Parlamento na Suécia

É uma matéria do ano passado mas vale a pena. É claro que na Suécia, um legítimo Estado do Bem-Estar Social, é mais fácil que os parlamentares recebam menos benefícios. Mas no Brasil a situação é exagerada.

Ministro do Desenvolvimento pretende privatizar o IRB

Se for verdadeira a matéria abaixo do Estadão, a privatização será feita de forma equivocada, pois sem autorização legal e sem licitação, mas com o Poder Público deixando de ser o principal acionista. Parecido com o que o Governo de Jaime Lerner fez com a SANEPAR. Presidenta Dilma Rousseff, favor paralisar o procedimento!

A ”privatização” do IRB

Publicado no Estadão

Continuar lendo

O fim do PSDB?

Hoje na Folha de S. Paulo

Dinossauros, baratas e ratos

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso diz que são antiquadas as posições contra as privatizações, de dinossauros.

Entendo que quem são ultrapassados são os neoliberais, saudosos do Estado Liberal dos séculos XVIII e XIX. Mas não ligo de ser chamado de dinossauro. Luís Fernando Veríssimo diz que os dinossauros “foram grandes criaturas. Já os bichos que se adaptam a tudo, que estão aí desde o começo do mundo e sobreviverão até o fim, todos sabem quais são: as baratas, os ratos…”

Dono de escolas privadas defende privatização da educação e cobrança de mensalidades nas universidades públicas

Em São Paulo estudei no Pueri Domus e em Curitiba no Colégio Dom Bosco. Todos vendidos para Chaim Zaher, controlador do SEB – Sistema Educacional de Ensino, que comanda as escolas privadas COC, Pueri Domus e Dom Bosco.

Segundo a Folha de S. Paulo de hoje, Zaher defende a privatização das escolas públicas e pagamento de mensalidades nas universidades públicas: “escola, para dar certo, tem que ter dono” e “escola tem que ser tratada como empresa”.

Claro, não basta que os donos sejam todos os brasileiros. Dono, de preferência ele.

Os capitalistas da educação têm saudades dos séculos XVIII e XIX, do Estado Liberal. A diferença é que os liberais da época eram revolucionários contra o Absolutismo. Os liberais de hoje, os neoliberais, são inimigos do Estado do Bem-Estar Social. Continuam defendendo o “cada um por si, Deus por todos” e o individualismo. Ainda bem que nossa Constituição de 1988 é uma Constituição Social e determina que a educação é um dever do Estado, e a iniciativa privada deve apenas complementar o ensino público universal e gratuito.

Maria Sylvia Zanella Di Pietro aduz que a gestão democrática do ensino público citada na Constituição “significa a participação do particular na gestão e não a transferência da gestão ao particular”. José Afonso da Silva salienta que o Estado deve prestar diretamente os serviços de educação, e como exceção o repasse de recursos para entidades privadas, ao entender que “a preferência constitucional pelo ensino público importa que o Poder Público organize os sistemas de ensino de modo a cumprir o respectivo dever com a educação, mediante prestações estatais” e que “faculta-se, por exceção, dirigir recursos públicos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas”.

É claro que defendo o ensino público e gratuito para todos os brasileiros, pois o ensino não pode ser tratado como um produto, não pode ser mercantilizado.

Chega?

A foto é uma contribuição do Deputado Federal Dr. Rosinha

Sou favorável que cada indivíduo maior de idade consuma as drogas, lícitas ou ilícitas, que bem entender, desde que não arrisque a vida nem atrapalhe terceiros nem influencie negativamente crianças e adolescentes. E claro, assuma posteriormente possíveis problemas de saúde futuros.

Não é bonito nem engraçado alguém dirigir bêbado. Não estou dizendo que o Senador das Minas Gerais Aécio Neves estivesse bêbado ou não ao ser flagrado com carteira de motorista vencida e tenha se negado a fazer o teste do bafómetro. Inclusive é um direito do Senador de não fazer o teste, pois ninguém é obrigado a produzir prova contra si. Mas claro que normalmente quem se nega tem “culpa no cartório”.

Se a maioria dos brasileiros provavelmente se esqueceu do caso Ribas Carli, nós parananeses, de nascimento ou de coração, nunca devemos esquecer. Não é mais possível que achemos graça quando vemos alguém dirigir bêbado e apenas fiquemos perplexos quando esse alguém mata pessoas no trânsito, por estar bêbado.

As autoridades têm que dar o exemplo. Toda a mídia criticava nosso ex-Presidente Lula por ele, no interior do seu lar, fazer uso de bebidas alcoólicas, o que nunca atrapalhou no dia-a-dia do seu Governo.

Mas como a mesma mídia aceita que políticos divulguem marcas de bebidas alcoólicas?

Como um pretenso candidato a Presidente do Brasil dá esse exemplo?

E por fim, porque até hoje a Consilux não foi penalizada por não ter as imagens de radar da rápida que trafegava o automóvel do ex-deputado Ribas Carli? O Prefeito da época era o atul Governador Beto Richa.

Quem será o Judas da política paranaense a ser malhado no sábado de aleluia?

Contribuição da advogada Andrea Pires:

Quem é o Judas da política paranaense a ser malhado no próximo sábado de aleluia? Favor sugestões nos comentários!

Revista Veja desesperada pela queda nas vendas. Telemarketing rifa até o Diogo Mainardi

E a Veja continua a mandar revistas:

PSDB, FHC e a Classe Média

Hoje na Folha de S. Paulo

Prefeito de Araucária do PSDB quer privatizar a educação

Beto Richa e Albanor Zezé, ambos do PSDB e com os mesmos ideais privatizantes

O Prefeito de Araucária, o tucano Ibanor José Ferreira Gomes, conhecido como Albanor Zezé, pretende privatizar a educação da cidade. Quer contratar 144 atendentes infantis terceirizados, por meio de licitação, nas escolas públicas infantis. O Sindicato dos Funcionários Públicos da Araucária (Sifar) entrou com ação na Justiça para impugnar a licitação, cujo edital foi publicado no dia 28 de março. O Prefeito não aceitou conversar com o Sindicato.

A Constituição das República exige que esse tipo de contratação se dê por meio de concurso público. Em casos de necessidade temporária, existindo Lei Municipal, seria possível contratação de pessoal por tempo determinado, por meio de teste seletivo. Mas não licitação para a terceirização/privatização dos serviços que são atividades-fim das escolas.

O Blog do Tarso fica à disposição do Sifar para novas denúncias sobre privatarias da Prefeitura do PSDB de Araucária.