupla tem um show marcado para esta noite na ExpoLondrina 2012. De acordo com a assessoria do HC, o caso não é grave.

Aguardem, mais tarde notícias sobre o BBB13, Revista Veja, Revista Contigo, Michel Teló, Manhattan Connection, Revista Caras e telenovelas da Rede Globo!

Prof.ª Dr.ª Eneida Desiree Salgado amanhã na Universidade Positivo

No I Simpósio de Direito Constitucional, a Prof.ª Dr.ª Eneida Desiree Salgado falará amanhã na Universidade Positivo, sobre o Estatuto do Congressista. Será às 10h no auditório do Bloco Bege.

Ministro Peluso quer uma súmula anti-nepotismo mais maleável

O Ministro do STF Cezar Peluso, durante sessão do CNJ – Conselho Nacional de Justiça,  afirmou que a regra que proíbe o nepotismo está sendo interpretada de forma muito ampla e propôs sua modificação para que só atinja casos em que exista a relação hierárquica entre os parentes que ocupam cargos de comissão em um mesmo órgão.

Peluso afirmou que já fez uma proposta aos colegas do STF para mudar a súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, cujo texto, para ele, é muito amplo e gera “situações insustentáveis”. A Súmula Vinculante 13 é a seguinte:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

A súmula proíbe a contratação de parentes, até o terceiro grau, em uma mesma pessoa jurídica. Ele afirmou que, se tomado ao pé da letra, alguém que ocupa um cargo comissionado no Incra do Rio Grande do Sul não poderia, por exemplo, ter um parente contratado no INSS de Rondônia.

O conselheiro do CNJ, Jorge Hélio, discordou, afirmando que a regra do nepotismo deve ser, sim, uma interpretação ampla para evitar o que chamou de “sistema de compadrio federal”: “Só pode haver uma pessoa da mesma família ocupando cargo de comissão, independentemente do nível hierárquico”, e também falou que o CNJ não poderia modificar seu entendimento com base em uma discussão do STF que ainda não aconteceu.

Quando assumiu a presidência, Cezar Peluso nomeou um casal para ocupar cargos comissionados no Supremo e, na época, o ministro chegou a divulgar uma nota, dizendo que a súmula deveria ser modificada, por permitir excessos.

Pela liberdade da mãe interromper a gravidez de feto anencéfalo. Hoje decisão do STF sobre o tema