Minissérie “O Brado Retumbante” da Globo homenageia Aécio Neves e a direita brasileira

Na minissérie da Rede Globo de Televisão, “O Brado Retumbante”, o presidente da República Paulo Ventura é um engomadinho que a presidência “meio sem querer” e tem que conviver com ministros escolhidos pelo presidente anterior que têm discursos contra as elites e a favor dos movimentos sociais.

O presidente engomadinho é quase uma sósia do Senador Aécio Neves (PSDB), ex-governador de Minas Gerais. Veja o painel da Folha de S. Paulo de sexta-feira:

Mera coincidência Em conversa com correligionários, Aécio reconheceu semelhanças físicas com o político Paulo Ventura, protagonista da série global “Brado Retumbante”. “Vamos aguardar o final da trama”, brincou um aliado do senador.”.

A principal plataforma do presidente engomadinho não é lutar pela Democracia e República, acabar com a miséria, pela justiça social, pela igualdade, pelo desenvolvimento nacional, pelo aprimoramento do Estado e da Administração Pública; mas apenas acabar com a corrupção, com o aumento das penas para crimes cometidos por servidores e agentes públicos.

O que garante que as pessoas não desrespeitem a lei é a certeza da condenação, e não o aumento de penas. Além disso todos conhecem o discurso da Veja e velha mídia como se o governo Lula tivesse inventado a corrupção no Brasil, como se esse não fosse um problema grave desde Pero Vaz de Caminha e das Capitanias Hereditárias, e bastante acentuado nos governos de Fernando Collor e FHC, mas também bastante abafado no governo tucano. Talvez a minisséria seja uma resposta contra o livro sucesso de vendas “A Privataria Tucana”, abafado pela grande mídia. E claro, a minissérie tem um discurso contra os servidores públicos, de caráter claramente privatizante e neoliberal.

Além disso a minissérie quer defender que um político mulherengo e drogado (o presidente “fictício” é alcoólatra e trai a esposa) também pode ser um ótimo presidente. Lembre-se que além da fama de mulherengo do ex-governador mineiro, o livro “A Privataria Tucana” denuncia que José Serra plantou insinuação de que Aécio Neves cheira cocaína.

Parece que a Globo já escolheu seu candidato, só falta agora convencer o PSDB, as elites e a velha mídia de São Paulo, que por enquanto querem José Serra ou Geraldo Alckmin como candidatos a presidente em 2014 contra Dilma Rousseff (PT).

20 comentários sobre “Minissérie “O Brado Retumbante” da Globo homenageia Aécio Neves e a direita brasileira

  1. “…como se o governo Lula tivesse inventado a corrupção no Brasil.” Caro Tarso, estou entendendo disso que você fala que você não nega a corrupção que houve no governo Lula, apenas questiona a primazia. Bem, isso já é um bom diferencial seu em relação aos petistas que ainda insistem no já desacreditado discurso do “PT(Lula) defensor da Ética”.

    Curtir

      • Meu caro, e por isso devemos aceita-la?
        Na minha opinião, a democracia ainda está utilizando de um sistema antigo para regular uma maquina nova (Isso inclui os países nórdicos, onde muitos ainda tem monarquias. Eles que cavem suas covas alimentando velhos modelos e resistindo as mudanças).

        Todo o nosso Sistema de Governo precisa ser reestudado, apontados os pontos que merecem atenção e buscar soluções para os problemas encontrados. Estou falando de problemas na “maquina do governo” em si, corrupção é só um fator que indica que a maquina tem problemas. Não sou um estudioso dessas áreas, mas sei que democracia deveria significar governo do povo e o povo, no Brasil, só tem uma unica ferramenta oficial para “regular” a maquina: o Voto. Não temos mais a força de antes apenas usando essa unica ferramenta.

        Quando um sistema de corrupção é descoberto, 10 outros surgem das mentes corruptoras. O que precisamos é de um novo sistema que seja capaz de evoluir com as mudanças, e que o povo esteja sempre interagindo com ele. Dessa forma seria mais simples descobrimos onde tem problemas, a corrupção seria exposta em seus primórdios e a maquina aprenderia com isso, para então se adaptar e evitar uma repetição do mesmo problema.

        Jamais vamos resolver o problema da corrupção, ou das mídias influenciando o povo, enquanto o poder dos cargos públicos não for dispersado. O Brasil vive um período de semidemocracia, digo isso pois quem detém o poder não quer se desfazer do mesmo e o poder não esta nas mão do povo. O povo acha que pode escolher quem estará com poder, mas políticos fazendo chacota de eleições? Roubando sem temer o povo, só temem o partido ou um grupo que detenha poder…

        Nosso problema é que o Povo Brasileiro está desunido, desinteressado e não se importa de carregar o fardo de políticos corruptos se alimentando de seu trabalho (os que se importam não tem força ou união suficiente para fazer a diferença frente aos que desinteressados). Essa é a nossa realidade, temos de examina-la aprender com ela e tomar decisões para mudar isso.

        Nossa nova era, com Tecnologia da Informação, conectividade e velocidade do conhecimento abriu portas nunca antes exploradas. Hoje é possível conversar em “cara a cara” com um japonês. Por que não com os representantes do povo? Isso já seria de grande estimulo para revitalizar o interesse dos brasileiros pela vida publica. Que tal colocar os projetos de leis para serem aprovados em um sistema online? que tal um eleitor poder conversar cara a cara com um politico que o está representando no governo? Enquanto algumas mudanças não forem feitas, eu desacredito no futuro da politica brasileira.

        Este foi o desabafo de um representante do futuro da nação,
        Um jovem, estudante, que antes acreditava fielmente que o Brasil tinha salvação, e hoje esta esperando por um milagre para que sua fé no Brasil tome novas forças.

        Curtir

      • Angelo, só pra lembrar a você, os países que tem como forma de governo, a monarquia e como sistema de governo, o parlamentarismo são os países de melhor qualidade de vida, maior democracia e menor corrupção no mundo… Leia mais sobre esse “velho” modelo e compare com os países com modelos “mais modernos”…

        Curtir

      • As monarquias nordicas tem uma qualidade de vida melhor que a demopalhaçada Brasileira.
        Lá os parlamentares não tem regalias e não tem salário, só uma pequena ajuda, e bem pequena mesmo…
        e a corrupção quando existe é punida…

        Curtir

  2. Aproveita campeão e fala também do canal que o Lula criou com o dinheiro do contribuinte para fazer propaganda do PT

    Curtir

  3. Vou dizer o que acho. É uma obra de ficção, que ao invés de se prender no preto e branco do certo e errado, mostra (talvez) um cara comum (ou, como dizemos por ai, um ser humano) tentando resolver uma situalçao complicada da melhor forma possível (o que não quer dizer a correta). Não acho que ali se ve o aécio neves (que não conheço por ser do Sul, mas não gosto, pelo pouco que ouço dele). Também odiaria que fosse um presidente populista que, em vez de tentar resolver as coisas pelo caminho mais dicifi (educação, luta contra corrupção, justiça e progresso) fizesse o que conhecemos bem desde o Pero Vaz, qual seja, a esmola institucional via programas sociais e etc.

    Acho que os mais neuróticos deviam parar de ficar encontrando em tudo uma “teoria da conspiração”. Sim, a veja tem um lado. Claro, a globo também. Obviamente, o Sarney sobrevive e tanto vermelhos, azuis ou amarelos não fazem nada para prendê-lo. Eu ainda quero acreditar que, quem sabe, o autor da série tenta apenas fazer uma obra de ficção com o que ele acha ser o que o Brasil precisa. Só isso. É claro que quem odeia a Globo vai achar tudo menos isso, não sem razão. Mas quem sabe?

    Moro no RS onde o maior conglomerado midiático da região (afiliado e retransmissor da globo) tem duas linhas principais: o “ufanismo” gaucho e a notícia para a classe A e B, sendo o “resto” tratado da forma que é tratada por todo o Brasil: violência e preconceito.

    Por último. Tenho grande interesse em ler a tal “Privataria Tucana”. Em parte porque é uma fonte tão “isenta” quanto a Veja, em parte porque acho que até nos discursos mais fanáticos há alguma verdade, e simplesmente para poder ter censo crítico e conhecimento na hora de um debate. Da mesma forma fiz com o Honoráveis Bandidos sobre a família Sarney e etc.

    Não fico só lendo livro de uma linha ideológica por mais que ela me atraia. Leio a das contrárias também, para não ficar bitolado e me achando “o dono da verdade”.

    Para constar: votei no Lula no primeiro turno, decepcionado anulei no segundo e desde então venho anulando. Apesar disso, o governo atual me agrada. Sem fanatismo.

    abs.

    Curtir

    • Dissse tudo Carlos…
      O corrupção é o que mais impede o Brasil de cerscer, pois as verdas para a educação e sgurança são desvidas…
      Alem da teoria da cospir~ção (que o seriado abordou) de que talvez deputados corruptos estejam por traz do crime organizado… quem sabe…
      O seriado ataca muito mais o Sarnney e a turma do PMDB do que do PT…
      É estranho esse pessoal sair em defeza de politicos e sindicalistas (de ficção) corruptos (e verdadeiramente corruptos) como se fossem amigos deles e fossem homens honestos que lutam pela justiça social… po pode até ser que o deputado X da vida real seja honesto, mas o da série não é.
      E assim como na série existem sindicalistas pilantras, não todos, tantoq ue a esposa do Ventura se recusou em acreditar, nem todo sindicalista é santo, acreditar nisso é ser muito tapado.

      Curtir

  4. 1 – Fernando Collor até aonde me lembra atuamente apoia a Dilma e o Lula, assim como o Sarnney… e isso eu não consigo entender.
    2 – Lula também é alcoólatra e isso não é conspiração é um fato.
    3 – Bill Clinton traia a esposa e foi um bom presidente.
    4 – A série ataca muitomais o PMDB doq ue o PT muito mais o Sarnney do que o Lula ou Dilma (ou vocês acham que o Sarnney é um bom politico que ama os pobres?)
    5 – A série não ataca os sindicatos e sim os sindicalistas corruptos, dizer que isso não existe é muita burrice…. assim como existe politico honesto existem sindicalista safado.
    6 – Vocês defenderem os politicos inimigos do Ventura como se fossem reais, mas pela trama eles são corruptos, e memso o presidente morto era corrupto, não tem lógica defender um politico corrupto (a menos que você seja corrupto também.)
    7 – Não existe preto no Brando, o PSDB não é o mal encarnadoo nem o PT é formado por santos… a Dilma é uma ótima presidente, e quem não garante que o Neves não seja um ótimo presidente também… não tem sentido dizer que o PSDB apoia a ditadura… até a Dilma reconhece que o FHC foi bom para o Brasil.

    Curtir

  5. CERTA VEZ EU ESCUTEI: “NADA EU VI NO CONGRESSO NACIONAL QUE JÁ NÃO TIVESSE VISTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA.” E APLAUDI!

    Curtir

Deixe um comentário