Sujeitos ainda ocultos – Entrevista com Leonardo Avritzer e Filgueiras na Carta Capital

Na Carta Capital de 07/03/2012

Segundo os especialistas da UFMG, o Brasil precisa aprender a também punir os corruptores

CRIADO EM 2006, o Centro de Referência do Interesse Público, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais, tornou-se um núcleo reconhecido de estudos sobre democracia e Estado. Um de seus temas preferenciais é a compreensão dos fenômenos da corrupção. Para quem não aguenta mais a maneira infantil e rasa com que o assunto costuma ser tratado pela mídia e por alguns bunkers acadêmicos considerados bem-pensantes, os trabalhos do Centro são um oásis. Corrupção e Sistema Político no Brasil, uma coletânea de artigos de especialistas variados, comprova outra vez a excelência do Centro. Os organizadores do livro, Leonardo Avritzer e Fernando Filgueiras, concederam a seguinte entrevista.

Ver completa: Continuar lendo

Beto Richa: “Não me deixem só!”

Ricardo Teixeira e Beto Richa

Beto Richa e Desosso

Luciano Ducci é o próximo a deixar o poder?

Ricardo Teixeira 23 anos. Derosso 14 anos. Grupo Lerner/Beto Richa 23 anos

Os maias estavam errados! 2012 não é o ano do fim do mundo. No Brasil e em especial em Curitiba é o ano da renovação. Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF após 23 anos. João Cláudio Derosso renunciou à presidencia da Câmara Municipal de Curitiba após 14 anos.

Luciano Ducci se desesperou.

A previsão agora é que 2012 será o ano que o grupo do ex-governador Jaime Lerner (DEMO) e do atual governador Beto Richa (PSDB), também ex-prefeitos da capital, após 23 anos perderá o poder em Curitiba. Outubro vem ai!

Derosso renuncia à presidência da Câmara Municipal de Curitiba

Derosso, sua esposa, pivô dos escândalos, e o governador Beto Richa

Agora é definitivo. Após vários escândalos, João Cláudio Derosso (PSDB) acabou de renunciar à presidência da Câmara de vereadores de Curitiba. Ao perder apoio de seu próprio partido, o tucano entregou agora a carta de renúncia, para evitar ser cassado pelos seus pares. Próximo passo: perda do cargo de vereador, por cassação, ou não reeleição na próxima eleição de outubro.

Derosso seria o vice de Luciano Ducci (PSDB) na eleição de outubro, mas seu antigo amigo Beto Richa decidiu que ele deveria pedir a renúncia. Dar os anéis para não perder os dedos! Mesmo assim Luciano Ducci perderá muitos votos com o escândalo.

Dizem que seus colegas de partido Valdir Rossoni e Delegado Francischini estão soltando fogos.

Presidenta Dilma e chanceler Angela Merkel testam mesa digital da Positivo Informática na Alemanha

A presidenta Dilma Rousseff (PT) e a chanceler alemã Angela Merkel conheceram uma solução de tecnologia educacional da paranaense Positivo Informática, em visita ao pavilhão brasileiro na feira de tecnologia Cebit 2012 (Hannover/Alemanha). A mesa é a Alfabeto, usada em escolas brasileiras e também exportadas para mais de dez países.

Oposição é favorita na eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Paraná

MP/PR

Na próxima quarta-feira (14) os procuradores de justiça e promotores estaduais do Paraná elegerão o novo procurador-geral de justiça do estado, que substituirá o atual Olympio de Sá Sotto Mayor. Os candidatos de oposição são os favoritos: procurador Mário Schirmer e promotor Fuad Faraj. O candidato da situação é o procurador Gilberto Giacóia.

A lista tríplice com a ordem de classificação na eleição será enviada ao governador Beto Richa (PSDB), para que ele escolha o novo procurador-geral.

São cerca de 600 os membros do MP estadual, e muitos estão “suando a camisa” para eleger Mário Schirmer, o favorito.

Beto Richa e Luciano Ducci promovem despejo de centenas de trabalhadores no Sabará/CIC em Curitiba

Marcelo Borges - Banda B

Fotos de Marcelo Borges - Banda B

Do PSTU Curitiba

GOVERNOS RICHA (PSDB) E DUCCI (PSB) PROMOVEM DESPEJO DE CENTENAS DE TRABALHADORES NO SABARÁ/CIC, EM CURITIBA

Na madrugada de hoje (12/03), cerca de 400 soldados da Polícia Militar do Paraná, além da Guarda Municipal de Curitiba, iniciaram um processo de despejo de cerca de 600 famílias que ocupam, desde o dia 18 de fevereiro, uma área localizada na região do Sabará – na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo a  prefeitura, a região pertence à empresa de economia mista Curitiba S.A., porém, a área, de aproximadamente de 100 mil metros quadrados, estava abandonada pelo poder público municipal havia 30 anos, sem nenhum tipo de planejamento para sua utilização através da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

A ação da Polícia Militar paranaense é de inteira responsabilidade do governador Beto Richa (PSDB) e do prefeito Luciano Ducci (PSB), que, ao invés de apresentarem soluções de moradia digna ao povo trabalhador, atuam com violência policial, criminalizando o povo pobre. Definitivamente, trata-se de uma ação que visa colocar numa situação ainda mais precária centenas de trabalhadores que não possuem um teto para morar e que lutam por condições dignas de vida.
Na tarde de domingo, 11/03, os moradores da região do Sabará/CIC realizaram uma ampla assembleia para organizar os rumos do movimento. Desde a noite de domingo e durante toda a madrugada de hoje, os moradores estiveram sob a ameaça do cumprimento da ordem de despejo que se iniciou na manhã desta segunda-feira, 12/03. A exemplo do que ocorreu na ocupação do Pinheirinho em São José dos Campos (SP), a política do PSDB se repete em Curitiba, numa região da cidade completamente desassistida pelo poder público, sem educação e saúde de qualidade, sem planejamento de ocupação urbana do local, sem investimentos em infra-estrutura. O que se vê é mais uma ação policial que trata os trabalhadores como criminosos, sendo desalojados de suas casas, sem nenhuma política de destinação de casas às famílias através da Cohab.
Os moradores do local estão sendo desalojados de suas casas neste momento. Cerca de 300 crianças estão sendo vítimas de mais uma política policial do PSDB/PSB que, ao invés de investir em educação, saúde e moradia de qualidade, atua de modo truculento, despejando-os de suas casas e oferecendo-lhes uma condição de vida ainda mais precária.
O PSTU tem acompanhado todo o processo de ocupação e, agora, de despejo das famílias, prestando assistência jurídica aos moradores que buscam abrir um canal de negociação com o poder público municipal e estadual. Até agora as autoridades municipais e estaduais não apresentaram nenhuma alternativa de negociação e a intervenção policial terá consequências desastrosas para o conjunto dos moradores.
Convocamos todas as organizações, movimentos e partidos que lutam em defesa dos trabalhadores a prestar solidariedade às famílias que estão sendo desalojadas de suas casas e a se somarem na luta em defesa destas famílias que buscam condições dignas de vida e moradia.
PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Maiores informações:
Avanilson Araújo, fone: (41) 9839-9416

Blogueiro e Deputado Brizola Neto é o novo Ministro do Trabalho

Tarso Cabral Violin e Brizola Neto

Tarso Cabral Violin e Brizola Neto, no II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas de 2011, em Brasilia.

O novo ministro do Trabalho será o blogueiro e deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ), segundo o Blog do Esmael. Brizola Neto, neto do grande Leonel Brizola, fundador do PDT que teve meu apoio no primeiro turno da eleição para presidente em 1989, tem o apoio dos sindicalistas do PDT e dos blogueiros progressistas.

O blog de Brizola Neto é o Tijolaço.

Ricardo Teixeira não é mais presidente da CBF. Viva o Brasil!