O post Uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital, dos dias 13 a 15 de junho de 2011, demonstrou que metade da revista Veja era composta por propaganda (Istoé 45%, Época 35%, Carta Capital 14%) e que suas matérias eram muito ruins, assim como a Época e Istoé, e que a Carta Capital era a única que se salvava e foi a recomendada.
Hoje será feita uma análise da, ainda, revista mais vendida, a Veja, e da Carta Capital, ambas do dia 14 de dezembro de 2011, mas já nas bancas dias antes.
A revista Veja, que em junho tinha quase 50% de propaganda, agora tem 53%, um absurdo. O editorial “metendo o pau” no PT e exaltando o governo FHC; entrevista das páginas amarelas medíocre, como é de costume; colunistas conservadores e repetidores de fórmulas dos países cêntricos, como por exemplo o ex-Ministro da Fazenda de Sarney, Maílson da Nóbrega, criticando os economistas de esquerda; demonstram que a revista ainda tem uma qualidade baixa.
Coluna do leitor da Veja? Ou é culpa do responsável da coluna ou todos os leitores da Veja têm saudades de governantes como Adolf Hitler, FHC, Médici, Nixon, Fujimori, Pinochet, Margaret Thatcher, Ronald Reagan e George W. Bush
O percentual de propaganda na Carta Capital aumentou bastante (32%), mas nem de longe chega perto do exagero da Veja.
A carta Capital traz uma reportagem histórica, sobre o livro “A Privataria Tucana” do jornalista Amaury Robeiro Jr., sobre as maracutaias dos governos do PSDB nas privatizações. Faz homenagens ao seu colunista recém falecido, Doutor Sócrates, com o editorial de Mino Carta, textos de Rodrigo Martins e Bia Abramo. Há ainda um interessante texto em defesa da lista fechada de Marcos Coimbra. O interessante da Carta Capital é que ela abre a palavra para as mais variadas correntes ideológicas, como por exemplo na coluna do Delfim Netto.
De longe, a revista Carta Capital continua sendo a melhor revista semanal do Brasil.
Tarso Cabral Violin é blogueiro (blogdotarso.com), advogado do Bueno & Grande Advogados Associados, Professor de Direito Administrativo da Universidade Positivo e Mestre em Direito do Estado pela UFPR.


Não concordo com as suas observações das revistas. Para mim é exatamente o inverso, mas não me manifesto desta maneira. Não me parece uma análise isenta. Se deseja fazer comentários, deve ser equilibrada, e esta parece tendenciosa. Quem deseja ser um Formador de opinião não dever ser parcial. É melhor se abster quando não se tem bases concretas para análises comparativas idôneas. Opinião é uma coisa, análise é outra. Me parece que, mesmo com sua formação, a opinião pessoal ainda prevalece, e não a profissional(desejada).
CurtirCurtir
Carta Capital é um lixo Chapa branca…
CurtirCurtir
Não entendi. Desde quando ter mais ou menos propaganda pode servir como dado analítico da qualidade de qualquer veículo de mídia? Quanto mais leitores mais propaganda. Isso é básico!
O sr, que considera Carta Capital a melhor publicação, deveria comemorar o aumento da propaganda na mesma. Indício de que o mercado percebeu ela tem conseguido acesso a uma maior fatia do público
CurtirCurtir
Concordo integralmente com a opinião do editor do Blog. Acrescento que a revista Veja é um lixo ideológico da extrema-direta e do PSDB.
CurtirCurtir
Colocar PSDB como extrema-direita mostra como vc é um alienado manipulado pela midia esquerdista. PSDB é social-democracia, centro-esquerda, e está anos-luz de ser extrema-direita. É esse tipo de analfabeto politico que acredita em todas as besteiras que a Carta Capital e esse Tarso publicam.
CurtirCurtir
Não fale asneiras. PSDB não é mais social-democrata desde 1994
CurtirCurtir
A tiragem da revista lixo carta capital cresce proporcionalmente a quanto o Brasil vai se tornando um país com um governo autoritário e ladrão de dinheiro público como a Venezuela.
CurtirCurtir
E as duas capas em questão mostra que enquanto a Veja aborda assuntos atuais denunciando as fraudes desse governo corrupto, a Carta Capital cria factóides baseados em um livro cheios de denúncias vazias e sem provas para esconder os escândalos do PT. Por sorte poucas pessoas lêem esse lixo estatal.
CurtirCurtir
Pare de ver TV, faz mal para o cérebro
CurtirCurtir
Deve fazer mal pro cérebro mesmo, por isso aquela sua matéria da comparação foi baseada no que vc assistiu na Rede Massa, um canal de… TV kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Carta Capital é uma bosta… #Fato
CurtirCurtir